TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da Produção (Operações industriais e de serviços)

Por:   •  9/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

        CAPABILIDADE

O QUE É

  1. Moreira (1998) chama de capacidade a quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos numa unidade produtiva, num dado intervalo de tempo.
  2. Stevenson (2001) considera que a capacidade se refere a um limite superior ou teto de carga que uma unidade operacional pode suportar. A unidade operacional pode ser uma fábrica, um departamento, uma loja ou um funcionário.
  3. Slack et al (2002) definem capacidade de produção como sendo o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operação.
  4. Gaither & Frasier (2001) se referem à definição de capacidade dada pelo Federal Reseve Bo-ard: “o maior nível de produção que uma empresa pode manter dentro da estrutura de uma programação de trabalho realista, levando em conta um período de inatividade normal e supondo uma disponibilidade suficiente de entradas para operar a maquinaria e o equipamento existente”.
  5. Ritzman & Krajewski (2004) se reportam à definição do Census Bureau: “capacidade é o maior nível de produção que uma empresa pode manter razoavelmente empregando horários de trabalho realistas dos funcionários e o equipamento atualmente instalado”

FONTE: Administração da Produção (Operações industriais e de serviços)

A CAPABILIDADE é um procedimento para medir e avaliar a condição de um processo, se por acaso ele atende as especificações de determinada característica de um produto, por fim a capabilidade visa determinar o comportamento do processo, de forma que as tolerâncias do produto possam ser satisfeitas.

Índices de capabilidade

  • Cp: busca relacionar a variabilidade inerente ao processo com as especificações:
  • σ é a estimativa do desvio-padrão do processo

[pic 1]

[pic 2]

Kane (1986) propôs o índice de desempenho Cpk, que leva em consideração a distância da média do processo em relação aos limites de especificação. Este índice é dado pela Equação abaixo:

[pic 3]

em que: LSE é o limite superior de especificação; LIE é o limite inferior de especificação; µ é  a estimativa da média do processo e σ é a estimativa do desvio-padrão do processo

índices de performance:

PP: é um índice de performance atual do processo e ppk é um índice que demostra a diferença do centro da distribuição normal e a especificação.

[pic 4]

[pic 5]

Metodologia Seis Sigma 2.5.1

 Definição e Conceitos Básicos Seis Sigma é uma metodologia de melhoria em processos fundamentada em métodos estatísticos com o objetivo de reduzir os erros através da identificação e eliminação das causas de variação nos diversos processos empresariais. Segundo Linderman et al. (2003) Seis Sigma é um método sistemático e organizado para melhoria de processos, novos produtos e desenvolvimento de serviços que se baseia em métodos estatísticos e científicos para efetuar uma drástica redução nas taxas de defeitos definidas pelos clientes. Harry (1998) afirma que a aplicação da metodologia permite às organizações incrementar seus lucros por meio da otimização das operações, melhoria da qualidade e eliminação de defeitos, erros e falhas e, por este motivo, tem sido adotada por diversas empresas ao redor do mundo. Para Hoerl (2001) a iniciativa de melhoria através da metodologia Seis Sigma tem se tornado extremamente popular nos últimos anos e está conduzindo a uma série de discussões e aplicações relacionadas aos diversos métodos estatísticos. Segundo Rotondaro (2002), as ferramentas utilizadas e os métodos aplicados são bem conhecidos dos profissionais da Qualidade, mas a estruturação do programa e o foco na redução da variabilidade do processo tornam a Metodologia Seis Sigma extremamente eficaz. De acordo com Harry & Schroeder (2000) o conceito sigma foi criado na década de 1980 como uma forma de desenvolver uma métrica universal de qualidade para mensuração de processos, independentemente de sua complexidade. A metodologia Seis Sigma está associada à redução da variação e o desvio-padrão, representado pela letra σ do alfabeto grego, quantifica a variabilidade em um processo. A Tabela 2.1 mostra uma relação do nível sigma com a proporção de defeitos definida em partes por milhão (PPM).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (211 Kb)   docx (143.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com