TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública

Artigos Científicos: Administração Pública. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  4.124 Palavras (17 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 17

ATPS – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA –

Confronto ETAPA 1 – PASSO 1 X PASSO 2

1. O QUE É UM BUROCRATA ATUAL E QUAL A SUA VISÃO DE MUNDO

2. CARA E COROA: OS DOIS LADOS DA BUROCRACIA

O QUE É UM BUROCRATA ATUAL E QUAL A SUA VISÃO DE MUNDO

Funcionário que segue todas as regras da repartição sem contestamento e serve aos objetivos das repartições desconhecendo o propósito e o significado do seu comportamento, que é servir bem as necessidades dos clientes. O burocrata está completamente voltado para dentro da organização, para suas regras e regulamentos, para suas rotinas e regras, para apresentar a chefia superior, que é seu único cliente e que avalia seu desempenho. Isso ocasiona vários conflitos com os clientes da organização, porque todos são atendidos da mesma forma, pragmática e impessoal, de acordo com as normas e rotinas internas, fazendo com que o público perca a paciência com a falta de atenção e descaso para com seus problemas e necessidades particulares e pessoais. Toda essa falta de organização deixa uma má impressão no cliente que passa a ter uma visão da organização simplesmente como pavorosa, antiquada e coisas assim. Uma vez que a burocracia implica racionalidade para a melhor eficiência, o fato de uma organização ser racional, não significa que os seus membros atuem racionalmente esquecendo o ser individual como pessoa dotada de diferenças individuais e comportamento psicológico, o fato da racionalidade, padronização e impessoalidade não implicam necessariamente em um mau entendimento, descaso e falta de educação. Isso é o que vemos hoje em algumas empresas públicas por parte de seus funcionários. Não é a empresa que é ruim, muito menos o modelo burocrático, mas sim o burocrata que além de esquecer o significado do seu comportamento, esquece que ele também é “cliente”. A burocracia ainda é um dos melhores modelos organizacionais para as grandes empresas e deve ser encarada como uma ferramenta devido melhor integrar seus recursos, certificar suas operações e ordenar seu funcionamento, e como os burocratas sempre irão existir direcionados para dentro da organização, para suas normas e procedimentos , sugerimos que seja incluído nas normas, manuais e procedimentos da organização como regra, sorrir ; Bom humor ; Cortesia; Presteza. Assim alcançaremos duas eficiências, a do melhor atendimento e a da organização. Clientela satisfeita, burocrata satisfeito, pois esta seguindo as normas.

CARA E COROA: OS DOIS LADOS DA BUROCRACIA

Atualmente observamos que a burocracia está presente em toda organização. Pois, o desenvolvimento da burocracia em âmbito mundial segue o crescimento socioeconômico, visto que tal situação apresenta-se necessária devido ao alto grau de complexidade estabelecido na sociedade moderna. Pois este sistema burocrático proporciona vantagens e desvantagens (disfunções), influenciando diretamente nas vidas dos indivíduos que utilizam e dependem deste sistema. Assim sendo, é possível perceber que todo ser humano é usuário de algum sistema burocrático.

Em uma linguagem popular, o termo burocracia, sempre é relacionado a defeitos e imperfeições, percebe-se que a mesma ainda não é bem definida para alguns de seus usuários, mesmo que em nossa sociedade ela esteja presente em qualquer estrutura organizacional.

Geralmente, indivíduos, por serem leigos sobre o assunto identificam apenas os defeitos da burocracia. Assim, este artigo leva de forma sucinta e prática o entendimento de causa e efeito da burocracia, revendo onde realmente há imperfeições do sistema, ou apenas o seu mau uso, que geralmente acontece em organizações com pessoas de baixa qualificação. Dessa forma, as organizações leigas, com relação ao assunto, criam um sistema baseado na burocracia. Todavia, o esclarecimento dos benefícios e dos malefícios da burocracia, possibilita o acesso à informações a respeito desta teoria à sociedade, e com isso, distinguem facilmente o sistema no qual todos estão inseridos e promovendo o desenvolvimento de sua capacidade critica.

A teoria da burocracia vista na administração como um prisma de uma abordagem estruturalista, busca transformar as organizações em um sistema formal, racional, impessoal e por meio disto, atingir a máxima eficiência. No entanto, ao fazer uma pergunta acerca da burocracia a qualquer indivíduo atualmente, logo ele responderá algo relacionado à lentidão, papelório e ineficiência. Tais acontecimentos são resultado do aprisionamento excessivo a regras e normas, o qual causa enormes disfunções em tal sistema. Após tentar demonstrar essas duas faces da burocracia, nos vêm o questionamento: afinal, existe algum tipo de burocracia ideal ou ela esta resumida apenas a essas duas faces já referidas?

Este estudo abordou a teoria da burocracia observando suas características, disfunções e algumas situações vigentes nas organizações. Com isto, tentou-se analisar tal teoria por meio de um estudo comparativo entre a teoria da burocracia formulada por Max Weber e as disfunções existentes na mesma. Analisou-se com Chiavenato a teoria da burocracia, com destaque nas nove características, tendo em vista apresentar o seu funcionamento nas organizações, e partindo disto buscou-se descobrir neste trabalho a existência da burocracia ideal. No entanto, esta constatação não foi confirmada, pois, para cada organização existe um sistema flexível, e como sabemos a organização é um organismo vivo que sofre constantes mudanças. Assim se aceita que características peculiares proporcionam estruturas diferenciadas, logo é a carência que estabelece o sistema ideal. Neste artigo, todos os dados foram obtidos através de uma revisão bibliográfica e pesquisa virtual para uma atual constatação acerca do assunto.

Portanto, pelos aspectos apresentados no decorrer deste artigo, temos a plena percepção como a burocracia proporciona duas situações, sendo ambas antagônicas. Pois, a questão do sistema ideal está relacionada à necessidade da organização, ou seja, a capacidade de notar qual o meio para se obter o fim. É claro que não existe um sistema ideal para todas as organizações, assim como elas são flexíveis, deve haver um sistema burocrático maleável a cada tipo de organização. No decorrer do artigo explica-se que a ação de um sistema burocrático em uma organização requer uma análise não apenas do ambiente interno, mas do meio externo junto com os procedimentos de expansão e comunicação. O que Weber deixa de essencial para a administração não é a existência de uma burocracia ideal como a que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com