TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Empresas TI

Dissertações: Administração De Empresas TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 4

Administração de Empresas

AULA 3

TI NAS ORGANIZAÇÕES

 Deve haver uma compatibilidade entre as estratégias de negócio e de TI da empresa, no que se refere a decisões de posicionamento e atuação no mercado e à estrutura interna da empresa (Laurindo, 2002)

 A TI moveu-se da gestão da infraestrutura para a gestão de serviços e, finalmente, para a gestão do valor da TI para negócios (Silva, 2007)

 Portanto, a TI avançou de um modelo de processamento de dados para um modelo de prestação de serviços essencial para a criação de vantagens competitivas das organizações. TI, hoje, é uma área fundamental para a manutenção e evolução de uma organização.

 A qualidade dos projetos e dos serviços prestados por TI passa, então, a ser avaliada não apenas sob uma ótica técnica, tangível, homogênea e distinta entre produção e consumo, mas também sob uma ótica de serviços que possui características como intangibilidade, heterogeneidade e inseparabilidade entre a produção e o consumo.

 O conceito de TI envolve também aspectos humanos, administrativos e organizacionais. É mais abrangente que os conceitos de processamento de dados, sistemas, software, informática e hardware (Kraemer, 1989; Keen, 1993).

AS NOVAS COMPETÊNCIAS

 Essa transformação, que levou a uma caracterização diferenciada da área, trouxe consigo novas exigências quanto à atuação e à postura dos profissionais de TI, advindas dos clientes e dos gestores de negócios.

 Requer-se hoje desses profissionais novas competências que, somadas às tradicionais, compõem o perfil desejado.

 Surge daí a necessidade de identificação dessas novas competências, para com isso, estabelecer-se ações para a sua aquisição e/ou desenvolvimento, levando a um equilíbrio entre competências técnicas e competências comportamentais.

 Diversos estudos vêm sendo realizados no sentido de identificar-se as competências atualmente requeridas dos profissionais da área de TI

 Todos eles indicam no sentido de que há necessidade de criação e desenvolvimento de um conjunto de competências formado por:

 Competências técnicas (hard skills)

 Competências humanas (soft skills)

Competências Técnicas (Hard Skills)

 Consideram-se como hard skills as competências técnicas que um indivíduo possui, as quais são obtidas através de aprendizagem educacional e aplicação prática.

 “Conhecimento e habilidade.”

 São consideradas de mais fácil aprendizagem, treinamento e tipicamente mais fáceis de observar, medir e quantificar em um profissional de tecnologia de informação.

 As principais competências técnicas definidas são:

 Linguagens de programação - Análise e projeto de sistemas

 Compreensão de tecnologias Web - Sistemas operacionais

 Base de dados - Gestão de projetos

 Mineração de dados - Segurança e privacidade

Competências Humanas (Soft Skills)

 As Soft Skills são competências pessoais e interpessoais

 “Habilidades e Atitudes”

 São as mais difíceis de definir, medir e avaliar devido à sua subjetividade.

 São, ainda, de mais difícil aquisição e desenvolvimento, pois envolvem aspectos individuais relacionados a valores e crenças.

 São elas:

 Espírito de Liderança - Adaptação - Comunicação escrita/oral

 Persuasão - Relações interpessoais

 Foco no negócio e nas necessidades dos usuários/clientes

 Capacidade de aprendizagem - Espírito de equipe

 Capacidade de autogestão e de tomada de decisão

 Iniciativa – Criatividade

Como adquirir e desenvolver essas competências?

 As competências técnicas enquadram-se no campo do Conhecimento (saber) e da Habilidade (saber fazer) e, portanto, podem ser adquiridas e desenvolvidas através de formação escolar e treinamentos técnicos conceituais e práticos.

 As competências humanas enquadram-se no campo da Habilidade (saber fazer) e, principalmente no campo da Atitude (saber ser).

 As que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com