TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Trabalho Escolar: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  5.830 Palavras (24 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 24

ESCOLA SISTÊMICA

A teoria sistêmica surgiu em 1950 após a Segunda Guerra Mundial, criada através de estudos do Biólogo Alemão Ludwig Von Bartalanffy.

No ano de 1956, após a publicação de sua teoria, surgiram diversos autores em diversas linhas de estudo.

Após o conflito mundial, surgiu uma conscientização sobre as percepções do conhecimento e da ciência, então mais ramos de conhecimento que eram estranhos entre um aos outros, começaram a sair do isolamento e passaram a buscar mais e mais sobre a sua base de origem e o que tinham em comum.

Mas isso não quer dizer que todas as ciências tratassem de um mesmo objeto de estudo.

O que se foi percebendo é que muitos desses princípios e conclusões, valiam para várias ciências, na medida que todos os tratavam como objetos que podiam ser entendidos como sistemas, fossem eles químicos, físicos e psicológicos.

Os diversos ramos do conhecimento constituíram assim parte de um sistema maior, podendo ser explicados parcialmente por regras gerais aplicáveis a todos.

ESTUDOS ABORDAGEM SISTEMICA

A teoria se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração.

Assim os diversos ramos de conhecimento, passaram a tratar seus objetivos de estudo como sistemas. Dentre eles está a administração.

A abordagem sistêmica trata- se de três escolas principais:

Cibernética e administração.

Teoria Matemática da administração

Teoria de Sistemas

CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

Criada por Norbert Wiener entre os anos de 1943 a 1947, justamente na época que foi criada o primeiro computador de que se tem notícia.

Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja animal (Homens e seres vivos) ou maquina, baseada na comunicação (transferência de informação).

Campos de estudo da Cibernética

O campo de estudo da Cibernética são os sistemas, ou seja qualquer conjunto de elementos que estão dinamicamente interligados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entrada (informação, energia e matéria) e fornecendo saídas (informação, energia e matérias) processadas.

No caso da administração, por exemplo, a cibernética pode envolver estudos sobre: pessoas, áreas, departamentos, unidades de negócios, empresas, grupos empresariais, etc.

A cibernética também está associada ao uso de sistemas de comunicação e consequentemente aos seus componentes, que são vitais para troca de informações da organização com o ambiente e dentro dela mesma.

Teoria Matemática da Administração

A Teoria Matemática aplicada aos problemas administrativos é mais conhecida como Pesquisa Operacional.

A Teoria Matemática tem ênfase no processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, deslocando a ênfase na ação para a ênfase na decisão que antecede a ação.

Destaca-se em relação às outras por demonstrar um estudo mais aprofundado de técnicas estatísticas e matemáticas aplicadas às organizações; ela faz parte da abordagem sistêmica da Administração.

Necessidade de Modelos Matemáticos em Administração

A Teoria Matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa. A criação de modelos matemáticos volta-se principalmente para a resolução de problemas de tomada de decisão. O modelo é usado geralmente como simulação de situações futuras e a avaliação da probabilidade de sua ocorrência.

Os modelos proporcionam um valioso instrumento de trabalho para a administração lidar com problemas.

Os problemas podem ser classificados em dois grandes grupos:

 Problemas estruturados: é aquele que pode ser perfeitamente definido, pois suas variáveis principais - como os vários estados da natureza, ações possíveis, possíveis consequências - são conhecidas.

 Problemas não estruturados: é aquele que não pode ser claramente definido, pois uma ou mais de suas variáveis é desconhecida ou não pode ser determinada com algum grau de confiança.

Teoria dos Sistemas

Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes; um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado e cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente.

Bertalanffy criticava a visão que se tem do mundo dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, sociologia, etc. São divisões arbitrárias, com fronteiras solidamente definidas, e com espaços vazios entre elas. A natureza não está dividida em nenhuma dessas partes.

A Teoria Geral dos Sistemas afirma que as propriedades dos sistemas não podem ser descritas significativamente em termos de seus elementos separados. A compreensão dos sistemas somente ocorre quando estudamos os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.

CONCEITOS DA ESCOLA SISTÊMICA NA PRÁTICA ADMINISTRATIVA O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle. Montana e Charnov em 2003 asseveraram que o ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros. A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle.

O planejamento consiste em definir objetivos para traçar metas, assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Interpretam-se dados, analisam-se recursos. O planejamento ocorre com base em muito estudo, muita pesquisa, antes da implantação de qualquer coisa, ele pode durar meses ou até anos. Organizar significa preparar processos a fim de obter os resultados planejados. Direção, neste procedimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com