TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Saude E Segurança Do Trabalho

Dissertações: Atps Saude E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

DE RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

TUTOR A DISTÂNCIA: PROF. ALESSANDRO FORMENTON

SERRA TALHADA/PE

14 / JUNHO / 2013

SUMÁRIO

SUMÁRIO------------------------------------------------------------------------------02

RELATÓRIO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO----------03

PLANO DE AÇÃO PREVENTIVO----------------------------------------------04

RISCO COM ELETRICIDADE (MEDIDAS DE CONTROLE)-----------04

PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO (MEDIDAS DE CONTROLE)---05

MAQUINAS E EQUIIPAMENTOS (MEDIDAS DE CONTROLE)---—06

TRANSPORTE, ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

( MEDIDAS DE CONTROLE)-----------------------------------------------------07

COR E SINALIZAÇÃO--------------------------------------------------------—07

HIGIENE OCUPACIONAL, EPI’s E ERGONOMIA----------------------08

CADA SETOR EXPÕE O FUNCIONÁRIO A UM RISCO DIFERENTE----08 e 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-----------------------------------------10

RELATÓRIO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Um acidente de trabalho é aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte. O acidente de trabalho é definido pela legislação brasileira como toda redução ou perda de capacidade laborativa que seja causada por fatores externos e internos. O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa. A doença ocupacional é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa é de fato laboral. O segurado deve comparecer à perícia médica do INSS munido de sua documentação médica e da Comunicação de Acidente de Trabalho emitida pela empresa. Entretanto, o perito médico pode reconhecer o nexo entre o trabalho e a lesão ou doença sem a CAT.

O segurado possui direito a um ano de estabilidade no emprego após o fim do auxílio-doença e a uma indenização se houve culpa ou dolo da empresa. Diante do exposto, é fundamental a atenção para possíveis riscos de acidentes de trabalho na pizzaria, já que a mesma possui um número razoável de funcionários, esta atenção primeiramente por zelar pela saúde e bem estar da equipe, posteriormente para evitar prejuízos maiores ao empreendimento, indenização,etc. Para evitar tais desabonos é essencial considerar fatores como: cozinha (instalação dos fogões, forno a lenha, exaustão/ventilação, espaço para o número de cozinheiros, instalações elétricas – freezer, geladeira; condições do gás), entregas (manutenção das motocicletas, capacetes, vestimenta para dias de chuva e/ou frio), recepção (mesa, cadeira, descanso para pés e punhos), limpeza (luvas, galochas, instrução para a periculosidade das substâncias químicas), salão (condições do piso, espaço para circulação, tipo de bandejas). E também elencar quais são o colaboradores que estão mais expostos à acidentes, numa ordem decrescente à exposição: cozinheiros, moto-boys, lavadores de louças, manobristas, segurança, funcionários de limpeza, etc. Após toda essa análise é necessário elaborar um plano para prevenção de acidentes para posteriormente colocá-los em prática.

Para garantir à segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, a Norma Regulamentadora estabelece requisitos e condições mínimas com medidas de controle e sistemas preventivos, sendo aplicada às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, desde a etapa de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas. São necessárias as medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, em todas as intervenções em instalações elétricas.

As empresas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, as medidas de controle, para a preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente. Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 KW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo no mínimo, conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos, equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados, resultados dos testes de isolação elétrica realizados em E.P.I.S e E.P.C.S, certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas, relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações e cronogramas de adequações.

PLANO DE AÇÃO PREVENTIVO

Saúde e segurança do trabalho é uma ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de risco operacionais, é um conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais buscando proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. No ambiente de trabalho existem vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com