TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRÁTICA: PROCESSO DE LAMINAÇÃO A FRIO

Por:   •  21/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

AULA PRÁTICA: PROCESSO DE LAMINAÇÃO A FRIO

RONDONÓPOLIS- MT

JUNHO 2019

Izabela de Lima Oliveira

João Gabriel Benedito Duarte

Victor Leone Rabito Chaves

AULA PRÁTICA: PROCESSO DE LAMINAÇÃO A FRIO

Relatório apresentado como requisito avaliativo da disciplina de Conformação Mecânica, no curso de graduação Engenharia Mecânica do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis.

Docente: Profª. Dra. Alexandra de Oliveira Franca Hayama

RONDONÓPOLIS- MT

JUNHO 2019

SUMÁRIO

1.        OBJETIVO GERAL        4

2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3.        INTRODUÇÃO        6

4.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        7

4.1.        Etapas iniciais e preparação        7

4.2.        Processo de Laminação        8

4.3.        Recozimento        9

5.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        11

6.        CONCLUSÕES        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo desta aula prática é aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula sobre o processo de laminação à frio, a partir da fabricação de uma chapa de aço 1010 recozida em um laminador tipo duo, respeitando todas as normas de segurança, de modo que o conjunto de atividades realizadas em laboratório pudesse aperfeiçoar o conhecimento dos alunos.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mostrar aos alunos o processo de laminação à frio de forma prática e sucinta;
  • Apresentar e adotar as técnicas de segurança o os métodos para realização do processo de laminação à frio;
  • Analisar os resultados obtidos e encontrar a curva de encruamento por meio da dureza e redução percentual da espessura do material;
  • Assimilar os conhecimentos referentes ao processo de conformação em questão.
  1. INTRODUÇÃO

A laminação é um processo no qual um material ferroso ou não ferroso passa entre dois cilindros com rotação em sentido contrário, buscando a redução de espessura e o aumento do comprimento. Normalmente esse processo é realizado em diversos passes devido a elevada solicitação de cargas para a deformação do material e a obtenção do produto final.

Esse é um procedimento muito comum no ramo industrial, visto que possibilita uma alta produção e elevado controle dimensional, podendo ser realizado tanto a frio como a quente.

Ettore (2011), apresenta que a laminação a frio é realizada para peças que necessitem de acabamento superficial superior e/ou a estrutura do material encruada que possibilite suportar maiores esforços mecânicos. Entretanto, existe a possibilidade da realização do recozimento para a redução da dureza e aumento da ductibilidade do material acabado.

No entanto, esse é um processo que apresenta riscos, Dieter (1981), afirma que os laminadores apresentam uma capacidade de carga muito grande nos motores, e dessa forma esmaga facilmente qualquer parte do corpo de uma pessoa. Sendo assim, durante a execução da aula experimental foram adotadas as medidas de segurança necessárias.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O experimento foi realizado nos laboratórios de Ensaios Mecânicos e de Conformação Mecânica no dia 17 de junho deste ano e consistiu na laminação à frio de uma amostra de aço 1010 recozido a 650º C por 60 minutos. Para tanto, utilizou-se de um durômetro de bancada, um paquímetro, uma escala de 1 metro, um laminador do tipo Duo reversível, dois alicates e uma guilhotina.

  1.  Etapas iniciais e preparação

Antes do processo de conformação, foi realizada na amostra uma medida de dureza utilizando um Durômetro de Bancada RockWell (Figura 1), configurado na escala B com carga de 100 kgf e penetrador esférico de aço temperado com diâmetro de 1/16 polegadas, e seu resultado foi registrado para futura comparação. Além disso, este ensaio deixa uma marca que auxilia na identificação da superfície a ser conformada.

[pic 3]

Figura 1- Durômetro RockWell.

Fonte: Autor.

[pic 4]

Figura 2- Alicate utilizado.

Fonte: Autor.

  1.  Processo de Laminação

A diminuição dos espaços entre os cilindros seguida da inserção da amostra na parte lisa do equipamento e a retirada da mesma no outro lado compõe um passe e, no caso do processo feito nesta aula prática, foi adotada a metodologia de, a cada 5 passes, parar o processo para aferir e registrar as alterações nas dimensões e dureza da amostra.

O primeiro passe, por não modificar a superfície da amostra, não foi considerado.

A metodologia sequencial dos processos (Figura 4) foi repetida até que se alcançasse a saturação das condições da amostra, ou seja, até que não houvesse variação significativa da dureza do metal entre cada conjunto de passes.

[pic 5]

Figura 3– Fluxograma da metodologia sequencial dos processos.

Fonte: Autor.

Durante este processo de laminação a frio, o comprimento e dureza da amostra aumentam e a espessura diminui significativamente, até um ponto de saturação da dureza, caracterizando o fim do processo de laminação à frio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (498.1 Kb)   docx (599.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com