TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOMAÇÃO SISTEMA DE CHAPISCO EM MOENDA

Por:   •  17/10/2017  •  Monografia  •  3.175 Palavras (13 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

vanderlei gonçalves[pic 2]

[pic 3]

[a][b][c]

LEME

2017


 VANDERLEI GONÇALVES[pic 4]

AUTOMAÇÃO SISTEMA DE CHAPISCO EM MOENDA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia de Controle e Automação

Orientador: Sérgio Antônio Tamiazo

 

LEME

2017


AUTOMAÇÃO SISTEMA DE CHAPISCO EM MOENDA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia de Controle e Automação

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Leme 16 de Setembro de 2017

GONÇALVES, Vanderlei: Automação Sistema de Chapisco em Moenda (2017). 2 fls.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Anhanguera Educacional, Leme, 2017.

RESUMO

Com base em avaliações, este trabalho tem como objetivo demonstrar de forma conclusiva os benefícios que a automação no sistema de chapisco em uma moenda pode trazer ao processo. Desde a redução de custo em material, mão de obra e manutenção, passando pela melhora da qualidade de trabalho e segurança do colaborador, até chegar no aumento da produtividade, resultado do aumento da eficiência na extração do caldo. [d]Pode – se tratar esse tipo de automação como um grande passo para a melhora significativa do processo.Com a instalação do robô chapiscador o processo onde havia vários funcionários agora vai se disponibilizar somente dois, trazendo segurança e confiabilidade ao processo.

Palavra-chave: Aumento de produção; Redução de custo; Qualidade de trabalho; Segurança do trabalhador.


GONÇALVES, Vanderlei: Automação Sistema de Chapisco em Moenda (2017). 7 fls.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Anhanguera Educacional, Leme, 2017.

ABSTRACT

Based on evaluations, this work aims to demonstrate conclusively the benefits that the automation in the system of slab in a mill can bring to the process. From the reduction of cost in material, labor and maintenance, through the improvement of the quality of work and safety of the employee, until arriving at the increase of productivity, result of the increase of the efficiency in the extraction of the broth. One can treat this type of automation as a big step for the significant improvement of the process. With the installation of the robot plating the process where there were several employees will now only make two available, bringing safety and reliability to the process.

Key-words: Increase in production; Cost reduction; Quality of work; Worker safety.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................1

1. VANTAGENS EM SISTEMA AUTOMATIZADO NO CHAPISCO DE MOENDA.........................................................................................................2

1.1   AVALIAÇÃO ECONÔMICA E VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO..........2-3

1.1.1        Relação entre o trabalho manual e o automatizado...........................3[e][f]-4-5-6-7

REFERÊNCIAS...............................................................................................8



INTRODUÇÃO[g][h]

Atende- se uma necessidade do processo, com base em estudos preliminares, esses trabalhos têm como finalidade mostrar a automatização de um sistema de chapisco em rolos de moenda. Mostrando a necessidade da automação no processo e seus benefícios. Um desses benefícios são: o aumento da produtividade, qualidade, eficiência, rentabilidade e melhor procedimento de trabalho. Reduzindo custo efetivo de material e mão de obra, aumentando a vida útil da máquina, além de obter melhores resultados relacionados a extração e redução do tempo útil de trabalho.

Pois a maior dificuldade de desenvolver o chapisco é a questão da segurança do chapiscador, pois o mesmo está sujeito a vários perigos como: choques, gases provenientes da solda, temperatura elevada de trabalho, entre outras.

Com base nisso as empresas do ramo desenvolveram um robô onde trabalha em regime constante, (trabalha 24horas durante a safra), que depende unicamente de um operador para parametrizar, colocá-lo em operação e monitorar o seu funcionamento. O mesmo não têm contato nenhum contato direto, monitorando o robô a distância por um computador portátil.

Seu custo benefício é relevante levando em consideração que para desenvolver o chapisco manual dependendo da moenda é necessário de 12 á dezoito pessoas e com a tecnologia robótica é no máximo três. A economia de material é grande e o resultado da extração é bem considerável.


1 – Vantagens em um sistema automatizado no chapisco de moenda

Com o aumento das tecnologias e a necessidade cada vez maior do aumento dos níveis de produção com custos cada vez mais reduzidos a automatização de processos está cada vez mais requisitada, devido eficiência, comodidade segurança e produtividade. O que leva no caso de empresas do ramo sucroalcooleira a necessidade de melhorar o sistema de chapisco de suas moendas levando em consideração o resultado final em produtividade e lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (486.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com