TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Saude E Segurana Do Trabalho

Artigo: ATPS Saude E Segurana Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à Distância Polo de Luziânia - GO

Curso De Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos

Saúde e Segurança do Trabalho

Fairús Ane Finkler Ra 382070

Alexandre Soares Da Silva Ra 388207

Rayssa Confessor De Morais Resende Ra 395795

Maria Rita Silva Morais Ra 390239

Suellen de Sousa Ra 377222

INDICAÇÕES DE AÇÕES RELATIVAS À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Prof. Alessandro Formenton

Luziânia, 10 de junho de 2013

Acidente de trabalho e a empresa

Por acidente de trabalho entende-se a situação que, no exercício da função a serviço da empresa, possa causar lesão corporal ou uma perturbação das funções; que pode causar a perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para desenvolver o trabalho e ainda, que possa causar morte do colaborador.

Também podem ser considerados acidentes de trabalho:

• Doença do trabalho ou profissional, que é produzida ou desencadeada pelo exercício daquela atividade em particular;

• Um acidente típico, que ocorra em função da execução de um serviço para a empresa;

• Um acidente que ocorra no percurso entre a residência do colaborador e o local de trabalho ou vice-versa, ou seja, de trajeto. É necessário ressaltar que há algumas questões que devem ser levadas em conta ao se considerar esse tipo de acidente como acidente de trabalho. Deve-se considerar a distância e o tempo de deslocamento compatíveis com o percurso do trajeto que o colaborador usualmente percorre.

No restaurante, algumas das funções que mais envolvem riscos são:

• Cozinheiro: por estar em constante contato com objetos cortantes, fogo, calor.

• Os entregadores: pois estão em movimento, levando o produto até a residência do cliente e podem, portanto, sofrer acidentes de trânsito. Estes acidentes podem ser causados pelos funcionários ou por terceiros.

• O pessoal da limpeza e lavadores de pratos, que podem escorregar em piso molhado, cair e se ferir.

Antes da abertura da pizzaria, após a contratação dos colaboradores que farão parte do quadro de funcionários da empresa, os donos devem investir em treinamento do pessoal. Um curso de preparação e/ ou palestras e atividades práticas devem ser realizados visando a preparação adequada dos funcionários da empresa.

Para cada setor deve ser realizado um treinamento diferenciado, pois a função de garçom, por exemplo, não implica os mesmos riscos que a função de um cozinheiro, que está em contato com objetos cortantes, calor e em um ambiente menos amplo.

Equipamentos de segurança devem ser adquiridos pelos donos do empreendimento para que assim alguns riscos de acidente também sejam minimizados.

Para os cozinheiros, aventais e toucas ajudam a manter a limpeza e podem proteger caso haja algum respingo de gordura quente, por exemplo.

Para os lavadores de prato e da limpeza, botas de borracha que evitam deslizamento devem ser adquiridas.

Para os motoboys, capacete e proteção para joelhos e cotovelos para evitar maiores ferimentos em caso de queda e também capa para os dias de chuva. Isso, sem contar com a manutenção constante das motocicletas para mantê-las em perfeitas condições de uso.

Na cozinha, extintores também são indispensáveis, uma vez que o fogo é necessário para a preparação dos pratos servidos no estabelecimento.

Plano de Ação

1. Finalidade do plano:

Elaborar ações preventivas ligadas aos acidentes de trabalho antes da abertura da pizzaria com o intuito de reduzir ao máximo os acidentes de trabalho decorrentes da execução de trabalho a sérico da empresa.

2. Justificativas das ações do projeto:

As ações serão elaboradas e realizadas a fim de minimizar ou deixar o mais próximo de zero possível o índice de acidentes de trabalho na empresa que ainda será aberta. Assim, através desse plano é visado:

• Melhoria das condições de trabalho dos colaboradores;

• Mais segurança na execução das tarefas realizadas;

• Redução de índices de afastamento por acidentes de trabalho;

• Redução de gastos com indenizações por acidentes de trabalho;

3. Objetivos gerais e específicos do plano:

O plano será realizado com o intuito de melhorar as condições de trabalho dos colaboradores, visando sua segurança e qualidade de vida dentro do local de trabalho. Medidas de segurança no que diz respeito à eletricidade, proteção e combate a incêndio, máquinas e equipamentos, transporte e manuseio de matérias, cor e sinalização e segurança na construção civil deverão ser adotadas. Segue breve observação sobre cada item mencionado anteriormente:

1. Segurança em eletricidade:

Os serviços que envolvem eletricidade podem provocar acidentes que, na maioria das vezes, são graves. São essas atividades responsáveis por várias mortes por acidentes de trabalho. A Portaria n. 598, de 7.12.2004 estabeleceu várias medidas preventivas de acidentes que envolvem energia elétrica. Algumas delas podem ser destacadas de maneira resumida:

1.1 Medidas gerais: Realizar análise de risco de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho. As instalações elétricas das empresas devem ser de esquemas unifilares atualizados e com as especificações do sistema de aterramento e dos demais equipamentos e dispositivos de proteção. Há também a necessidade de habilitação, qualificação e autorização para serviços com energia elétrica por parte dos profissionais que serão responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com