TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Saúde E Segurança Do Trabalho

Dissertações: ATPS Saúde E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.551 Palavras (15 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 15

Curso Tecnologia em Gestão de

Recursos Humanos Período Letivo 2014/1

Disciplina Saúde e Segurança do Trabalho Semestre 3º

Professor EAD Márcia Aparecida Jacometo Polo Valparaíso-SP

Tutor Presencial Fábio Caroli Data 02/06/2014

RAs Alunos

7931689367

7931680082

7931696335

7931706171

8321775214 Joice Kelly de Lima

Wander Wellington de Lima

João Rodolfo Fernandes

Ana Laura Santos

Priscila Lopes

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ETAPA I

Definição de Acidente de Trabalho

O acidente de trabalho é definido pela legislação brasileira como toda redução ou perda de capacidade laborativa que seja causada por fatores exógenos e traumáticos relacionados ao trabalho. Deve haver dois critérios: etiologia laboral e lesividade. Não se considera acidente de trabalho um dano sem repercussão na capacidade laborativa ou que tenha origem fora do trabalho (extra laboral).

O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa. A doença ocupacional é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa é de fato laboral.

Quanto as causas, podemos dizer que o acidente de trabalho ocorre por uma ação imprudente, ou por más condições do ambiente de trabalho.

Ação imprudente é a execução de uma ordem ou trabalho consciente de que está contra as normas de segurança. São exemplos de imprudência: deixar pisos molhados podem ocasionar um escorregão podendo fraturar, ou lesionar parte do corpo, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas, dirigir a altas velocidades, Manuseio sem EPIs de maquinas, facas ou outros aparelhos cortantes, etc.

Más Condições do ambiente de trabalho oferecem perigo e ou risco aos colaboradores e é de responsabilidade do empregador devidas mudanças e reformas para adequação do ambiente. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, falta de sinalização, etc.

Eliminando-se as ações imprudentes e adequando o ambiente de trabalho é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais.

Aplicando esses conhecimentos a pizzaria, os colaboradores em um todo estão sujeitos a riscos de acidente de trabalho. Qualificados em ordem decrescente podemos dizer que os que mais tem probabilidade de sofrerem algum tipo de acidente são:

• Entregadores: por estarem diariamente no transito correm riscos por imprudência, pelo ambiente desconhecido e em mas condições e por outros motoristas.

• Cozinheiros: lidam com fogo, objetos cortantes, gás e panelas de pressão.

• Lavadores de Louça: lidam com objetos cortantes, produtos químicos e movimentos repetitivos.

• Funcionários da Limpeza: Uso de produtos químicos, superfícies molhadas, etc.

• Garçons: Transito continuo entre piso inferior e superior através de escadas levando bandejas com materiais diversos como vidros, alimentos e líquidos quentes, etc.

• Segurança: exposto a possíveis assaltos, brigas ou motim por qualquer tipo de descontentamento, etc.

• Manobristas: risco de atropelamentos, assaltos, veículos em más condições, colisões, etc.

• Telefonista/Recepcionista/Caixas/Funcionários Administrativos: Risco de lesões por movimentos repetitivos e longo tempo na mesma posição.

• Demais funcionários (Monitor para espaço kids/Gerente/Sócios): processos jurídicos por fatos ocorridos no estabelecimento, stress continuo, etc.

Para dar início à política de Higiene, Saúde e segurança do Trabalho é necessário ter o conhecimento de todos os processos, características e os equipamentos utilizados na organização. É prioridade identificar os perigos para prever os potenciais danos com o acompanhamento especializado para analisar e dar ênfase a essa tarefa. Um aspecto muito importante é que sempre que ocorrer alguma doença, lesão, acidentes ou incidente a empresa tem que fazer o relato a organização pertinente para verificar onde e como surgiram os riscos e investigar os graves acidentes.

Para evitar tais acidentes é essencial considerar os seguintes fatores:

• Ambiente geral: Sistema de alarme de incêndio em conjunto com sprinklers, extintores, sinalização e saída de emergência, etc.

• Cozinha: instalação dos fogões/forno a lenha com coifa de exaustão/ventilação, local de armazenamento do gás em área externa e protegida, extintores de incêndio, sensores de vazamento de gás;

• Instalações elétricas: projeto de eletricidade de acordo com as normas técnicas brasileiras, Iluminação adequada (inclusive de emergência);

• Entregas: manutenção das motocicletas, capacetes, proteção para dias chuvosos ou frio;

• Recepção: mesa, cadeira, descanso para pés e punhos;

• Limpeza: luvas, galochas, instrução para a periculosidade das substâncias químicas;

• Salão: condições do piso, espaço para circulação, corrimão e piso ante derrapante.

ETAPA 2

 SEGURANÇA EM ELETRECIDADE

A Norma Regulamentadora estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

As instalações elétricas devem ser construídas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com