TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- Saúde E Segurança No Trabalho Etapa 1 Passo 4

Casos: ATPS- Saúde E Segurança No Trabalho Etapa 1 Passo 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS- Saúde e segurança no trabalho

Etapa1

Passo 4

Concluísse que a saúde e segurança do trabalho no período do trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho. A saúde e segurança do trabalho é um meio de medidas adotado para diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, que vem para proteger e dar capacidade no ambiente de trabalho ao trabalhador. Na legislação brasileira acidente de trabalho é definido pela redução ou perda de capacidade laborativa que seja causada por fatores externos e traumáticos relacionados ao trabalho, promove normas regulamentadoras, com leis complementares, fazendo com que a empresa melhore na organização, aumentando sua produtividade e a qualidade e seus produtos.

O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa. O segurado deve comparecer à perícia médica do INSS levando sua documentação médica e da Comunicação de Acidente de Trabalho emitida pela empresa. Entretanto, o perito médico pode reconhecer o nexo entre o trabalho e a lesão ou doença sem a CAT.

A doença ocupacional é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa é de fato laboral. Pode ser necessário vistoriar o posto de trabalho. O segurado possui direito a um ano de estabilidade no emprego após o fim do auxílio-doença e a uma indenização se houve culpa ou dolo da empresa.

Diante do exposto, é fundamental a atenção para possíveis riscos de acidentes de trabalho na pizzaria, já que a mesma possui um número razoável de funcionários, esta atenção primeiramente por zelar pela saúde e bem estar da equipe, posteriormente para evitar prejuízos maiores ao empreendimento, indenização, custas médicas, entre outros.

O acidente de trabalho ocorre quando à uma prestação de serviço no ambiente de trabalho, provocando lesão corporal ou psicológico podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade do trabalhador.Tendo duas características:

O ato inseguro é causado pelo homem, com consciência do que esta fazendo algo sem segurança.

Condição insegura é a condição do ambiente de trabalho oferecendo risco, perigo ao trabalhador. Acabando com as condição insegura e o ato inseguro é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais.

http://www.areaseg.com/seg/

O segurado possui direito a um ano de estabilidade no emprego após o fim do auxílio-doença e a uma indenização se houve culpa ou dolo da empresa.

Com o foco na prevenção dos acidentes no trabalho é preciso um olhar crítico, observador é essencial considerar fatores como: instalação dos fogões, forno a lenha, exaustão/ventilação, espaço para o número de cozinheiros, instalações elétricas – freezer, geladeira; condições do gás, entregas manutenção das motocicletas, capacetes, vestimenta para dias de chuva e/ou frio, mesa, cadeira, descanso para pés e punhos,luvas, galochas, instrução para a periculosidade das substâncias químicas, condições do piso, espaço para circulação, tipo e qualidade de bandeja . Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

O acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa

fora do local de trabalho, o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa, doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho), doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho).

Vire os cabos das panelas na direção interna do fogão. Quando os cabos estão para fora, ao esbarrar em uma panela com água fervente, corre-se o risco dela virar e causar queimaduras. Quando precisar mexer a comida na panela que está no fogo, passe a panela para frente para ter mais apoio. Não passe o braço por cima de outra panela, mesmo que esteja tampada para mexer a de trás. O vapor pode queimar o braço.

Tapetes na cozinha devem ser retirados. É comum a dona de casa ter passadeiras na cozinha, mas para isso, tem que ser antiderrapante e só próximo a pia, assim mesmo, prenda as pontas para evitar tropeços. http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-evitar-acidentes-na-cozinha

As empresas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, as medidas de controle, para a preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 KW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo no mínimo, conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos, equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados, resultados dos testes de isolação elétrica realizados em E.P.I.S e E.P.C.S, certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas, relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações e cronogramas de adequações.

O prontuário de Instalações Elétricas deve ser mantido atualizado, e permanecer à disposição dos trabalhadores.

-Nos trabalhos individuais em instalações elétricas, devem ser adotados equipamentos de proteção individuais específicos e adequados às atividades desenvolvidas, as vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

- As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica, na impossibilidade de implementação do estabelecido, devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivasobstáculos, barreiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com