TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade E Usabilidade

Exames: Acessibilidade E Usabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

A usabilidade pode ser definida como o estudo ou a aplicação de técnicas que proporcionem a facilidade de uso de um dado objeto, no caso, um site. A usabilidade busca assegurar que qualquer pessoa consiga usar o site e que este funcione da forma esperada pela pessoa. Em resumo, usabilidade tem como objetivos a:

• facilidade de uso;

• facilidade de aprendizado;

• facilidade de memorização de tarefas;

• produtividade na execução de tarefas;

• prevenção, visando a redução de erros;

• satisfação do indivíduo.

Para a usabilidade o ponto de partida do desenvolvimento é o usuário. Usuário é o termo técnico utilizado em usabilidade para referir-se a cada pessoa que utiliza o objeto em questão por meio de uma interface.

A interface é o meio pelo qual a pessoa intervém, dialoga, modifica o objeto da interação (no caso, um site). Se a interface é fácil de aprender, simples, direta e amigável, a pessoa estará inclinada a fazer uso da mesma. Desenvolver sites com usabilidade é pensar do ponto de vista do cidadão.

Já a acessibilidade à web refere-se a garantir acesso facilitado a qualquer pessoa, independente das condições físicas, dos meios técnicos ou dispositivos utilizados. No entanto, ela depende de vários fatores, tanto de desenvolvimento quanto de interação com o conteúdo. O processo para desenvolver um sítio acessível é realizado em três passos:

1) Seguir os padrões web: Para se criar um ambiente online efetivamente acessível é necessário, primeiramente, que o código esteja dentro dos padrões Web internacionais definidos pelo W3C. Os padrões de desenvolvimento Web do W3C, ou Web Standards, são um conjunto de recomendações que visa padronizar o conteúdo Web, possibilitando melhores práticas no desenvolvimento de páginas da Web.

2) Seguir as diretrizes ou recomendações de acessibilidade: As diretrizes ou recomendações de acessibilidade explicam como tornar o conteúdo Web acessível a todas as pessoas.

3) Realizar avaliação de acessibilidade: Após a construção do ambiente online de acordo com os padrões Web e as diretrizes de acessibilidade, é necessário testá-lo para garantir sua acessibilidade. No caso dos padrões Web, há um validador automático disponibilizado pelo próprio W3C (ver seção de Recursos). No que diz respeito às diretrizes de acessibilidade, é necessário realizar, inicialmente, uma validação automática através de validadores, que são softwares ou serviços online que ajudam a determinar se um site respeitou ou não as recomendações de acessibilidade, gerando um relatório de erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com