TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alarme Residencial

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO RESIDENCIAL

IX INIC Júnior - UNIVAP 2015

Felipe Belisário Tomasetig1, Gustavo de Oliveira Sá2, Andrew Willians Costa Oliveira3, Fábio Renato Silveira¹

1Fundação Vale paraibana de Ensino, Colégio Técnico “Antonio Teixeira Fernandes, Curso Técnico em Eletrônica”, Rua Paraibuna, 75 – São José dos Campos – SP, felipe.tomasetig@hotmail.com

Resumo- O Sistema de monitoramento e gerenciamento residencial tem mostrado que a integração de dispositivos eletrônicos aumenta consideravelmente a segurança se comparados com os sistemas isolados de segurança eletrônica que possuem uma eficiência limitada. É também uma possível solução na redução do consumo de energia elétrica, visto que é possível desligar equipamentos que não estão sendo usados remotamente, além de trazer maior segurança aos usuários. Nesse sentido o trabalho proposto tem por objetivo propor um sistema de monitoramento e gerenciamento eficaz de baixo custo, contribuindo para construções de residências inteligentes a um baixo custo, pois os componentes eletrônicos são comerciais e encontrados facilmente no mercado especializado.

Palavras-chave: Sistema de monitoramento, Integração de dispositivos eletrônicos, Consumo de energia.

Área do Conhecimento: Técnico

Introdução

     Atualmente diversas pessoas que possuem residências procuram soluções na redução do consumo de energia elétrica, segurança residencial entre outros.

     O sistema de monitoramento e gerenciamento residencial é uma área que está em constante crescimento e tem amplo campo de atuação, tendo como destaque a implementação de sensores para detecção de fumaça, movimento ou invasão, acionamento automático de lâmpadas, portões eletrônicos e alarmes.

     De acordo com uma matéria do Jornal da Manhã (CRIMES..., 2012) alguns dos recursos citados por Pereira (2012) muitas vezes tem alto custo, o que inviabiliza a aquisição desse tipo de sistema por pessoas de menos poder aquisitivo.

     Em alguns casos quando ocorre algum tipo de invasão na residência, dependendo do sistema de segurança implantado, ele pode se mostrar ineficaz, não informando corretamente e em tempo real o evento ocorrido. Puderam-se analisar nessa pesquisa, os diferenciais de alguns sistemas eletrônicos de alto custo que não podem oferecer uma garantia de segurança ao usuário.

     As reportagens utilizadas (CRIMES..., 2012) para a pesquisa, serviram como base para a ideia inicial do projeto, a pesquisa partiu para um ponto de identificação de uma possível solução para o assunto.

     O Projeto será representado em forma de maquete como na Figura 1.

[pic 2]

Figura 1 – Simulação da maquete do sistema.

Metodologia

     O Sistema de monitoramento e gerenciamento residencial proposto, tem seu funcionamento de acordo com a Figura 2 (Diagrama em Blocos do Sistema).

[pic 3]

Figura 2 – Diagrama em Blocos do Sistema.

     O Sensor de luz (LDR) é um componente eletrônico do tipo resistor variável, que varia sua resistência conforme a intensidade de luz. Junto com o sistema é utilizado também o Switch que é um interruptor de lâminas, ou chave que pode ser acionada pelo campo magnético de um imã.

     O Shield Wifi é uma placa eletrônica acoplada ao arduino por meios de sockets externos e tem a função de comunicação via Wifi com o aplicativo desenvolvido.

     Os três blocos descritos estão conectados simultaneamente ao Arduino Mega 2560 que é um microcontrolador open-source, onde foi atribuída uma programação em linguagem C, que juntamente com o aplicativo, o qual foi desenvolvido na plataforma Android, faz o controle do sistema que tem o objetivo de acionamento das cargas que estejam conectadas no sistema.

     Na interface de acionamento de carga um circuito será responsável em receber o sinal do arduino, comandado pelo aplicativo do celular. O circuito é composto principalmente pelo componente eletrônico TIC106 que é um semicondutor de quatro camadas compondo a família dos tiristores.

     O aplicativo desenvolvido em plataforma android foi programado em linguagem JAVA com a função de enviar comandos para o arduino acionando lâmpadas e sensores.

Resultados

     Após o desenvolvimento do software programado na plataforma Android para o gerenciamento da residência, utilizando a programação Java, foi possível controlar as lâmpadas e alarmes que estavam posicionadas na maquete. Ambas as funções programadas foram executadas sem problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (320.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com