TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Qualidade De Software - Etapa 1 E 2

Trabalho Universitário: ATPS - Qualidade De Software - Etapa 1 E 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO 1 – NORMAS

As normas são utilizadas para medir o nível de qualidade dos produtos de software, quanto maio o nível de maturidade, maior a qualidade de desenvolvimento do software.

Durante o desenvolvimento dessa etapa, foram avaliadas duas normas de qualidade de software ou produto desenvolvido na empresa. São elas: CMMI e MPS.BR (Melhoria de Processos de Software Brasileiro). O CMMI (Modelo de Maturidade em Capacitação – Integração) procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo. É um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas). A MPS.BR visa a melhoria da qualidade e a qualidade do processo.

O MPS.BR é um modelo de qualidade de software brasileiro onde é uma maneira mais simplificada do CMMI, onde se pode tirar uma certificação passando por processos simplificados mas que tem o mesmo objetivo do CMMI.

As normas estudas são bem semelhantes, mas não são iguais. A diferença entre elas está na forma de separação de níveis. Por exemplo, o CMMI tem 5 (cinco) níveis de maturidade, enquanto a MPS.BR tem 7 (sete).

RELATÓRIO 2 – AVALIAÇÃO CMMI

O SCAMPI foi desenvolvido pela SEI é um método de avaliação do CMMI, onde define os pontos forte e fracos da organização em relação ao CMMI. Existem dois principais objetivos que são:

1. Fornecer um método de avaliação integrado e validadas em descobertas definitivas pela unidade. Único, capaz de ser utilizado nos contextos de organizacional. Essa série de transformações é aplicada para que se tenha conhecimento do estado real dos processos da melhoria interna de processo, seleção de fornecedor e acompanhamento de processo.

2. Fornecer um método de avaliação eficiente, unidade organizacional em comparação ao modelo possível de ser implementado dentro de restrições CMMI e, consequentemente, à graduação da razoáveis de desempenho.

Como o SCAMPI é de classe A ele satisfaz todos os requisitos do ARC V1.1 (ARC, 2001) e possui como características principais a precisão, repetibilidade, eficácia de custos e recursos e a semântica de resultados possui três fases com onze processos no total. O processo de avaliação consiste em:

1. Planejamento e preparação da Avaliação

1.1. Análise de requisitos

1.2. Desenvolvimento do plano de avaliação

1.3. Seleção e preparação da equipe

1.4. Obtenção e análise de evidencia do objetivo inicial

1.5. Preparação para a coleta de evidencia de objetivo

2. Condução da Avaliação

2.1. Exame de evidência de objetivo

2.2. Verificação e validação de evidencia de objetivo

2.3. Documentação de evidencia de objetivo

2.4. Geração de resultados de avaliação

3. Relatos dos resultados

3.1. Entrega de resultados de avaliação

3.2. Arquivamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com