TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Sistema De Informações Gerenciais

Exames: ATPS Sistema De Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  4.059 Palavras (17 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS serão apresentados os principais aspectos conceituais inerentes aos Sistemas de Informações Gerenciais. A conceituação é de elevada importância porque toda empresa tem informações que proporcionam a sustentação para as suas decisões. Entretanto, apenas algumas têm um sistema estruturado de informações gerenciais que possibilita otimizar o seu processo decisório. Existe um mundo de negócios completamente novo utilizando novas tecnologias para gerenciar e organizar. Estudaremos aqui como os Sistemas de Informação transformam negócios, quando as empresas decidem usar os sistemas de informação para atingir seus objetivos, nossa carreira e os sistemas de informação e como usar sistemas de informação para tirar vantagem competitiva.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

A teoria de sistemas tem sofrido evoluções ao longo do tempo e, de maneira geral, pode-se considerar que o moderno enfoque de sistemas procura desenvolver:

Uma teoria para lidar com a amplitude e a complexidade das empresas;

Uma visão interativa do todo, a qual não permite a análise em separado das partes, em virtude das intricadas ralações das partes entre si e com o todo, as quais não podem ser tratadas fora do contexto do todo; e

O estudo das relações entre os elementos componentes em preferência ao estudo dos elementos em si, destacando-se o processo e as possibilidades de transição, especificados em função dos seus arranjos estruturais e da sua dinâmica.

Neste contexto, sistema pode ser definido como um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

O sistema também pode ser considerado como o núcleo central ou o foco de estudo dentro de um processo administrativo. Existem limites do sistema, dentro dos quais se analisa como o ambiente influi ou é influenciado pelo sistema considerado.

O processo é um conjunto de atividades seqüenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa. Portanto, neste caso, devem-se estabelecer processos para os sistemas e subsistemas identificados, tudo isso de forma perfeitamente interligada.

Verifica-se que os processos são decompostos em atividades, nas quais são alocadas as informações representativas do insumo básico para a decisão voltada para os resultados da empresa.

Essa questão de interligação entre as atividades – partes dos processos administrativos - e as informações é da mais elevada importância, pois as informações devem proporcionar toda a sustentação às atividades e aos processos, bem como devem ser decorrentes destes.

Com referência ao que vem primeiro: a informação ou a atividade/processo, não tenha dúvidas em afirmar que deve ser a informação, desde que esta seja, efetivamente, válida para o processo decisório na empresa.

A informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. Como exemplos de dados em uma empresa podem citar quantidade de produção, custo de matérias-primas, número de empregados. A informação seria o resultado da análise desses dados, ou seja, capacidade de produção, custo de venda do produto, produtividade dos funcionários, etc.

O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, nos quais se inserem pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação. Nesse sentido, a teoria da informação considera os problemas e as adequações do seu uso eficiente, eficaz e efetivo pelos executivos da empresa.

Gerencial é o desenvolvimento e a consolidação do processo administrativo, representado pelas funções de planejamento, organização, direção, gestão de pessoas e controle, voltado para a otimização dos recursos da empresa.

É importante apresentar o conceito de gerencial de forma inerente ao processo administrativo porque, na maior parte das vezes, os executivos se esquecem de percorrer todos os aspectos envolvidos e ficam apenas dirigindo a empresa sem qualquer sustentação administrativa, ou seja, não planejam a situação desejada nem os meios de chegar lá; não organizamos recursos para facilitar o alcance dos resultados delineados pelo planejamento e, conseqüentemente, não podem controlar e avaliar nada, pois não estabeleceram antecipadamente osresultados a serem alcançados.

Existe uma grande ligação do sistema de informação gerencial com o processo de decisões a serem tomadas em empresas, é necessário um sistema de informações eficiente para uma tomada de decisão adequada em cada situação que surge no dia-a-dia empresarial. Nesse contexto, as informações das empresas são vitais para o funcionamento das mesmas, afetam e influenciam a produtividade, a lucratividade e as decisões necessárias para o bom funcionamento dos negócios. Para processar essas informações tão importantes são necessários recursos tecnológicos e pessoas para gerenciar os processos.

Com essa importância das informações, aparecem os SIG – Sistema de Informação Gerencial dando suporte às funções de planejamento, de controle e organização de um negócio. Ele fornece informações seguras e em tempo hábil para a tomada de decisões importantes.

Para que uma empresa possa utilizar as vantagens do SIG, é preciso que alguns fatores sejam analisados, como por exemplo, o envolvimento da média e alta direção, com isso, nota-se a importância de estarem todos envolvidos em objetivos comuns de melhorar o fluxo de informações dentro do ambiente de negócios. Sem o envolvimento de todos os tipos de líderes, o SIG não terá tanta efetividade.

Outro fator que deve ser analisado é a atenção específica ao fator humano dentro da empresa. Colocar uma pessoa com habilidade e com comunicação para implementar o SIG é de vital importância, pois precisa-se de comunicação constante.

O objetivo maior é deixar a empresa preparada para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis de forma eficiente. Para conseguir atender as demandas do mercado de clientes atual, as empresas estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com