TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.237 Palavras (17 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 17

ETAPA 1

Aula-tema: A empresa, o Meio Ambiente e a Gestão Ambiental.

Passo 1

 Site sugerido para pesquisa ler os artigos a seguir. Em seguida, discutir com a equipe o resultado de seu estudo, cujo conteúdo foque seu nível de compreensão sobre o assunto.

Chegamos numa compreensão de que a questão do meio ambiente é uma forma de melhoria para todos e para ter um bem está e uma boa qualidade de vida.

E com o despertar de empresas para a importância da questão ambiental e boa para todos, e para empresas em bom. Por que vai ter um ambiente limpo e agradável de se trabalhar e claro lucros e benefícios, e o mais importante, e que será bom para o meio ambiente.

No Brasil está consciência ainda é muito pequena, mais aos poucos vem crescendo, cada vez mais as empresas vêm se responsabilizando e tendo consciência de integrar a gestão ambiental. Graças a ISO 14000 e suas rigorosas regras e padrões, para serem certificadas, as empresas têm que cumpri-las. Hoje em dia não ter a certificação é sinônimo e perda para a concorrência e consequentemente perda de lucros. Por um lado e uma tristeza que as empresas pensem somente no dinheiro e concorrência, mas por outro lado elas são obrigadas a seguir as regras rigorosas da ISO, criando o sistema de gestão ambiental e assim beneficiando a população e todo o meio-ambiente.

Passo 2

 Assistir ao vídeo “Uma Verdade Inconveniente”

Passo 3

 Promover um debate, entre seus colegas de grupos, sobre Poluição Atmosférica com objetivo de discutir ações ao meio ambiente. Elaborar um relatório com o resultado dessa discussão e do conteúdo pesquisado nesta etapa com o nome Relatório sobre Poluição Atmosférica.

Devemos estar ciente de o que está acontecendo no planeta, o aquecimento global é um fato real que muitos não levam á serio. Muitos países de grande poder aquisitivo só pensam em dinheiro e em seu próprio desenvolvimento, aumentando a emissão de gases poluentes, que agravam ainda mais o Aquecimento Global. Desenvolveram uma ideia de soltar um cubo de gelo enorme no oceano para tentar amenizar o aquecimento, porém somente isso não será suficiente, se todos não fizerem a sua parte.

Nos anos de 1968 o planeta visto do espaço era mais nítido mais limpo sem poluição e podíamos aspirar um ar saudável podia nadar em lagos limpos, e nos dias de hoje já não pode nem chegar perto desses lagos.

Com o decorrer do tempo com a evolução de maquinas e tecnologias avançadas e desperdícios, Só vem a causar mais gases poluentes e isso só foi aumentando mais ainda a temperatura da terra e com isso gerando está catástrofe crise de aquecimento global.

Foi feito uma aliança com vários países em que todos tinham que fazer sua parte para diminuir esses gases poluentes que causa o aquecimento global.

Se todos nós fizéssemos nossa parte e levarmos a sério temos chances de mudar sim o mundo, cada um de nós é uma causa de aquecimento global. Todos temos capacidade de mudar, mais todos nós podemos fazer escolhas que mudem isso, como coisas que compramos e gastamos. A solução está em nossas mãos apenas temos que ter determinação para fazer a coisa acontecer, por que este planeta é o nosso lar.

O clima do mundo em que vivemos pode melhorar sim, só temos que ter atitude consciência e vontade de preservar o nosso lar.

Passo 4

Elaborar uma carta Carta de ações preventivas de combate à poluição no município onde está instalada a sua instituição de ensino com vistas a contribuir com as políticas públicas locais no que diz respeito “às ações de combate à poluição local”. Entregar uma via dessa carta juntamente com o conteúdo desenvolvido nos passos anteriores desta etapa ao professor na data agendada, de acordo com a padronização descrita logo após o desafio.

Segundo o IBGE, em São Bernado do Campo em 2013 está então uma população de 765.463 habitantes, e em 2014 a tendência é de expandir mais ainda este número.

Visando-se contribuir com a política pública no combate a poluição ambiental local, e visando benefícios econômicos e principalmente ambientais, busca-se ações preventivas ao combate a poluição como:

Investir em ações que visem o reaproveitamento e separações de lixos.Podendo ter propaganda em TV mostrando como se pode ser feito o combate ao lixo. Ensinar crianças de creches e escolas, a separação dos lixos.

Criar cooperativas de reciclagem nos bairros, para separação de lixos

Aproveitar o que é descartado para o reaproveitamento

Localizar empresas interessadas no aproveitamento ou na reciclagem de lixos orgânicos.

Vendo que a cidade citada tem total responsabilidade e perspectivas favoráveis à melhorar e mudanças significativas. Nós do curso Engenharia de Produção da Universidade Anhanguera de São Bernado do Campo. Viemos apresentar está referencia carta.

ETAPA 2

Aula-tema: princípios da série IS0-14000

Essa atividade é importante para obter conhecimento sobre a Lei de Crime Ambiental, bem como, desenvolver a prática da responsabilidade social nas questões ambientais.

Passo 1

 Promover um debate, entre seus colegas para obter conhecimento sobre a Lei de Crime Ambiental, bem como, desenvolver a prática da responsabilidade social nas questões ambientais:

De acordo com os assuntos tratados em sala de aula e outras pesquisas realizamos um debate sobre Auditoria Ambiental e como a mesma está ligada á Responsabilidade Social.

Cada vez mais há uma exigência maior por parte do mercado para que as organizações adotem um modelo de gestão sustentável e busquem uma melhoria nos seus processos para atender não só a legislação, mas diminuir, ou até mesmo eliminar os impactos ambientais de suas atividades.

Nos países em desenvolvimento as auditorias ambientais ganharam projeção a partir da publicação das normas ISO (International Organization for Standardization), embora no Brasil já existissem regulamentos legais neste sentido desde a década de 90 nos Estados de Minas Gerais (Lei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com