TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA DE LABORATÓRIO DA DISCIPLINA EME – 412

Por:   •  17/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

 AULA DE LABORATÓRIO DA DISCIPLINA EME – 412

(ENSAIO VAZÃO – LAB 2)

  1. Introdução

O presente relatório tem como objetivo investigar a operação e as características de três diferentes tipos de fluxômetros, incluindo precisão e possíveis perdas de energia.

Para alcançar esse objetivo, foi feito um ensaio laboratorial na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e, a partir dos dados obtidos, foi feita uma análise comparativa entre os métodos de cálculo de fluxo.

Esse relatório visa à comparação entre valores obtidos em laboratório e valores teóricos, para que seja possível determinar o método que mais se aproxima do esperado pela literatura.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1.  Conceitos físicos para medição de vazão

Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica ou mássica de um fluido que escoa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo.

  • Vazão Volumétrica – É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades volumétricas mais comuns são: m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM (galões por minuto), Nm3/h (normal metro cúbico por hora), SCFH (normal pé cúbico por hora), entre outras.

[pic 1]

  • Vazão mássica – É definida como sendo a quantidade em massa de um fluido que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades de vazão mássica mais utilizadas são: kg/s, kg/h, t/h, lb/h.

[pic 2]

Para medição de vazão se faz necessário rever alguns conceitos relativos a fluidos, pois os mesmos influenciam na vazão de modo geral. A seguir, os principais deles:

  • Calor Específico

    Define-se calor específico como o quociente da quantidade infinitesimal de calor fornecido a uma unidade de massa de uma substância pela variação infinitesimal de temperatura resultante deste aquecimento. 
  • Viscosidade

    É definida como sendo a resistência ao escoamento de um fluido em um duto qualquer. Esta resistência provocará uma perda de carga adicional que deverá ser considerada na medição de vazão.
  • Número de Reynolds

Número adimensional utilizado para determinar se o escoamento se processa em regime laminar ou turbulento. Sua determinação é importante como parâmetro modificador do coeficiente de descarga.

  • Distribuição de Velocidade em um Duto

Em regime de escoamento no interior de um duto, a velocidade não será a mesma em todos os pontos. Será máxima no ponto central do duto e mínima na parede do duto.

  • Regime Laminar

É caracterizado por um perfil de velocidade mais acentuado, onde as diferenças de velocidades são maiores.

  • Regime Turbulento

É caracterizado por um perfil de velocidade mais uniforme que o perfil laminar. Suas diferenças de velocidade são menores.

  1. Tipos de medidores de Vazão

Existem três tipos principais de medidores de vazão: os indiretos, os diretos e os especiais, de acordo com a figura 1, abaixo:


Figura 1 – Tipos de medidores de vazão

[pic 3]

Fonte: Medidores de vazão: conceitos e métodos de medidas.

  1. Cálculo da vazão

Para calcular matematicamente a vazão, foram utilizadas nesse experimento, duas equações: a equação de Bernoulli e a equação de continuidade.

A equação de Bernoulli permite obter uma relação entre pressão, velocidade e elevação de um fluido. No entanto, para utilizá-la, é necessário restringi-la a um escoamento sem atrito (WHITE, 2011). Este caso específico refere-se à medição de vazão usando restrições no escoamento com o medidor Venturi e medidor de placa de orifício.

Taxa de volume de fluxo ou vazão:

[pic 4]

Onde:

[pic 5]

∆h é a diferença de carga em m, determinada pelas leituras de manômetros para o indicador apropriado, conforme fornecido a seguir:

        [pic 6]

[pic 7]     [pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14]

[pic 15]

O uso de um coeficiente de descarga, Cd, é necessário para corrigir as idealizações feitas ao aplicarmos a equação de Bernoulli. Os valores deste coeficiente foram determinados experimentalmente e são:

Para o medidor Venturi Cd = 0,98

Para a placa de orifício Cd = 0,63

A perda de energia que ocorre em uma conexão de tubo (conhecida como perda secundária) é comumente expressada em termos de uma perda de carga (h, metros) e pode ser determinada a partir das leituras dos manômetros.

  1. Materiais e Métodos

Para a realização do experimento, foi utilizado um equipamento (Figura 2) que unia em série três tipos de medidores de vazão: o medidor Venturi, o medidor de área variável e o medidor de placa de orifício e um cronômetro.


Figura 2 – Equipamento do experimento

[pic 16]

Fonte: Autoria própria

  1. Procedimento Experimental

Primeiramente, foi necessário montar o equipamento. Para isso, foi instalada a estrutura de teste de fluxômetro sobre a bancada e foi certificado de que ela estava nivelada. O tubo de entrada foi conectado na alimentação da bancada e o tubo de saída no tanque volumétrico, em seguida, a ponta deste tubo foi prendida para evitar que ele se mova. A bomba foi ligada e a válvula da bancada e de controle de fluxo da estrutura de teste abertas para lavar o sistema.

Para purgar o ar dos pontos de tomada de pressão e dos manômetros, ambas as válvulas da bancada e da estrutura de teste foram fechadas. O parafuso de purga de ar foi aberto e a tampa da válvula de ar adjacente removida. Uma extensão de tubagem de diâmetro pequeno foi conectada a partir da válvula de ar até o tanque volumétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (390.8 Kb)   docx (182 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com