TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVANÇO TECNOLOGICO E CONFLITOS DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

Ensaios: AVANÇO TECNOLOGICO E CONFLITOS DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  4.527 Palavras (19 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. DESENVOLVIMENTO 5

2. PLANEJAMENTO ESTRATEGICO 7

2.1 VISÃO FUTURISTA 8

2.2 REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO 8

2.3 A IMPORTÂNCIA DO USO EFICIENTE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO 9

3. CONFLITOS ORGANIZACIONAL 10

3.1 O IMPACTO DAS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS 12

3.2 SABER LIDAR DE FORMA INTELIGENTE COM AS PESSOAS 13

4. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO 14

CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 19

Introdução

Nesta sociedade tecnológica em que vivemos, cada vez mais é acelerado o processo de inovação e por isso é importante ter visão futurista e estar atento às mudanças para poder compreendê-las, aceitá-las e socializá-las.

É preciso conhecer o passado, para entender o presente e melhorar o futuro. Analisando o passado ele nos remete a atual sociedade em que vivemos: a Sociedade da Informação, Tempos atrás, homens sobreviviam de caça, pesca e elementos fornecidos pela natureza. A velocidade da troca de experiências entre os indivíduos era muito lenta. Uma grande transformação surgiu para mudar esse panorama pré-histórico: a Revolução Agrícola.

Anos depois, surge uma nova revolução: a Revolução Industrial, a velocidade de disseminação do conhecimento começava a acelerar, com o surgimento das máquinas a vapor, em seguida dos trens e logo depois dos automóveis, consolidaram o domínio dos homens sobre as máquinas.

Hoje vivemos a Revolução do conhecimento, o impacto das transformações tecnológicas das redes de computadores, da microeletrônica, das telecomunicações, internet, skype, facebook, e-mail, pode ser visto na educação, no entretenimento e no trabalho.

A informação e o conhecimento são as armas no mercado, a importância do uso eficiente da informação e do conhecimento é o diferencial para detectar a forma, mas eficaz para que através da busca possa transformar essa informação em conhecimento, com o objetivo de obter um melhor posicionamento no espaço competitivo em que vivemos.

Uma das maiores missões de qualquer administrador é saber lidar de forma inteligente com as pessoas, evitando que os desgastes afete negativamente a produtividade. A gestão de pessoas tem um papel importante em todas as áreas, preservando a harmonia no ambiente de trabalho, evitando possíveis conflitos melhorando assim o relacionamento entre os colaboradores da empresa.

1. DESENVOLVIMENTO

O valor ético e moral dentro de uma grande empresa devem ser considerados como base de apoio e sustentação dando exemplo a seus colaboradores, de acordo com o artigo disponibilizado o HSBC foi condenado a pagar uma indenização de R$ 67.500.000,00, por danos morais e coletivos, por ter espionado 152 colaboradores entre os anos de 1999 e 2003.

O Ministério Público do Trabalho alegou com base em testemunhas que o dossiê exposto pelo banco, violava “brutalmente” os direitos fundamentais à intimidade e à vida privada de seus colaboradores que estavam afastados por motivos de saúde,

As humilhações pela a qual as pessoas passaram, por terem sua privacidade invadida, sua imagem seu caráter expostos a todos em geral. Causou grande conflito, a empresa não se preocupou com os danos psicológicos apenas com as causas financeiras.

As estratégias usadas na empresa que feriram os valores éticos dos funcionários foi inadmissível, incontestável e imoral, por partir de uma empresa importante com grandes princípios no mundo, espionar os lixos, montar estratégicas usando argumentos fúteis para ter prova e contestar que estavam certos feriu os direitos alheios, descaracterizando assim os valores e seus princípios da instituição. Nada justifica a humilhação pela o qual foram infligidos.

1.1 VALOR ETICO E MORAL

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Então o significado de Moral e Ética são:

• Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano, está tem caráter obrigatório.

• Ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social e o caráter da pessoa.

Enfim, Ética e Moral são os maiores valores que o homem pode levar para dentro de uma empresa. Ambos significam "respeitar", formados em uma mesma realidade.

1.2 VELOCIDADE NA TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Por muito tempo, a velocidade de propagação dos conhecimentos e informações, e a troca de experiências entre os diversos indivíduos ou entre grupos distintos eram demasiadamente lentas. Com o passar dos anos, com a mudança e transformação desse panorama pré-histórico: a Revolução Agrícola. As mudanças resultantes desse processo foram profundas e, dentre elas, a domesticação de animais teve um significado essencialmente importante: o deslocamento humano por longas distâncias foi incrivelmente facilitado. E, nesse contexto, a velocidade de propagação de conhecimentos e informações começava a se acelerar.

O homem um ser intelectual, com suas idéias, inovações, invenções, trocas de informações, experiências em querendo sempre mais, com muitos estudos e com sua inteligência criou a tecnologia;

Ao mesmo tempo em que o homem evolui criando e descobrindo novas tecnologias, o mesmo se torna dependente dela. Hoje até para tomar um ônibus está empregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com