TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Qualidade De Software - Etapa 1 E 2

Por:   •  3/12/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO 1 – NORMAS

As normas são utilizadas para medir o nível de qualidade dos produtos de software, quanto maio o nível de maturidade, maior a qualidade de desenvolvimento do software.

Durante o desenvolvimento dessa etapa, foram avaliadas duas normas de qualidade de software ou produto desenvolvido na empresa. São elas: CMMI e MPS.BR (Melhoria de Processos de Software Brasileiro). O CMMI (Modelo de Maturidade em Capacitação – Integração) procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo. É um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas). A MPS.BR visa a melhoria da qualidade e a qualidade do processo.

O MPS.BR é um modelo de qualidade de software brasileiro onde é uma maneira mais simplificada do CMMI, onde se pode tirar uma certificação passando por processos simplificados mas que tem o mesmo objetivo do CMMI.

As normas estudas são bem semelhantes, mas não são iguais. A diferença entre elas está na forma de separação de níveis. Por exemplo, o CMMI tem 5 (cinco) níveis de maturidade, enquanto a MPS.BR tem 7 (sete).

RELATÓRIO 2 – AVALIAÇÃO CMMI

O SCAMPI foi desenvolvido pela SEI é um método de avaliação do CMMI, onde define os pontos forte e fracos da organização em relação ao CMMI. Existem dois principais objetivos que são:

1. Fornecer um método de avaliação integrado e validadas em descobertas definitivas pela unidade. Único, capaz de ser utilizado nos contextos de organizacional. Essa série de transformações é aplicada para que se tenha conhecimento do estado real dos processos da melhoria interna de processo, seleção de fornecedor e acompanhamento de processo.

2. Fornecer um método de avaliação eficiente, unidade organizacional em comparação ao modelo possível de ser implementado dentro de restrições CMMI e, consequentemente, à graduação da razoáveis de desempenho.

Como o SCAMPI é de classe A ele satisfaz todos os requisitos do ARC V1.1 (ARC, 2001) e possui como características principais a precisão, repetibilidade, eficácia de custos e recursos e a semântica de resultados possui três fases com onze processos no total. O processo de avaliação consiste em:

1. Planejamento e preparação da Avaliação

1.1. Análise de requisitos

1.2. Desenvolvimento do plano de avaliação

1.3. Seleção e preparação da equipe

1.4. Obtenção e análise de evidencia do objetivo inicial

1.5. Preparação para a coleta de evidencia de objetivo

2. Condução da Avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com