TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATividades Práticas Supervisionadas

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

(DIMENSIONAMENTO DE UMA CABINE DE JATEAMENTO)

GOIÂNIA

2013

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Diam Carlos – 834297-0

João Marcelo – A52481-9

José Henrique – A4793J-0

Luciano Sousa – A3947F-A

Ronne Souza – A5477C-7

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

(DIMENSIONAMENTO DE UMA CABINE DE JATEAMENTO)

Trabalho de atividade pratica supervisionado para obtenção da nota para o 7ª de Engenharia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

        

Orientador: (Profº Sizelizio Castro)

GOIÂNIA

2013

        

[pic 3]

        

Catalogação na fonte: Fabiana Andréia Pereira de Paula CRB-1/1727

        

INTRODUÇÃO

O jateamento é uma técnica de procedimento superficial por impacto, o qual se pode alcançar um excelente grau de limpeza e simultaneamente com um ótimo acabamento superficial. Este processo é usado em geral para:

  • Limpeza de peças fundidas, ferrosas e não ferrosas forjadas
  • Decapagem mecânica de arames, barras, chapas
  • Shot-Peening (aumenta a resistência à fadiga de molas, elásticos, engrenagem, etc.);
  • Limpeza e preparação de superfície, onde será aplicado revestimento posterior
  •  De forma geral, podemos dizer que o jateamento é o bombardeio de partículas.
  • Abrasivas alta velocidade (65 –  110  m/Seg.),  que  após  o  impacto  com  a  peça remove os contaminantes da superfície.

Até na década de 30, o jateamento era feito somente com bicos de ar comprimido. Hoje em dia esta técnica é mais usada para alguns tipos de trabalhos como, por exemplo, na manutenção de estruturas armadas.

 O jateamento na linha de produção, com uma alta produção e de forma automática, tornou-se possível com o surgimento das turbinas centrífugas de jateamento neste sistema é muito mais produtivo comparando com bicos de ar comprimido, com isso pode se alcançar uma melhor uniformidade na composição da superfície.

 Para o tipo de material, a forma, o tamanho e as condições da superfície a ser limpa e as especificações do acabamento superficial, tem influência diretamente quanto à seleção do sistema de jateamento, do abrasivo e as definições dos procedimentos.

Há casos que pode ser necessária a utilização de outros métodos de limpeza, antes e também depois do jateamento para que se consigam melhores resultados nos revestimentos.

RESUMO

Nosso objetivo de realizar este estudo foi visitar uma empresa procurando algo que possa ser melhorado com a possibilidade de por em prática soluções para uma estrutura operacional, (cabine de jateamento abrasivo), para o melhor aproveitamento e acabamento da pintura eletrostática reduzindo desperdícios do material. Realizamos nossos estudos através de visitas técnicas na empresa Routh Elevadores, especializada em manutenção e fabricação de elevadores, mini-gruas a empresa Routh esta localizada no município de Goiânia/GO.  Com o objetivo de verificar as possibilidades de melhorias que foram avaliadas com a implantação do sistema de jateamento, com o objetivo de aumentar a produtividade e garantindo também qualidade dos produtos, reduzindo a quantidade de resíduos poluentes gerados minimizando impacto ao meio-ambiente. Consideramos alguns aspectos como, por exemplo, instalando um exaustor devidamente apropriado para a cabine que foi instalada.

Palavras-chave: cabine de jateamento, exaustor, meio-ambiente.

ABSTRACT


We aim to conduct this study was to visit a company looking for something that can be improved with the ability to put into practice solutions to an operational structure, (booth abrasive blasting), for the best use of electrostatic painting and finishing reducing waste material. We conduct our studies through technical visits in business Routh Lifts, specializing in manufacturing and maintenance of lifts, mini cranes Routh the company is located in the municipality of Goiania / GO. In order to check the possibilities of improvements that have been evaluated with the implementation of the blasting system, in order to increase productivity and also ensuring product quality, reducing the amount of pollutants generated minimizing impact to the environment. We consider some aspects such as installing an exhaust fan properly suitable for the cabin that was installed.

Keywords: booth, blasting, exhaust, environment.

SUMARIO

EMPRESA ROUTH ELEVADORES LTDA        

VISITA TECNICA        

HISTÓRIA DO JATEAMENTO        

PRINCÍPIOS DE FUNCIONALIDADE        

EQUIPAMENTOS BÁSICOS DO JATEAMENTO ABRASIVO        

VANTAGENS DO JATEAMENTO ABRASIVO        

DIMENCIONAMENTO DO EXAUSTOR        

CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        4

EMPRESA ROUTH ELEVADORES LTDA

A Routh Elevadores atua no ramo de: manutenção e reparação de maquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas e pessoas; instalação e manutenção e reparação de elevadores; comercio varejista e atacadista de maquinas, equipamentos e peças para elevadores; fabricação de maquinas, equipamentos para transporte e elevação de pessoas e carga, peças e acessórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (857.6 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com