TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes Fisicos

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA DO TRABALHO

Bruna Miranda dos Santos RA: 4200061961 7° “A”

Fernando Francisco RA:     7° “A”

Jordanna Elles Benigno Brandão RA: 5208958687 6° “A”

Murilo Santana Amorim RA: 4211798024   7° “A”

Nayane de Siqueira Vinhal RA: 5662131283 6° “A”

Anápolis-GO

2015


[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

AGENTES FÍSICOS

Professor: Lessio Kyldare

Anápolis-GO

2015


LISTA DE FIGURA

Figura 1: Escala de decibéis        

Figura 2: decibelímetro        

Figura 3: Dosímetro        

Figura 4: Regime de descanso no próprio local de trabalho.        

Figura 5: Período de tempo ocupacional para exposição ao frio.        

Figura 6: Botas isolantes para o frio.        

Figura 7: Roupa de proteção        

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        RUÍDO        

3.        CALOR        

4.        FRIO        

5.        ILUMINAÇÃO        

6.        CONCLUSÃO        

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

De acordo com a norma regulamentadora nº 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA), que também é um programa de higiene ocupacional, é necessário se fazer um estudo e conhecer os riscos e perigos que os agentes ambientais podem estar causando ao trabalhador.

É função do PPRA, preservar a saúde do trabalhador, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência dos riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho, levando-se em consideração a proteção do meio ambiente e recursos naturais.

São 3 tipos de agentes que são estudados:

no item 9.1.5.1( da NR 09) são considerados agentes físicos diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

E por isso, deve-se criar em um ambiente de trabalho medidas que acabem ou amenizam essas características, garantido que o trabalhador tenha a sua saúde protegida desses riscos.

Neste trabalho, iremos descrever os principais agentes físicos e as formas de estarmos diminuindo o impacto desses fatores em relação a saúde do trabalhador.


  1. RUÍDO

Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho

o ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (dB). A escala de decibéis é logarítmica, de modo que um aumento no nível de som de três decibéis representa um aumento da intensidade de ruído para o dobro. E a intensidade de um ruído não é o único fator que pode comprometer a saúde de um trabalhador, o tempo que ele fica exposto ao mesmo é muito importante. O ruído e medido através de um instrumento chamado ‘medidor de pressão sonora’, e para as oito horas diárias de um trabalho, o limite máximo de ruído e de 85 decibéis.

Quando exposto muito tempo ao ruído sem proteção, pode causar stress, fadiga, irritação, diminuição da produtividade e, além disso, uma surdez profissional onde a cura é impossível.

[pic 3]

Figura 1: Escala de decibéis

Para Tuffi Messias Saliba,

existe alguns efeitos que o ruído pode causar sobre nosso aparelho produtivo. Como a ruptura do tímpano, que pode ocorrer “por deslocamento de ar muito forte, como resultante de uma explosão, ou outros ruídos de impacto violento.” E a perda de audição por trauma sonoro, “resultante de exposição a níveis elevados de ruídos, ou seja, por trauma sonoro, pode ser temporária ou permanente.

Alguns aparelhos são usados para fazer a medição do nível de ruído dentro dos ambientes de trabalho. Alguns deles são:

Decibelímetro ou Medidor de Nível de Pressão Sonora:Neste equipamento o microfone é a peça principal na sua composição, sua função é a de transformar o sinal de pressão mecânica em sinal elétrico. Normalmente os decibelímetros operam entre 30 a 140 decibéis.

[pic 4]

Figura 2: decibelímetro

Dosímetro:É usado para avaliar o ruído dentro do ambiente de trabalho no qual o trabalhador esta submetido. O equipamento é fixado no trabalhador ele faz a medição do ruído com o cálculo automático da dose de ruído. Ele é considerado o aparelho mais eficiente e detalhista para as medições de ruído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (716.1 Kb)   docx (442.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com