TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Saúde E Segurança Do Trabalho

Artigo: Atps Saúde E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS- Atividade Prática Supervisionada

Profº. Alessandro Formenton

Disciplina: Saúde e Segurança do Trabalho

Mariza de Souza Oliveira Pepe - RA 4557862747

Joice Ivanete Antonio dos Santos - RA 4557867886

Fabiana Passos dos Reis - RA 4557862648

Sertãozinho/ SP

Data:10/06/2013

Introdução

O acidente de trabalho é uma das grandes preocupações das empresas que pensando na melhor forma de evita-los,aplicam um plano que é direcionado a Segurança do Trabalho que tem por objetivo cuidar da saúde física e mental de seus funcionários. Com o desenvolvimento deste trabalho vamos buscar compreender as necessidades do funcionário de acordo com o setor no qual trabalha, os perigos ao qual esta exposto ao realizar suas tarefas, e elaborar um plano para que funcionário e empregador estejam envolvidos para desenvolver um trabalho seguro de forma para prevenir os acidentes e os cuidados a serem tomados.

Desenvolvimento

Funcionários:

05 cozinheiros

03 lavadores de louças

03 funcionários de limpeza

01 gerente

01 telefonista

01 recepcionista (hostess)

10 garçons e garçonetes

01 monitor para o espaço Kids

02 caixas

04 funcionários administrativos ( financeiro, compras,etc.)

02 sócios

04 entregadores

01 segurança

02 manobristas

Imóvel: Capacidade de 300 lugares, divididos entre dois pavimentos com acesso do térreo ao primeiro andar, por uma pequena escada.

Instalações: 01 forno a lenha, 01 fogão industrial e 02 fogões menores, freezers, geladeiras, espaço kids (playground com piscina de bolinhas, miniescorregador, jogos eletrônicos, pequenos brinquedos), estacionamento com manobrista.

A Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho inclui áreas como higiene, ambiente, saúde, medicina e é considerada como um conjunto de normas que está relacionada a prevenção de acidentes de trabalho e zelar pela integridade física do trabalhador. O acidente de trabalho é conceituado como aquele acidente que acontece ou pode acontecer dentro ou fora do local de serviço. O acidente dentro da empresa é quando ocorre durante a prática de sua atividade, esse acidente pode provocar lesões graves ou a morte do empregado. O acidente que ocorre fora da empresa com o funcionário durante o seu percurso de ida e volta ou mesmo fazendo um serviço para a empresa é considerado acidente de trabalho. O empregado que adquire uma doença que está relacionada ao trabalho é considerado acidente de trabalho.

A Segurança do Trabalho na Implantação de uma pizzaria

O empreendedor preocupado com a segurança de seus funcionários e clientes ao implantar sua pizzaria de deverá tomar alguns cuidados. O local deverá seguir alguns padrões que atendam as necessidades dos funcionários para que realizem suas tarefas de forma segura e confortável. A mobília, a cozinha, o forno deverá ser bem planejado para evitar as doenças de trabalho, uma das consequências de um ambiente mal projetado e que acontece com certa frequência é uma pia de lavar louças que por ser baixa, força um mau posicionamento que provoca a dor nas costas. O proprietário também deve se atentar aos utensílios a serem utilizados, pois deve ser adequado, o utensílio usado para levar a pizza ao forno deve ser de tamanho grande para evitar queimaduras ao funcionário.

O local deve ter iluminação adequada, o piso tem de ser antiderrapante e os empregados devem usar botas. O ambiente deve ter boa ventilação, espaço adequado para movimentação de clientes e empregados. As pessoas com deficiência física deve ter livre acesso com um local devidamente preparado para eles como banheiro especial, rampas, sinalizadores.

Plano de ação relativo à Segurança do Trabalho

As diferentes funções na pizzaria requer uma análise de cada cargo, para encontrar as mudanças que são necessárias para atingir bons resultados , utilizando-se das medidas de segurança e a aplicando de forma correta.

Uma forma que traz ótimos resultados é colar avisos, em locais visíveis que oriente o empregado a proceder com segurança nos locais que apresenta algum tipo de perigo, a sua integridade física, e os funcionários deve passar por um treinamento para saber agir em caso de emergência como: prestar os primeiros socorros, incêndios, localizar equipamentos.

Instalações da pizzaria

Segurança em eletricidade

Devem ser realizados por pessoas capacitadas, os fios devem estar protegidos contra impactos, água e agentes químicos, o painel deve conter informações sobre a sua voltagem.

Proteção contra incêndios

Saídas de emergência, kits de primeiros socorros, sinalização.

Maquinas e equipamentos

Manutenção frequentemente, certificados pelo INMETRO, dispositivo liga/desliga devidamente protegido.

Transporte, armazenamento e manuseio de material

Atender as normas de segurança para cada tipo de material,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com