TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGENTES FÍSICOS

Projeto de pesquisa: AGENTES FÍSICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

Curso Técnico de Segurança e Medicina no Trabalho

Higiene no Trabalho

AGENTES FÍSICOS

André Dias de Sousa

São Paulo, 16 de Dezembro de 2014

O QUE É:

(NR-9) - diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.

SOM (RUÍDOS)

Definições Básicas: Som se caracteriza por flutuações de pressão em um meio compressível. A sensação de som só ocorrerá quando a amplitude destas flutuações e a frequência com que elas se repetem estiverem dentro de determinadas faixas de valores

Reduz a capacidade auditiva do trabalhador, a exposição intensa e prolongada ao ruído atua desfavoravelmente sobre o estado emocional do indivíduo com consequências imprevisíveis sobre o equilíbrio psicossomático.

De um modo geral, quanto mais elevados os níveis encontrados, maior o número de trabalhadores que apresentarão início de surdez profissional e menor será o tempo em que este e outros problemas se manifestarão.

É aceito ainda que o ruído elevado influi negativamente na produtividade, além de ser frequentemente o causador indireto de acidentes do trabalho, quer por causar distração ou mau entendimento de instruções, quer por mascarar avisos ou sinais de alarme.

FORÇA MECÂNICA:

Podem causar lesões únicas ou múltiplas denominadas lesões traumáticas. São elas:

Abrasão (desprendimento das células da epiderme, causada por fricção ou esmagamento por instrumento mecânico.

Laceração (separação ou rasgo de tecidos causada por excessiva força de estiramento ou impacto externo que pode lacerar músculos, tendões e vísceras.

Contusão (impacto transmitido através da pele aos órgãos adjacentes, causando ruptura de pequenos vasos com hemorragia e edema, mas sem solução de continuidade da epiderme.)

Incisão (corte provocado por um instrumento de borda afiada – são mais extensos que profundos)

Perfuração (é produzida pelo impacto de um instrumento pontiagudo- são mais profundas que extensas)

Fraturas (caracterizada pela ruptura ou solução de continuidade de tecidos duros – como os ósseos ou cartilaginosos).

-Alterações Locais das feridas

Podem aumentar o dano inicial ou modificar o aspecto da lesão. Causam lesões por romperem com estruturas celulares e teciduais, liberando moléculas fagocitárias (neutrófilos e macrófagos); causando uma reação inflamatória.

Ao atingir os tecidos o agente produz ainda; hemorragia que pode ser pequena puntiforme ou pentequial, extensa e superficial ou hematoma; espasmo vascular por ação direta no vaso ou em sua inervação, com redução total ou parcial do fluxo sanguíneo decorrentes de hipóxia ou anóxia; trombose dos vasos nas áreas vizinhas podendo causar lesões degenerativas ou necrose.

-Alterações sistêmicas após Traumatismos

Nos grandes traumatismos, esmagamentos e nos traumas pequenos seguidos de hemorragia intensa pode se instalar o estado de choque, que é provocado por mecânicos neurogênicos ou por hipovolemia decorrente de hemorragia.

A embolia gasosa é uma lesão sistêmica que pode acompanhar os traumas, especialmente aqueles com fratura óssea. Os êmbolos são pequenas gotículas de gordura vista principalmente no encéfalo, pulmões e às vezes nos rins. Raramente ocorre embolia gasosa, quando o ar insuflado para as cavidades e pressionado para a luz das veias rotas, chegando a circulação pulmonar.

VARIAÇÕES DE TEMPERATURA

O organismo suporta melhor o abaixamento do que a elevação da temperatura corporal.

Ação Local das Baixas Temperaturas

Depende da rigidez do frio e se ele é suficiente para congelar a água contida nos tecidos. Um membro submetido a um tempo prolongado ao resfriamento apresenta.

a) Vasoconstricção, oligoemia, hipóxia e lesões degenerativas;

b) Lesão endotelial causada pela hipóxia gerando edema pelo aumento da permeabilidade vascular;

c) Aumento da vasoconstricção agrava-se a anóxia e surge necrose no membro atingido;

d) Desaparece o controle nervoso da vaso motricidade instalando-se vasodilatação arteriolar e venular

e) Há o congelamento de água no interior da célula levando a um desequilíbrio eletrolítico que altera funções vitais como a respiração e inativa macromoléculas, conduzindo a morte celular;

Efeito Sistêmico do Frio

Há hipotermia (vasoconstricção periférica, palidez acentuada e redução metabólica de todos os órgãos especialmente o encéfalo e a medula espinhal). A causa de morte no resfriamento é geralmente por insuficiência cardiorrespiratória, pois há uma inibição dos centros bulbonares que controlam essas funções.

Ação Local de Altas Temperaturas

A ação local, causa queimaduras, cuja gravidade depende da extensão e profundidade da lesão. O calor causa lesos por vários mecanismos:

a) liberação de histamina a partis de mastócitos, a qual produz vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular causando edema.

b) ativação de calicreínas plasmática e tecidual, com liberação de bradicina, que aumenta a vasodilatação e o edema

c) lesão direta da parede vascular que pode aumentar o edema, produzir hemorragia e levar a trombose de pequenos vasos, com consecutiva isquemia e necrose

d) ação direta sobre as células, produzindo degeneração hidrópica(+52°C) e morte celular(+55°C);

e) com a morte celular há proteólise e liberação de peptídeos para fagócitos os quais iniciam o processo de cicatrização.

As queimaduras podem ser classificadas em:

1º grau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com