TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de materiais

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.478 Palavras (34 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Administração de Materiais

Nome: Anielle Jackeline dos Santos RA: 2323308679

Nome: Marjorie Dias de Andrade Soares RA: 2320373021

Nome: Sabrina Erica Ferreira RA: 3341557695

Nome: Willian Rafael Pinto RA: 2627482836

Nome: Antonio Maria Ganda  RA 3340556208

Ribeirão Preto / SP

Etapa 1

O recurso de materiais, seja para ser produtivos, não produtivos ou até um item de revenda e tratada de uma forma simples nas empresas, pelo departamento de compra ou suprimento.

Estes recursos são itens que a empresa utiliza nas suas operações do dia-a-dia, na elaboração do seu produto final ou na execução do seu objeto social. Os recursos são adquiridos regularmente, constituindo o estoque da empresa. Cada produto adquirido e classificado como materiais auxiliares, matéria prima, produtos em processo e produtos acabados.

A organização da área de compras na empresa está diretamente ligada à participação no custo do produto ou serviço vendido, dos itens comprados. Normalmente a pessoa responsável pelas compras na empresa tem como status diretor. O mesmo e conhecedor da importância das compras na formação dos custos e na obtenção do lucro, e só recentemente tais funções são exercidas por compradores profissionais, este novo profissional fez surgi nas empresas às áreas de compras, organizadas nas variadas formas.

Os processos da organização e manifestada em tendências, em detrimento da organização voltada para tarefas. As atividades que agrega valor ao produto em a atenção voltada para si, já que aquelas que não agregam valor somente são justificadas se existirem para atender exigências fiscais ou legais. Ao identificar os macro ou megaprocessos de uma empresa, é praticamente certa a existência de “processos de compras” ou “procurement” independente do seu porte e objetivo.

Para se desencadear o processo de compras na área de compras e dado um sinal de compra, para a aquisição de bens materiais ou patrimoniais. E neste último os bens patrimoniais o sinal pode vir, por exemplo, de um estudo de viabilidade ou de uma necessidade de expansão. No caso de recursos matérias as formas mais comuns são solicitações de compras, MRP, just-in-time, reposição periódica, ponto de pedido, caixeiro viajante e contrato de fornecedor.

Por meio de solicitação de compras ou requisição, qualquer unidade organizacional ou mesmo um colaborador qualquer manifesta a sua necessidade de comprar um item para uso em benefício da empresa. Esta solicitação e enviado para a área de compras que providenciará segundo os procedimentos estabelecidos para esta compra.

Toda produção depende da existência conjunta de três fatores de produção: natureza, capital e trabalho, integrados por um quarto fator denominado empresa.

Para os economistas, todo processo produtivo se fundamenta na conjunção desses quatro fatores de produção.

Modernamente, esses fatores de produção costumam ser denominados recursos empresariais, é estes principais recursos empresariais são: Recursos Materiais, Recursos Financeiros, Recursos Humanos, Recursos Mercadológicos e Recursos Administrativos.

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.

Em outras palavras, a Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total. Moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques. Assim, suprir antes do momento oportuno acarretará, em regra, estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização. Por outro lado, a providência do suprimento após esse momento poderá levar a falta do material necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração. Do mesmo modo, o tamanho do Lote de Compra acarreta as mesmas consequências: quantidades além do necessário representam inversões em estoques ociosos, assim como, quantidades aquém do necessário podem levar à insuficiência de estoque, o que é prejudicial à eficiência operacional da organização.

Estes dois eventos, tempo oportuno e quantidade necessária, acarretam se mal planejados, além de custos financeiros indesejáveis, lucros cessantes, fatores esses decorrentes de quaisquer das situações assinaladas. Da mesma forma, a obtenção de material sem os atributos da qualidade requerida para o uso a que se destina acarreta custos financeiros maiores, retenções ociosas de capital e oportunidades de lucro não realizadas. Isto porque materiais, nestas condições podem implicar em paradas de máquinas, defeitos na fabricação ou no serviço, inutilizarão de material, compras adicionais, etc.

Os subsistemas da Administração de Materiais, integrados de forma sistêmica, fornecem, portanto, os meios necessários à consecução das quatro condições básicas alinhadas acima, para uma boa Administração de material.

Decompondo esta atividade através da separação e identificação dos seus elementos componentes, encontramos as seguintes subfunções típicas da Administração de Materiais, além de outras mais específicas de organizações mais complexas:

Subsistemas Típicos:

Controle de Estoque - subsistema responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação de material, compreendendo a análise, a previsão, o controle e o resuprimento de material. O estoque é necessário para que o processo de produção-venda da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (972 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com