TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS GERENCIAS

Dissertações: ATPS PROCESSOS GERENCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Na Gestão de uma empresa não é só o capital que é essencial para o sucesso empresarial. Existem diversos fatores importantes que devem ser levados em consideração para que isso ocorra, trazendo também um bem estar dentro da empresa. Iremos discutir ao longo desse trabalho a respeito exatamente desses pontos que não devem ser esquecidos de maneira alguma. São a área de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança do Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Todas elas andam em conjunto, unidas por um único objetivo. A área de Recrutamento e Seleção é a inicial, onde tudo começa a nascer. Novos funcionários, novas mentes, novas ideias. Por isso, é um processo que requer muita atenção e paciência. Quando se inicia com algo bom, é uma chance a mais que se tem de obter algo bom. Mas, ainda mais importante do que ganhar algo bom, é manter essa qualidade, um objetivo que a Saúde e Segurança do Trabalho têm, junto com as Relações Sindicais.

A área de Recrutamento e Seleção é essencial dentro de uma empresa, seja ela de qual ramo for.

Lidar com pessoas necessita de estudos e técnicas específicas para se ter um relacionamento saudável e satisfatório, principalmente dentro das organizações. As etapas de recrutamento e Seleção estão diretamente envolvidas com a área de Recursos Humanos e seus profissionais, junto às diretrizes, tendo como objetivo selecionar pessoas para se trabalhar dentro da empresa.

Isso é feito por meio de ferramentas, que buscam características nos indivíduos, selecionando aqueles que mais se encaixam na vaga necessária. Ou seja, é preciso achar a pessoa certa para o cargo certo. É válido citar que, essa fase da contratação não busca alguém que preencha todos os requisitos, mas que seja a que mais se encaixa da descrição da vaga e suas características.

Muitas empresas simplesmente dispensam essa etapa da contratação, correndo o risco de ter sérios problemas futuros (o que ocorre com frequência), como, por exemplo, quando a pessoa contratada não se adapta a função, levando a empresa a ter que, novamente, iniciar outra contratação para o mesmo cargo. Isso desperdiça tempo e, em alguns casos, até afeta diretamente os lucros da empresa.

Segundo Walnice (2009), as decisões de contratação de pessoal são estratégicas, pois em função delas a organização disporá ou não de competências profissionais necessárias para a consecução dos seus objetivos. Portanto, o autor chega à conclusão de que as decisões de contratação devem ser bem fundamentadas para melhor se analisar sua conveniência.

Tendo isso em vista, percebemos que, para se ter uma contratação conveniente e posteriormente satisfatória, deve-se fazer um planejamento estratégico de recrutamento e seleção. E, para se ter uma boa estratégia, deve-se levar em consideração alguns pontos importantes como investimentos na área de captação e seleção, envolvimento do CEO, busca por qualidade, transparência, eficácia, eficiência e aprimoramento constante.

Explicando melhor esse ponto de vista, segundo Walnice (2009), temos quatro principais estágios no processo de recrutamento, ou captação, e seleção. São eles:

1. Qualquer tipo de ação para captar candidatos

2. Ações voltadas para eliminação de candidatos que não atendem os requisitos básicos da vaga

3. Ações voltadas para avaliar a competência dos candidatos

4. Ações para decidir entre os candidatos finais os que serão contratados

O recrutamento é a etapa em que ocorre a divulgação da vaga, seja por meio virtual ou mídia impressa, e tem como objetivo atrair profissionais que se enquadram no perfil solicitado pelo cargo em questão. O recrutamento pode ser interno e externo.

O recrutamento interno é feito dentro da própria empresa, abrindo caminhos para que seus funcionários possam mostrar suas habilidades e que possam ter a chance de crescer profissionalmente. As vantagens desse processo são que estimulam o desenvolvimento do capital humano dentro da organização, motivam as pessoas, podem, assim, conhecer o desempenho do profissional e sua adequação à cultura da empresa. Já o recrutamento externo é feito no mercado de trabalho, disponível à todos, sem restrição. Esse tipo de recrutamento traz novas competências e habilidades que podem ser inexistentes dentro da organização. Essa é exatamente uma vantagem, trazendo novas pessoas, soma-se novos talentos, mentes novas, motivas e criativas.

A seleção pode ser feita utilizando-se várias ferramentas, mas iremos falar das três principais: entrevista, dinâmica de grupo e testes.

• Entrevista: um dos métodos mais tradicionais, que ganhou espaço fixo nos processos de seleção ao decorrer dos anos, é uma ferramenta em que se obtém muitas informações sobre o candidato, suas habilidades, competências, experiências anteriores, objetivos, etc. São três tipos:

- Entrevista de triagem ou pré-seleção: é mais superficial e tem como finalidade básica obter esclarecimentos sobre alguns pontos dos currículos dos candidatos (...).

- Entrevista de seleção, avaliação ou aprofundamento: nesse tipo de entrevista, o objetivo é obter um retrato mais detalhado sobre as competências e o potencial do candidato sobre a posição pleiteada.

- Entrevista final ou de decisão: tem como finalidade escolher, entre os candidatos os melhores colocados no processo seletivo, quais serão contratados.

(Captação e Seleção de Talentos, 2009, pag. 105, Almeida Walnice)

Também pode ser feita individualmente, em equipe ou em grupo.

• Dinâmica de grupo: não é considerada uma ferramenta principal para algumas organizações, porém, é um método também muito eficiente e que fornece muitas informações sobre o candidato, principalmente nos fatores comportamentais e atitudinais. São feitas em grupos de pessoas orientadas para as atividades pelo próprio entrevistador. Segundo Walnice (2009), existem vários tipos de dinâmica, como, por exemplo:

• Vitalizadora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com