TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Sistema de Gestão Ambiental

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ENGENHARIA CIVIL

 

 

Paulo Alexandre Bogiani - RA: 4098785052 - Turma: N14

 

 

 

 

ATPS - SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

Campo Grande/MS

Março de 2014

Plano de ação para educação ambiental na destinação de resíduos sólidos.

O plano de ação tem como público a Comunidade Universitária da Universidade Anhanguera Uniderp.

Justificativa:

O desenvolvimento industrial e tecnológico proporcionou o surgimento de novos produtos com composições físico-químicas variadas e o uso de embalagens descartáveis, como os plásticos polietilenotereftalato  –  PET; polietileno de alta densidade – PEAD; polietileno de baixa densidade - PEBD; polipropileno – PP, entre muitos outros. Essas inovações contribuíram para a geração de uma infinidade de resíduos com diferentes ciclos de vida, toxicidade e periculosidade, e que exigem tratamentos, metodologias e disposições diferenciadas.

Verifica-se, entretanto, que na grande maioria dos municípios a destinação dos resíduos sólidos ocorre de forma incorreta, por meio da simples disposição no solo, o que ocasiona graves problemas ambientais, sanitários, econômicos e sociais.

Assim, a geração excessiva e o gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos constituem-se em um dos principais problemas ambientais da atualidade.

A Educação Ambiental (EA) entra com a intenção de instituir um processo participativo, onde as pessoas constroem valores e adquirem conhecimentos e atitudes para a conquista e manutenção do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A partir desta concepção, a EA voltada à campanha dos três R‟s (redução, reutilização e reciclagem) é o instrumento que melhor contribui para a conscientização e mobilização da população, quando se diz respeito a Resíduos Sólidos Urbanos.

A EA é um fator imprescindível ao gerenciamento adequado e sustentável dos resíduos sólidos. A EA deve ser utilizada como instrumento para a reflexão das pessoas no processo de mudança de atitudes em relação ao correto descarte do lixo e à valorização do meio ambiente.

A solução pode estar no desenvolvimento de modelos integrados e sustentáveis, que considerem desde o momento da geração dos resíduos, incluindo a redução do consumo, a maximização do reaproveitamento e a reciclagem, até o processo de tratamento e destinação final.

Objetivos:

a) Objetivo geral:

Promover ações de educação ambiental voltado para inclusão do tema resíduos sólidos na comunidade universitária da Universidade Anhanguera Uniderp de forma a fomentar hábitos que promovam o consumo responsável por meio da redução, reutilização e reciclagem dos produtos, além da sensibilização acerca da correta destinação dos resíduos gerados, contribuindo para o discernimento mais amplo da responsabilidade socioambiental de cada indivíduo em relação ao gerenciamento dos resíduos sólidos.

b) Objetivos específicos:

  • Realizar a capacitação dos agentes de educação no tema de Educação Ambiental em coleta, reciclagem e destinação final dos resíduos sólidos através de palestras, oficinas e cursos;
  • Realizar oficinas de Educação voltadas para o gerenciamento dos resíduos sólidos, para professores, funcionários e acadêmicos da Universidade Anhanguera Uniderp;
  • Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da reciclagem e destinação final adequada dos resíduos sólidos;
  • Estimular a sensibilização ambiental, através de gincanas e concursos no tema de reciclagem de resíduos sólidos;

Metas:

As metas a serem alcançadas para a realização de um plano de ação em educação ambiental são:

  • Capacitação de 100% dos agentes de educação no tema de Educação Ambiental em coleta, reciclagem e destinação final dos resíduos sólidos;

  • Sensibilização de 100% da comunidade acadêmica a respeito do tema coleta, reciclagem e destinação final dos resíduos sólidos;

  • Estimular que 100% dos alunos participem das gincanas e concursos voltados ao tema em questão;

Metodologia:

Primeiramente, será realizada uma reunião preliminar com os agentes da educação (professores, coordenadores e diretores) com intuito de diagnosticar os principais problemas relacionados ao tema resíduos sólidos vivenciados na universidade e nas cidades que os estudantes residam. Para tanto será utilizada a técnica de “brainstorm”, ou seja, “tempestade de ideias”, onde todos falarão sobre os problemas mais frequentes, subsidiando as temáticas de educação ambiental voltados a coleta, reciclagem e destinação final dos resíduos sólidos.

Para o trabalho com os professores, serão ministrados palestras e cursos, no intuito de capacitá-los na temática em questão. Os mesmo servirão de base e auxilio para implantação da educação ambiental, uma vez que, o processo de é longo e contínuo.

O trabalho de sensibilização dos alunos será realizado nas salas de aula juntamente com o auxilio dos educadores, já capacitados para esta etapa. O mesmo ocorrerá através de assuntos relacionados ao meio ambiente, implantação de gincana coletiva entre os cursos, implantação da semana do meio ambiente, dentre outros projetos relacionados ao tema.

Serão realizadas oficinas sobre os 3 R’s (reutilização, reciclagem e reaproveitamento), onde serão apresentados vídeos sobre o tema, além de diversas temáticas que busquem a atenção dos alunos e alcance a sensibilização de todos. Cabe ressaltar que as legislações ambientais voltadas ao tema serão tratadas em seminários.

Resultados esperados:

Sustentabilidade do projeto por meio da adesão de professores de todas as disciplinas, sobre a educação em saúde ambiental voltada aos 3 R’s e a continuidade das ações junto aos alunos e seus familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (208.4 Kb)   docx (352.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com