TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOMAÇÃO PREDIAL: SISTEMA DE VISITANTES

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS[pic 1][pic 2]

CAMPUS MANAUS DISTRITO INDUSTRIAL

ENGENHARIA. DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

ALINE SOUSA DA SILVA

AUTOMAÇÃO PRESIAL:

SISTEMA DE VISISTANTES

MANAUS - AM

2018

ALINE SOUSA DA SILVA

AUTOMAÇÃO PRESIAL:

SISTEMA DE VISISTANTES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo/ Bacharel em Engenharia de Controle e Automação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial – IFAM/CMDI.

Orientador: Prof. Dr./Me./ Adriano Bruno dos Santos Frutuoso

.

MANAUS - AM

2018

RESUMO

SILVA, Aline. Automação Predial: Automação do Sistema de Visitantes. 2018. 10. Trabalho de Conclusão e Curso (Bacharel em Engenharia de Controle e Automação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Distrito Industrial. Manaus, 2018.

Este trabalho apresenta através da domótica/automação predial um sistema econômico, prático e sustentável para combater uma das maiores fontes de preocupação das pessoas que moram em condomínios, o acesso permitido pela portaria. Utilizando e aplicativos móveis para comunicação com a portaria e desenvolvendo um banco de dados local para registro de entradas no condomínio.

Palavras-chave: Domótica. Automação Predial. Segurança.;


ABSTRACT

SILVA, Aline. Building Automation: Visitors System Automation. 2018. 10. Completion and Course Work (Bachelor of Engineering Control and Automation) - Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Campus Manaus Industrial District. Manaus, 2018.

The paper presents through the home automation / building automation an economical, practical and sustainable system for the protection of one of the sources of interest of people living in condominiums, access reserved by the concierge. Using and running applications for communication with concierge and development of a local database for registration of entries without condominium.

Key Words: Home Automation. Building Automation. Safety.;


Lista de Ilustrações

Fotografia 1 - Livro de Controle de Acesso de Visitantes/Servidores        9

Fotografia 2 - Livro de Controle de Acesso de Visitantes/Servidores preenchido        9

Lista de Tabelas

Tabela 1 - Campos do livro de controle de acesso de visitante/servidor.        9

Listas de Abreviaturas

AGP - Agente de Portaria

APP – Aplicativo Móvel


Sumário

1. Introdução        6

1.1. Objetivo da Pesquisa        6

1.1.1. Objetivos Específicos        7

1.2. Justificativa        7

REFERÊNCIAS        8

APENDICE        9


1. Introdução

Pode-se definir automação como “qualquer sistema apoiado em computadores que vise substituir tarefas de trabalho humano e/ou que vise soluções rápidas e econômicas para as indústrias e os serviços modernos” (ARAUJO E SOUTO, 2012). Inicialmente a automação foi utilizada pensando em processos industriais visto que o objetivo principal era aumentar a produtividade e a padronizar a qualidade de produtos que até então eram realizados apenas por trabalho manual.

Com o passar do tempo e do avanço tecnológico disponível em inúmeras áreas, pôde-se começar a viabilizar a utilização de automação em outras áreas além da industrial, entre essas a automação residencial/predial, também chamada de domótica. Quando a domótica surgiu, com os primeiros edifícios na década de 80, pretendia-se controlar a iluminação, as condições climáticas, a segurança e a interligação desses fatores. Atualmente este setor da automação teve grande desenvolvimento tendo em vista suas vantagens bem aparentes como a total adaptação de um ou mais ambientes inteligentes ao gosto de cada indivíduo, consequentemente oferecendo maior conforto, informação e segurança.

As edificações comerciais e residenciais estão sendo construídas procurando atender essas demandas da domótica que são crescentes e estão cada vez mais exigentes, o que vem obrigando os projetistas a buscarem novos sistemas para atender as demandas de serviços e controles necessários à operação diária dessas edificações.

Sistemas relacionados com a segurança e a sua eficiência estão entre os itens mais procurados nesta área (MURATORI, 2011), tanto prédios residenciais quanto comerciais tem investido cada vez mais em itens de segurança, sejam circuitos fechados de televisão, empresas de vigilâncias, cercas eletrificadas ou sistemas de segurança monitorados, porém mesmo com todas essas possibilidades as notícias de invasões principalmente em condomínios residenciais estão sempre nos noticiários segundo uma reportagem do G1 em São Paulo ouve um aumento de 172% nos roubos e furtos a condomínios na capital paulista entre os anos de 2015 e 2016. Um artigo no site CondomínioSC aponta que o ponto mais vulnerável dos condomínios é a portaria e o controle de acesso,  “É por ali que entram e saem todos os moradores, prestadores de serviços e visitantes. É também por ali, motivado pela falta de estrutura técnica e organizacional, que entram as ameaças”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (487.6 Kb)   docx (411.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com