TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL DE BAIXO

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

JACAREÍ

2017


MARCOS VINÍCIUS DE SOUZA [pic 6]

[pic 7]

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL DE BAIXO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Controle e Automação Anhanguera – SP.

Orientador: ANDERSON DONISETI DE ARAUJO


JACAREÍ

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1        O Problema        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 Objetivo Geral ou Primário        5

2.1        Objetivo específicos e secundários        5

3        JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10

APÊNDICE        11

ANEXO        12


1 INTRODUÇÃO

Todo o texto com fundo amarelo é explicativo, e ele deve ser apagado depois de lidas as considerações de cada item.

Digite aqui a apresentação do seu projeto, com a contextualização do tema. Explique brevemente do que trata a proposta da pesquisa. Não há necessidade da presença de citações, mas se forem realizadas devem constar nas referências.

Lembre-se de que o “Projeto” é uma proposta que você irá apresentar na sua instituição e, se aceito (aprovado), você realizará a pesquisa propriamente dita no momento de elaborar o TCC.

É essencial que o você leia o “manual do aluno” para que compreenda cada etapa da realização de seu trabalho e as atividades previstas. Cada atividade entregue deve conter todos os itens que foram desenvolvidos nas tarefas anteriores.

A contagem das páginas começa a partir da folha de rosto, mas os números das páginas só aparecem a partir da introdução. Este modelo já está formatado desta forma.

Acesse no AVA o material de apoio disponibilizado, e procure seu tutor sempre que necessário.

  1. O Problema

Muitas vezes tarefas simples de nosso dia-a-dia como (abrir a janela, ligar as luzes, fechar a portar e etc.) são um obstáculo para pessoas com deficiência física e pessoas idosas. A automação residencial possui alguns sistemas independentes que podem ajudar no auxílio para que esses obstáculos não sejam impactantes na vida dessas pessoas (http://luxcontrol.com.br/automacao-residencial/automacao-e-acessibilidade-conforto-e-praticidade-para-pessoas-com-deficiencia/1939/).

Existem sistemas automatizados mas independentes, no caso são sistemas que realizam apenas uma ação (Ex: sistema de monitoramento) e existem sistemas integrados, que são sistemas realizam diversas ações (Ex: sistemas de monitoramento, controle de temperatura ambiente, controle de iluminação entre outros controlados por um microprocessador). Esses sistemas possuem uma diferença em seu valor pois sistemas integrados são mais caros. O grande problema desse trabalho se constitui em como exemplificar um estudo de um sistema de automação residencial integrado que se possa ser de baixo custo mas de qualidade e acessível para idosos e deficientes?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

O objetivo geral deste trabalho é elaborar um estudo e pesquisa de um sistema de automação residencial integrado que possa cumprir tarefas básicas do dia-a-dia, gerando conforto e segurança voltada a pessoas com deficiência e idosos e sendo de baixo custo.

  1. Objetivo específicos e secundários

Pesquisar quais as tarefas que automatizadas possam gerar um certo conforto e comodidade as pessoas com deficiências e aos idosos.

Pesquisar um microcontolador que possa executar comandos dado pelo usuário e rede de comunicação entre o microcontrolador e o controle(smartphone).

Desenvolver uma pesquisa de um aplicativo software mobile possa se comunicar com arduino, proporcionando ao usuário dar comandos de ações por seu smartphone;

Fazer o estudo da verificação e o controle de abertura e fechamento de portões eletrônicos, ligar/desligar de iluminação de diversos cômodos, controle de temperatura ambiente (por ar condicionado) e as câmeras de monitoramento entre outras ações da pesquisa estudada;

Pesquisar os tipos de equipamentos que compõem esse sistema de automação residencial, e como elaborar um projeto de baixo custo;


  1. JUSTIFICATIVA

A automação residencial economicamente é um mercado que está em crescimento, muitas pessoas tem adquirido este sistema. Levando em relação ao tema deste trabalho, levando o foco do estudo da domótica de baixo custo para deficientes e idosos é uma coisa que pode ser totalmente fundamental no cuidado com essas pessoas, pois neste caso uma pessoa que precisa ser monitorado(a), os médicos podem ter um aplicativo no celular que tem acesso a câmeras de monitoramento da casa e assim através do celular pode se ter este acompanhamento, até o próprio usuário pode ter o controle em acender apagar luzes, abrir e fechar portões, ter acesso ao monitoramento da casa, abrir janela, controlar o climatização da casa e mandar um sinal de pedido de socorro para um médico ou outra pessoa através do aplicativo do celular.

São algumas tarefas simples e básicas que podem fazer total diferença na vida dessa pessoas que enfrentam alguns obstáculos do dia-a-dia, principalmente de quem cuida delas, que possam ter um acompanhamento mais amplo pois também podem ter acesso as câmeras de monitoramento, e assim mesmos a distância também podem utilizar alguma função da “casa inteligente” executando comandos pelo aplicativo, essa tecnologia é de um avanço e tanto na cuidado dos deficientes e idosos. O foco em estudar este sistema automatizado de baixo custo se dá pelo fato dos gastos que uma família tem para cuidar de um idoso ou deficiente são elevados e com isso não teriam dinheiro para comprar um sistema de domótica controlado por um aplicativo em um celular, devido isso o estudo de um sistema que possa sair mais barato para as pessoas terem mais acesso a esta tecnologia em compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (235.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com