TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA TÊXTIL PARA TRATAMENTO EM PLANTA PILOTO

Por:   •  13/4/2020  •  Artigo  •  3.555 Palavras (15 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 15

AVALIAÇÃO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA TÊXTIL PARA TRATAMENTO EM PLANTA PILOTO 4.0

 [PRISCILA M. DOS SANTOS SPATA]1

ORIENTADORES: [LUIZ CARLOS ASSUMPÇÃO]1 [MICHELLE REICH]1 

1Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Faculdade SENAI CETIQT), Rua Magalhães Castro, 174, Riachuelo, CEP: 20961-020 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

RESUMO

Com o crescimento humano, a poluição e alguns problemas ambientais se tornaram recorrentes. Isso ocorre devido aos resíduos de atividades industriais serem despejados muitas vezes de maneira incorreta. Não havendo um tratamento para diminuir seu impacto ambiental ou a sua reutilização as consequências podem ser devastadoras causando grandes danos à natureza e aos seres humanos, obrigando a buscar maneiras alternativas para amenizar esses resultados e diminuir os impactos no nosso planeta. A indústria têxtil é uma grande consumidora de água e produtos químicos no Brasil, e é considerada a maior poluidora de água potável (MATHEW et al., 2019). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo implementar a indústria 4.0 no tratamento de efluentes da indústria têxtil, a fim de otimizar e aprimorar esse processo. Para isso, foi feito um estudo bibliográfico dos tratamentos de efluentes usados atualmente no setor têxtil, além da visita a estação de tratamento de efluentes do Senai CETIQT. Como também afim de realizar um comparativo dimensional em uma estação de tratamento de efluentes em uma indústria têxtil, afim de se obter conhecimento prático e teórico. Por fim, foi analisado e proposto a adição de alguns pilares da indústria 4.0 no diagrama da planta piloto da ETE do Senai CETIQT.

Palavras-chave: Indústria 4.0, Efluentes, Indústria Têxtil

ABSTRACT

With human growth, pollution and some environmental problems can occur. This is due to waste from industrial activities that is often discharged incorrectly. Not having a treatment to reduce its environmental impact or reuse, as the consequences can cause serious damage to nature and humans, forcing us to look for alternative ways to mitigate these results and lessen the impact on our planet. A textile industry is a major consumer of water and chemicals in Brazil and is considered the largest polluter of drinking water (MATHEW et al., 2019). Thus, the present work aims to implement industry 4.0 in the wastewater treatment of the textile industry, in order to optimize and improve this process. For this, a bibliographic study of the effluents currently used in the textile sector was made, as well as a visit to the Senai CETIQT wastewater treatment plant. As well as to perform a dimensional comparison in a wastewater treatment plant in a textile industry, in order to gain practical and theoretical knowledge. Finally, an addition of some industry 4.0 pillars was analyzed and proposed in the pilot project diagram of the Senai CETIQT Wastewater Treatment Plant.

Keywords: Industry 4.0, Effluent, Textile Industry

INTRODUÇÃO

        São inúmeras as consequências causadas pela poluição humana devido ao descarte incorreto de efluentes de atividades industriais. Atualmente, se está em constante busca por meios alternativos para reverter esses efeitos negativos sobre o planeta Terra e seu ecossistema. Necessitando cada vez mais investir em tecnologia verde e em pesquisas para procurar opções para substituir nossa tecnologia poluidora, nossas matérias-primas não renováveis e assim diminuir os danos ambientais.

A indústria têxtil é a maior consumidora de água potável, pois ela necessita de grande quantidade de água e utiliza muitos produtos químicos nos seus processos industriais, muitas vezes inviabilizando usos posteriores dessa água. O resíduo gerado é extremamente complexo e poluente, pois possui em sua composição metais pesados, compostos orgânicos e inorgânicos, um elevado nível de sal e sólidos em suspensão ou dissolvidos, entre outros (MATHEW et al., 2019).

Com isso o objetivo deste trabalho é implementar tecnologias disruptivas, representativas da revolução industrial 4.0 no tratamento de efluentes da indústria têxtil, a fim de otimizar e aprimorar esse processo.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1 - Indústria 4.0        

       Também conhecida como manufatura avançada, a Quarta Revolução Industrial, é baseada em sistemas cyber físicos que possibilitam a conectividade entre máquinas, pessoas e processos industriais, criando assim fábricas muito mais inteligentes, flexíveis, dinâmicas e ágeis. Produtos e serviços serão potencializados com a inclusão de capacidades digitais, pela utilização de novos materiais mais inteligentes, softwares capazes de monitorar em tempo real afim de fornecer dados de funcionamento e resultados de desempenho para serem corrigidos em tempo real (COELHO, 2019).

       Os requisitos da indústria 4.0, de acordo com Pasini (2018) são:

- Interoperabilidade: quando todos os ambientes industriais se comunicam através das redes.

- Virtualização: os dados dos processos e equipamentos físicos são transmitidos para os modelos virtuais e simulações para reprodução em ambientes reais e virtuais.

- Descentralização dos controles dos processos produtivos: onde os computadores junto com a internet das coisas são responsáveis pelas tomadas de decisões.

- Adaptação da produção em tempo real: Analise dos dados em tempo real permitindo que a produção seja alterada.

- Orientação a serviços: Dados e serviços disponíveis em rede aberta, assim tornando a internet das coisas mais complexa.

       Dessa forma, a customização dos processos de produção, operação e o produto final serão mais flexíveis e passiveis de adaptação de acordo com os clientes e suas especificações exigidas (PASINI, 2018).

1.1 – Histórico de Revoluções Industriais

  • 1a Revolução Industrial:

A Primeira Revolução Industrial ocorreu entre 1760 a 1840 na Inglaterra, onde ocorreu pela transição da manufatura e processos artesanais para a produção por máquinas utilizando o carvão e a energia a vapor (PASINI, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (468.4 Kb)   docx (293.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com