TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO NORMAS ISO 14000

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

AVALIAÇÃO CRÍTICA DAS NORMAS ISO 14001:2004 E ISO 14004:1996

CAXIAS DO SUL

2013

Exercício 1 - Para leitura, conhecimento e sistematização. Para conhecer melhor os conteúdos das normas de Gestão ambiental da série ISO 14000 é imprescindível a leitura e interpretação da normas ISO 14001 e 14004. Durante a leitura identifique os requisitos necessários à implementação das normas dentro de uma organização. Com base na divisão de temas destacados, apresente uma avaliação crítica da norma contendo o seguinte:

Temas a serem avaliados: 1- estrutura e responsabilidade, 2- treinamento, conscientização e competência, 3-comunicação, 4-documentação do sistema de gestão ambiental, controle de documentos e registros, 6-auditoria do sistema de gestão ambiental.

1 - Estrutura e responsabilidade

A Norma ISO 14001/2004 especifica os requisitos para que um sistema de gestão ambiental capacite uma organização a desenvolver e implementar uma política e objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos aplicados a todos os tipos e portes de  organizações.

O sucesso desse sistema depende do comprometimento de todos os níveis e funções e especialmente da alta administração.  Cabe a alta administração definir a Política Ambiental da organização e assegurar que os requisitos do sistema de gestão ambiental sejam estabelecidos, implementados e mantidos de acordo com a norma.

Além disso, a corporação deve possuir um bom nível organizacional, uma estrutura sólida e colaboradores comprometidos. Um sistema de gestão ambiental eficaz é definido por funções, responsabilidades e autoridades que devem ser definidas, devidamente registradas e reportadas ao público alvo.

Os representantes de gestão, nesse caso, possuem um papel e responsabilidade específicas, sendo o mais importante, o relato do desempenho dos SGA à alta gerência. Este relato implica em análises uma vez que o relatório será usado na hora de se tomar decisões durante a revisão da gestão.

2 - Treinamento, conscientização e competência

A base do sucesso de um sistema de gestão ambiental está na comunicação e na reprodução das informações à todos os níveis organizacionais. Os profissionais responsáveis pela gestão devem mobilizar e conscientizar a todos da importância do meio ambiente sadio dentro da organização e do reflexo desse cuidado como sistema de gestão.

A política ambiental, programas, objetivos e metas devem estar ligados de uma forma que o colaborador se sinta integrante do SGA. O colaborador deve perceber a importância de suas ações e responsabilidades perante o SGA e, ao mesmo tempo ter o conhecimento do possível impacto ambiental causado pelo exercício de suas atividades.

É importante salientar que há um requisito na cláusula que exige que os indivíduos tenham uma maior consciência dos impactos ambientais de suas atividades de trabalho, não sendo suficiente que apenas conheçam os aspectos.

O mais importante, quando se trata de gestão, é ter indivíduos capacitados e para que isso seja possível é necessário que eles tenham experiência, boa formação ou treinamento.  A organização deve determinar qual a capacitação necessária e fornecer essa capacitação na forma de treinamento para aqueles que possuam uma atividade passível de gerar um impacto significativo.

Segundo a norma, a organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para fazer com que as pessoas que trabalhem para ela ou em seu nome estejam conscientes:

a) da importância de se estar em conformidade com a política ambiental e com os requisitos do sistema da gestão ambiental;

b) dos aspectos ambientais significativos e respectivos impactos reais ou potenciais associados com seu trabalho e dos benefícios ambientais proveniente da melhoria do desempenho pessoal,

c) de suas funções e responsabilidades em atingir a conformidade com os requisitos do sistema da gestão ambiental;

d) das potenciais conseqüências da inobservância de procedimento(s) especificado(s).

3 – Comunicação

Este item diz respeito à comunicação interna e externa que devem ser gerenciadas pela organização. O requisito nesta cláusula relacionado à comunicação interna é bastante simples e o SGA deve definir como será o procedimento adotado. Isto inclui comunicação verbal, escrita e eletrônica e a utilização de ferramentas como quadros de avisos, boletins informativos e televisão.

Com relação à comunicação externa, a organização deve responder à comunicações (reclamações) de partes externas interessadas através de um procedimento e registrá-lo. A comunicação externa não deve ficar restrita a reclamações, devendo abranger também informações relativas a exigências de clientes, fornecedores e partes interessadas.  Caso a organização decida realizar a comunicação externa de seus aspectos ambientais significativos, devem ser fixados métodos e estes devem ser documentados.

Isso faz com que a organização pense mais sobre o que ela quer comunicar, o que ela espera alcançar com isso e a melhor forma de fazê-lo.

4 - Documentação do sistema de gestão ambiental, controle de documentos e registros

É nesta etapa que o compromisso para com a prevenção da poluição e o cumprimento dos requisitos legais são gerenciados. Os meios pelos quais esses compromissos serão atingidos são os procedimentos e instruções de trabalho que previnem os aspectos ambientais identificados de gerar um impacto.

Os procedimentos e as instruções de trabalho devem ser projetados não apenas para estabelecer o controle e como este será alcançado, mas também para definir o resultado pretendido daquele controle. Eles devem apresentar a possibilidade de, através de critérios de operação definidos, serem monitorados, o que quer dizer que registros são mantidos para demonstrar conformidade para com a instrução e para que o controle seja realizado com sucesso.

A importância de se criar registros e mantê-los é a base de demonstração da eficácia do sistema para que se possa atingir a política e os objetivos da organização e a conformidade com a norma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com