TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Programação Estrutural I

Seminário: ATPS de Programação Estrutural I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Seminário  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 9

Ananhguera Educacional –Uniderp

FPA – Pólo de Porto Alegre (RS)

Florival dos Santos Lunardi – RA: 7985722206

Denilson Rodrigues Barboza Filho – RA: 7374568274

Guilherme Marques de Mattos – RA: 7528590746

William Soares Meier – RA: 7528572452

ATPS de Programação Estrutural I

Tutor à distância: Professor Jean Clei da Silva

Porto Alegre – Rio Grande do Sul

2013

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico foi elaborado por alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Anhanguera, do pólo de Porto Alegre, para a disciplina de programação estrutural I.

A linguagem C pode ser considerada uma linguagem de nível médio, pois possui instruções que a tornam ora uma linguagem de alto nível, com sintaxe próxima a linguagem humana, ora pode ser utilizada como uma linguagem de nível baixo, com instruções que manipulam bits, bytes e endereços de memória bem próximas a linguagem de máquina.

A linguagem C foi desenvolvida a partir da necessidade de se escrever programas que utilizassem recursos próprios da linguagem de máquina de uma forma mais simples e portável que o Assembler.

Portabilidade entre máquinas e sistemas operacionais.

- Dados compostos em forma estruturada.

- Programas Estruturados.

- Linguagem Compilada.

- Total interação com o Sistema Operacional.

- Código compacto e rápido, quando comparado ao código de outras linguagem de complexidade análoga.

O desafio da equipe é desenvolver um aplicativo em linguagem de programação C, que seja uma calculadora de operações básicas nas duas primeiras etapas e nas próximas duas etapas operações avançadas.

A tela inicial exibe ao usuário um menu com as operações possíveis e cabe ao usuário escolher a desejada, após a escolha, aparecerá na tela para que ele insira os dados de entrada para concluir o cálculo e mostrará o resultado . Logo após o programa fica em pausa e mostra uma mensagem de: “pressione qualquer tecla para continuar”. No final de cada operação, o aplicativo deve limpar a tela e retornar ao menu principal.

Ao final do conjunto de relatórios, explorando o uso de comandos e estruturas abordados na disciplina, apresentaremos o código-fonte, estes devem ter uma interface simples ao usuário.

2 RELATÓRIO 1 : PLANEJAMENTO INICIAL

O relatório a seguir é composto de declaração e definição das variáveis, os tipos dos dados e suas relações. Mostraremos também um esboço do programa em português estruturado, listando as ações, as variáveis.

Feita a leitura da bibliografia de referência, sobre variáveis e seus tipos, estabelecemos as que serão usadas no programa, segue abaixo:

2.1 VARIÁVEIS

Vamos usar cinco variáveis nesse aplicativo C: quatro floats (que vão representar os números, que podem ser reais ou inteiros, positivos e (ou) negativos) e uma variável do tipo char, que irá armazenar o tipo de operação que o usuário quer, isto é, soma, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada, exponenciação ou porcentagem.

2.2 ESBOÇO EM PORTUGUÊS ESTRUTURADO

Variáveis:

val1, val2, res, n : float //serão os números que o usuário vai digitar, será do tipo real, pois pode conter vírgula;

operacao : caracter //será do tipo caracter e irá ser usada numa função switch para que armazene a escolha do usuário e direcione para o caso correto.

Comandos:

Vamos usar comandos de printf para mostrar na tela as frases abaixo:

• Calculadora basica

• Menu principal

Agora vem a lista das operações da calculadora que são elas:

• digite + para soma

• digite – para subtração

• digite x para multiplicação

• digite / para divisão

• digite e para exponenciacao

• digite r para raiz quadrada

• digite p para porcentagem

o menu será exibido através do laço do WHILE, que significa “enquanto”, ele pode ser comparado ao laço FOR, mas estes são distribuídos de forma diferente, nesse caso, usamos o WHILE, pois ele pode ser terminado inesperadamente, que é o que queremos quando o usuário digitar o número zero (0).

Lembrando que temos que colocar uma condição para esse laço continuar. Criamos da seguinte forma: se o usuário digitar val1= 0, o programa termina.

Pois bem, mostramos o menu ao usuário que deve escolher qual operação deseja (digitando: +, -, X ou x, /, e ou E, p ou P, r ou R, ou sair.

Agora fazemos o comando switch com a variável “operacao”, para que através da decisão do usuário o programa direcione para as operações, que serão feitos casos individuais que seguem abaixo:

• Caso o usuário digite +, então através de printf vai aparecer na tela para ele digitar o primeiro numero (que será armazenado na variável “val1”) e teclando enter aparecerá para ele digitar o segundo número(que será armazenado na variável “val2”), após as variáveis estarem armazenadas, o programa fará o cálculo e apresentará o resultado com até 2 (duas) casas após a vírgula, finalizado o primeiro cálculo o programa já pede nova digitação para o próximo cálculo, caso o usuário queira fazer outra operação ele digita 0(zero) e o programa pergunta se realmente quer desistir desta operação, e sendo confirmado ele volta para o menu de principal.

• Caso o usuário digite -, então através de printf vai aparecer na tela para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com