TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Empreendedorismo

Artigos Científicos: ATPS - Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  8.812 Palavras (36 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 36

TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EMPREENDEDORISMO

Rio de Janeiro - RJ

Junho de 2012.

EMPREENDEDORISMO

Plano de Negócios tendo como base o desafio de aprendizagem da disciplina de Empreendedorismo, apresentado à Universidade Anhanguera como requisito parcial para obtenção de Grau em Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Orientadora/Tutora Presencial: Professora Eurídes

Agradecemos Deus por ter nos dado força e

coragem para chegarmos até aqui, aos nossos familiares e amigos e a todos que, de alguma forma, acreditaram em nosso potencial.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

2. ANÁLISE ESTRATÉGICA

3. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

4. PRODUTOS E SERVIÇOS

5. ANÁLISE DE MERCADO

6. PLANO DE MARKETING

7. PLANO FINANCEIRO

SUMÁRIO EXECUTIVO

Este estudo objetiva a realização de um plano de negócio para verificar a viabilidade de um empreendimento em panificação. Foram utilizados como fonte de dados estudos, empreendidos por entidades do setor, que traçaram um perfil do segmento. O plano de negócio foi eleito como instrumento por ser um documento que reflete a realidade, as perspectivas e a estratégia da empresa. Nele foi desenvolvido um planejamento estratégico onde foi declarado todas as ações da organização o posicionamento diante do mercado, os caminhos a serem seguidos, os objetivos, as metas, os valores da empresa, a sua visão e sua missão, além de uma análise ambiental que identifica as oportunidades e as ameaças, os pontos fortes e fracos do empreendimento em relação ao negócio. O plano de marketing foi outra ferramenta importante para definir a forma como a empresa atuará para levar os produtos aos clientes, analisa a situação, o consumidor, o mercado, os aspectos legais e o posicionamento e define o produto, o ponto, a promoção e o preço. É através deste estudo que decidiremos a forma como se apresentará no futuro. O plano operacional descreve a forma da empresa operar, gerenciar, executar, distribuir e controlar produtos e serviços. Como será a logística interna, a descrição física do empreendimento e o seu quadro funcional. Por fim, o planejamento financeiro faz uma análise de viabilidade econômica definindo os investimentos, o capital de giro, custos operacionais, os indicadores de vendas, a receita esperada e outros índices orçamentários. Em suma o presente estudo conclui a exeqüibilidade do empreendimento proposto, demonstrando a chance de sucesso uma vez seguido todos os passos delineados neste trabalho.

Palavras-chaves: 1. Padaria; 2. Plano Estratégico; 3. Plano de Marketing; 4. Plano

Operacional; 5. Plano Financeiro.

PROCESSO DE ABERTURA DE EMPRESA

CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE EMPRESARIAL

1. ESCOLHA E CONSULTA PRÉVIA DO LOCAL

1.1 - O ideal é procurar uma área com alta densidade populacional ou grande fluxo de pessoas e carros, e que o mesmo não esteja situado em local de risco sujeito a inundações. Deve-se dar preferência a uma região central da cidade e a locais próximos aos terminais de ônibus, metrô ou táxi. Isso porque muitas pessoas, no final do expediente, quando voltam para casa, compram o pão e o leite diariamente. Observando ainda:

- Local para carga e descarga de produtos provenientes dos fornecedores;

-Poder aquisitivo da população local;

-Número de padarias no entorno e qual produtos oferecem;

-Infra-estrutura do imóvel (água, esgoto, luz, telefone,etc);

-Documentação do Imóvel (Habite-se, IPTU em dia, local coerente com a atividade respeitando a Lei de Zoneamento do Município).

- Próximo a escolas e ou condomínios;

- Local com boa visibilidade, de preferência prédio ou salão amplo, onde será dividida área para produção interna e área externa para balcão e atendimento;

- Disponibilidade de estacionamento para os clientes;

- Espaço interno atrativo, limpo e agradável.

2. ESCOLHA DO TIPO SOCIETÁRIO/BUSCA PRÉVIA DO NOME DA EMPRESA E REGISTRO DO CONTRATO SOCIAL

2.1 - A escolha do tipo societário será Sociedade Limitada, considerando possuir normas mais simples, preservando melhor a figura dos sócios, além de se enquadrar na categoria das pequenas e médias empresas;

2.2 – A razão social empresa será Padaria e Panificadora Show de Bola Ltda., sendo necessária a consulta na Junta Comercial (JUCERJA), através de Guia de Recolhimento próprio, para verificar se já existe outra sociedade registrada no mesmo nome e exercendo a mesma atividade;

2.3 – O Contrato Social foi elaborado da forma que se segue (subitem 2.3.1), plenamente de acordo com o Código Civil/2002 e que deverá ser apresentado na Junta Comercial (JUCERJA) para fins de constituição empresarial com a devida documentação exigida (subitem 2.3.2):

2.3.1 CONTRATO SOCIAL SOCIEDADE LIMITADA

CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO DE: PADARIA E PANIFICADORA SHOW DE BOLA LTDA.

SEBASTIÃO DE SOUZA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com