TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes com Material Biológico

Por:   •  4/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 4

Vimos na Unidade 6, “Acidentes com Material biológico”, como são comuns os acidentes com material biológico com trabalhadores dos serviços de saúde. Considerando a leitura do Capítulo 4, desta Unidade, favor hipotetizar três acidentes:

1. Trabalhador, enfermeira da UTI, ao colher sangue de paciente no leito, foi reencapar a agulha após a coleta e perfurou a ponta de seu dedo com a agulha.

2. Trabalhador de lavanderia hospitalar, setor de roupas sujas e contaminadas, ao pegar um lençol, perfurou o dedo com agulha perdida no lençol.

3. Trabalhador do preparo de nutrição parenteral (nutrientes por via venosa), durante o preparo, espetou com agulha o dedo.

Faça uma análise dos três acidentes e como se deveria diferenciar a condução desses casos após a ocorrência, com relação ao risco de contaminação por agentes biológicos.

Bom trabalho!

Os três são riscos biológicos.

O   primeiro   foi   um   acidente   com   perfurocortante,   com   contaminação.   Porém

o  paciente  portador da  amostra  que   fez a   contaminação  conhecido. Nesse  caso,  o

protocolo   diz   que   devemos   testar   o   paciente   para   algumas   moléstias   infecciosas,

entre elas o HIV. Para assim definir qual será o tratamento adequado

Os três são risco biológicos

O primeiro foi um acidente ocasionado por material perfurocortante, com contaminação. Neste caso o paciente portador da amostra que fez a contaminação é conhecido, e neste caso o protocolo diz eu deve ser testado o paciente para algumas moléstias infecciosas, entre elas o HIV, para que seja definido qual o tratamento adequado.

No segundo acidente, temos alguns problemas, pois não sabemos de quem era os lençóis, ou seja paciente desconhecido. Sendo assim o tratamento será mais complexo, partindo do pressuposto que a fonte da amostra podia estar contaminada, já que não como testar o paciente fonte.

O último, foi um acidente com perfurocortantes, mas sem contaminação com secreção de outro paciente, e assim, não á contaminação com secreção biológica.

Paciente conhecido:

[pic 1]

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (739.8 Kb)   docx (930.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com