TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fênomenos de Transporte 1 e 2 Etapas

Por:   •  8/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE  SÃO JOSÉ DOS CAMPOS[pic 3]

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

Professor orientador:


ATPS (ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA) DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE

RESUMO

O desafio desta ATPS consiste em demonstrar a importância do fenômenos de transportes e como os fluídos são de extrema importância para diversas áreas assim como a mecânica. Nesta Atividade analisamos um procedimento muito conhecido e utilizado por vários motorista, assim descrevemos todo o procedimento e comprovamos seu desempenho nos cálculos

Palavras-Chave: fluídos, gasolina, viscosidade, densidade.

ABSTRACT

The challenge of this ATPS is to demonstrate the importance of transport phenomena and how the fluids are extremely important for many areas as well as the mechanics. In this activity we analyze a popular procedure and used by multiple driver, and described the whole procedure and proved their performance in the calculations

Keywords: fluids, gasolisa , viscosity, density .


ETAPA 3

Aula Tema: Equação da energia para regime permanente

Esta atividade será de importância para que nós compreendêssemos os conceitos na equação de Bernoulli  e calculá-las para o desenvolvimento deste projeto. Para a realização seguimos os passos propostos

PASSO 1:

 Pesquisa: Fluídos são denominados líquidos e gases, seu estudos atinge tanto o fluído em repouso como em movimento e o ramo da física que faz este estudo é a mecânica de fluídos. Observamos sua aplicação em ramos como a hidrostática, na agronomia e até mesmo como se refere a nossa proposta em automóveis.

Muitos problemas que estão atualmente tratados em projetos de engenharia são solucionados pelos princípios básicos da mecânica dos fluídos, tomamos como exemplo aerodinâmico; que analisam a movimentação do ar ao redor de um corpo; como também neste assunto analise do movimento do ar ao redor de automóveis, considerando as forças aerodinâmicas.

[pic 4]

(Imagem retirada do site: http://robertopcosta.blogspot.com.br/2012/04/mecanica-online-carro-multimidia.html)

PASSO 2

Explicar como se deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que Matheus sugeriu que a garrafa deve ser colocada no chão (até por uma questão de segurança); João Paulo acredita que a garrafa deve ser colocada no nível do tanque para facilitar o escoamento; e o grupo de jovens acredita que a garrafa deva ser colocada acima do nível do tanque de gasolina, como modo de capturar os vapores do combustível.

Apresentar um esquema para que seja realizado o bombeamento da gasolina para a garrafa de maneira correta e coerente com os princípios físicos.

Resolução: Optaremos pela sugestão de Matheus, colocando a garrafa pet no chão, para que assim, pois além de ser mais seguro, por conta da diferença de nível o fluído escoará com mais facilidade.

Este processo é muito utilizado por muitos motoristas, devemos seguir alguns passos para este procedimento. Sendo estes:

  • Primeiramente temos que separar os materiais a serem utilizados que são: a mangueira (que João possuía em seu porta malas), e a garrafa pet;
  • Colocar a garrafa pet no chão (aceitando a sugestão de Matheus) e próxima da porta do tanque de combustível;
  • Inserir uma das pontas da mangueira no tanque, assoprar na outra ponta, fique atento para escutar as bolhas que formarão no fluído, dessa forma saberá que a outra ponta estará abaixo da “linha” da gasolina;
  • Fique bem próximo ao veículo e coloque a outra extremidade (ponta) na boca;
  • Esteja atento a colocar os dedos em prontidão próximos da boca, para que possa tampá-lo antes q a gasolina entre em contato com sua boca;
  • Assim terá que sugar a gasolina, até que esta venha subir pelo tubo, mas tampe a mangueira ante que o fluído venha até sua boca;
  • Retire o tubo da boca, mas ainda sem soltar a pressão que esta sendo feita por seus dedos tampando a ponta;
  • Assim que visualizar bolhas de ar, solte seus dedos para que a gasolina volte ao tanque e comece novamente;
  • Coloque a ponta dentro da garrafa e solte os dedos, a gasolina deve começar a fluir dentro da pet;
  • Retire a ponta que esta no tanque quando chegar à quantidade de gasolina desejada a transferir;

Observação: Feitos os procedimentos acima teria conseguindo transferir a gasolina do tanque do carro dos jovens para a garrafa pet, porém para a transferência da garrafa para o carro de João teria que refazer o procedimento acima inversamente; transferindo a gasolina da pet para o tanque da caminhonete de João.

[pic 5]

(Imagem 2: retirada do site: http://pt.wikihow.com/Transferir-Gasolina)

PASSO 3

Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites, sobre a densidade e viscosidade da gasolina, e se esses parâmetros se alteram durante o dia. Verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com esse combustível, baseado em propriedades físicas e temperatura.

Resposta: Há algumas propriedades nos combustíveis, como:

- Calor Latente:
Que é uma propriedade relata a demora ou rapidez que os corpos se fundem ou que se liquefazem, esta propriedade consiste na quantidade de calor que é absorvido pelos corpos na mudança de estado, sem que haja aumento aparente de temperatura. 
O calor latente necessário à vaporização varia com a natureza do combustível. Na passagem do estado líquido ao gasoso, o líquido não muda de temperatura enquanto esta em sua transformação, e todo calor gasto é absorvido para produzir mudança de estado. 

- Peso Específico :
É a relação entre o peso de uma substância e o de um volume igual de água destilada, a uma temperatura de 4ºC. É o peso de uma substância por unidade de volume, densidade. 
Comercialmente, é usado para diferenciar os diversos tipos de combustíveis e permite calcular ainda o volume, peso e por consequência, a tonalidade térmica que é expressa em kilocalorias por litro de mistura (cal/L). 
Exemplos: Para o peso específico dos carburantes, os limites máximos geralmente admitidos são 0,705 a 0,770 kg/dm3 . O peso específico da gasolina oscila entre 0,840 e 0,890 kg/dm3

- Viscosidade:
Esta propriedade
 é explicada pela força de agitação das moléculas do fluido, no caso o combustível. Ao se tentar deslocar uma camada de água sobre outra, por exemplo, é necessário vencer a força de resistência provocada pela atração entre as moléculas das duas camadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (325.9 Kb)   docx (926.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com