TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos na Gestão de Pessoas na Construção Civil: Um Estudo Descritivo

Por:   •  1/7/2017  •  Resenha  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: João Pedro Soares Neto              

IFAL- 1° Período- Engenharia Civil

Assunto: Resumo: Conflitos na Gestão de Pessoas na Construção Civil: Um Estudo Descritivo

       O presente estudo sobre os conflitos na gestão de pessoas na construção civil tenta: (I) identificar quais tipos de conflitos estão se originando pelas relações de hierarquia na gestão da obra; (II) como esses conflitos estão se desenvolvendo pela obra entre os engenheiros e colaboradores; (III) porque tais conflitos podem atrapalhar a conclusão com êxito do projeto; (IV) quais tipos de estratégias podem ser sugeridas para que o conflitos possam diminuir ou serem contornados, com intuito de que a construção tenha mais possibilidades de ser concluídas com êxito.  Com finalidade de entender e esclarecer esses tais problemas foram feitas pesquisas bibliográficas que inicialmente visaram artigos, trabalho e estudos que retratavam o assunto. Com mais domínio no assunto, 15 questionários foram feitos e aplicados individualmente para 51 engenheiros na cidade do Rio de Janeiro em horários de trabalhos dos próprios profissionais da área (para aqueles que se disponibilizaram a ajudar nesse estudo) buscando os tipos de conflitos enfrentados no campo. Após um prévio levantamento dos dados obtidos, formulou-se que, a gestão de conflitos mesmo sendo um problema para a empresa, tem sido pouco estudada, mas espera-se que esse estudo contribua para uma melhoria desses problemas. Por fim ao reunirem todos os dados concluíram que os problemas que mais se originam na gestão de pessoas na construção civil foram conflitos: (I) de comunicação: (II) de relacionamentos; (III) sobre domínio de conhecimento técnico na área; (IV) de comportamentos; (V) culturais; (VI) horizontais (exercício de outra função no mesmo meio de trabalho); (VII) escassez de estudo na área de gestão de pessoas. Foi comprovado que muito dos conflitos são gerados por vários fatores seja, através do modo de direção do engenheiro com seu subordinado, nível de conhecimento técnico, falta de estudo na área de gestão, além de conflitos que acontecem não só na construção, mas sim em qualquer outra área de gestão de pessoas. Com efeito, de, extinguir ou amenizar esses conflitos foram propostas algumas recomendações, dentre elas pode-se citar a criação de uma política de treinamento, mais rigor na avaliação do candidato a ser escolhido para tal função, ao observar o conflito tentar achar uma solução na qual priorize a dignidade do(s) envolvido(s) tendo fim, um convivo harmônico, entre outras, na qual mesmo que os envolvidos tenham funções diferentes, sejam tratados com mesmo nível de importância.

Palavras-chave: Engenharia Civil, Conflitos engenheiros- colaboradores, gestão da obra e de pessoas, Conflitos na construção civil, Problemas causados na obra

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

TAVARES, A. S; LONGO, O. C. Conflitos na Gestão de Pessoas na Construção Civil: Um Estudo Descritivo. Niterói – RJ, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com