TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes físicos na reabilitação da pesquisa a pratica

Por:   •  16/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1] 

 Universidade Paulista- Campus Brasília

Docente: Marcelino Calvo

Discente: Jéssica Maria Soares de Araujo         RA: B73CJG-0 Turma: FS4A30

Agentes físicos na reabilitação da pesquisa a pratica

Brasília, 30 de novembro.

Radiação Eletromagnética: Laser e Luz

A radiação eletromagnética é composta de um campo magnético e um campo elétrico que variam ao longo do tempo e se orientam em posição perpendicular em relação ao outro. Os agentes físicos que fornecem energia na forma de radiação eletromagnética englobam varias formas de luz visível e invisível e de radiação nas faixas de ondas curtas e micro-ondas Todos os organismos vivos estão continuamente expostos a radiação eletromagnéticas de fontes naturais, como o campo magnético da terra e a radiação ultravioleta do sol. Nos também estamos expostos a radiação eletromagnética de fontes manufaturadas, como lâmpadas incandescentes, aparelhos eletromagnéticos, computadores e linhas de transmissão de energia.

Propriedades físicas da radiação eletromagnética

A radiação eletromagnética é caracterizada de acordo com sua frequência e comprimento de onda, que são inversamente proporcional um ao outro. A radiação eletromagnética de baixa frequência incluindo as ondas de frequência extremamente baixa, ondas curtas, micro-ondas, radiação IV, luz visível e UV, é não-ionizante, e não pode quebrar as cadeias moleculares ou produzir íons; pode, portanto, ser utilizada em aplicações medicas terapêuticas. A radiação eletromagnética de frequência mais alta, como raio X e ralos gama, é ionizante, podendo quebrar as cadeias moleculares para formar íons. A radiação ionizante também pode inibir a divisão celular, e desta forma, ou não tem utilidade clinica ou é utilizada apenas em pequenas doses para aplicações em imagens, ou em doses maiores para a destruição dos tecidos.

A intensidade de qualquer tipo de radiação eletromagnética que atinge um paciente a partir de uma forma de radiação é proporcional á energia emitida pela fonte, ao inverso do quadrado da distancia entre a fonte e o paciente, e ao cosseno do ângulo de incidência da radiação no tecido. A intensidade de energia que atinge o corpo tem seu valor Maximo quando a energia gerada é alta e a fonte de radiação esta próximo ao paciente, com incidência perpendicular na superfície da pele.

[pic 2]

A intensidade de qualquer tipo de ação eletromagnética que atinge a superfície de um corpo é máxima quando a energia gerada é alta e a fonte de radiação está próximo ao paciente, com incidência perpendicular na superfície da pele.

Á medida em que tanto a distancia entre a fonte e a pele quanto ao ângulo da incidência aumentam, a intensidade de radiação que atinge a pele diminui.

A radiação eletromagnética pode ser aplicada a um paciente com finalidade de se obter uma grande variedade de efeitos clínicos. A natureza de tais efeitos é basicamente determinada pela faixa de frequência e de onda da radiação e, em parte, pela intensidade da radiação.

Historia da radiação eletromagnética

Os agentes eletromagnéticos têm sido usados em terapias em graus diversos, em ocasiões diferentes. Ate recentemente, a maioria dos agentes eletromagnéticos era utilizada de maneira limitada pelos terapeutas. Entretanto, desde 2002, quando a FDA autorizou o uso da radiação laser para o tratamento da síndrome do túnel do carpo, o uso de laser e outras formas de energia luminosa em terapia tem adquirido muita popularidade.

Efeitos fisiológicos da radiação eletromagnética

Quando os tecidos absorvem a radiação eletromagnética, esta pode afetá-los através de mecanismos térmicos ou não térmicos. Como a radiação IV e a diatermia continuam por ondas curtas e micro-ondas fornecidas com suficiente intensidade podem aumentar a temperatura dos tecidos, consideram- se que esses agentes afetam o tecido basicamente por mecanismos térmicos. As lâmpadas de IV podem ser usadas no aquecimento dos tecidos superficiais, ao passo que a diatermia continua por ondas curtas, o micro-ondas aquece tanto os tecidos profundos quanto os superficiais. Os efeitos fisiológicos e clínicos destes agentes térmicos são feralmente os mesmos que os produzidos pelos agentes do aquecimento superficial, exceto que os tecidos são afetados de maneira diferente.

Breve histórico da radiação laser e radiação luminosa

Em 1954, Arthur Shawlow e Charles Townes, da universidade de Columbia, em Nova York, ao mesmo tempo que Nicolay Basov e Aleksander Prochorov, do instituto lebedev de Moscou, todos ganhadores do premio Nobel de física, produziram o primeiro aparelho de emissão estimulada, o maser. Esse dispositivo usava gás de amônia como meio para produzir emissão estimulada de radiação na faixa de frequência de micro-ondas.

Pouco tempo depois, em 1960, Theorode Maiman produziu o primeiro laser utilizando o rubi como meio de emissão. Esse laser gerou um facho vermelho em comprimento de onda de 694 nm.

Posteriormente no mesmo ano, Ali Javan inventou o primeiro laser a gás, o laser hélio-neon (He- Ne). A tecnologia evolui rapidamente durante os anos seguintes, com a utilização de diferentes meios para produção de raios laser de diferentes cores e comprimentos de onda e potencia diferente.

O laser de alta potencia foram rapidamente adotados para diversas aplicações medica. Foram inicialmente utilizadas em medicina por oftalmologistas, para tratamento de descolamento de retina, atualmente usados nessa área para varias outras aplicações, e também em cirurgias em que são necessários cortes de precisão e coagulação controlada, e por dermatologistas para o tratamento de lesões vasculares.

Os lasers quentes possuem diversas vantagens sobre os procedimentos cirúrgicos tradicionais: o feixe é estéril, permite ajustes finos, cauteriza a medida que corta e produz menos cicatrizes. 

Propriedades físicas da radiação lazer e da radiação luminosa

A luz é uma energia eletromagnética localizada na faixa visível do espectro ou próxima a ela. Todas as fontes de luz, exceto o laser, compreende uma gama de comprimento de ondas. Os raios lasers produzem luz coerente de um único comprimento de onda. As fontes de luz utilizadas em terapia geralmente produzem luz em faixas estreitas da parte visível ou da parte próxima a visível do espectro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com