TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritimo Estruturado

Artigos Científicos: Algoritimo Estruturado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 13

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Sistemas de Informação

4 ª Série

Programação Orientada a Objetos

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Walter Gima

Faculdade Anhanguera de Limeira

.

Sistemas de Informação - 4 ª Série - Programação Orientada a Objetos

Walter Gima

Pág. 2 de 11

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções usando a tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas.

 Levantar dados, e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de distribuição da informação.

 Utilizar princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade.

 Abstrair, representar, organizar e viabilizar soluções de software para diferentes domínios de aplicação.

DESAFIO

A busca por uma vida mais saudável com menos sedentarismo e mais exercícios físicos fizeram do mercado Fitness uma área promissora e crescente nos últimos anos na América Latina. Segundo a ACAD - Associação Brasileira de Academias - <http://www.educacaofisica.com.br/index.php/gestao/canais-gestao/academias/24274-setor-em-constante-expansao-mercado-fitness-cresce-52-em-tres-anos>. Acesso em 15 de maio 2014, o setor cresceu 52% entre os anos de 2009 e 2011. O setor atualmente atende apenas 2% da população no Brasil então, se entende que há bastante demanda para investimentos na área. Analisando as tendências de crescimento a empresa PowerXY-Gym que é uma rede de academias de musculação está procurando uma equipe para desenvolver um novo sistema de informação para gerenciar as academias. O PowerXY-Gym irá investir em tecnologia para poder controlar seus processos e melhorar a gestão de suas academias. Os processos a serem automatizados pelo sistema são as matrículas e controle de presença de alunos, agendamentos e controle de atividades com turmas da academia (jump, spining, zumba etc.), emissão de ficha de treinos e demais processos que podem fazer parte do cotidiano de uma academia. Para orientação no desenvolvimento do sistema e aprovação do conteúdo produzido pela equipe de desenvolvimento a PowerXY-Gym conta com um membro de sua diretoria representado pelo Professor.

Objetivo do Desafio

Elaborar um software que gerencie diversos processos de uma academia de musculação, utilizando conceitos de orientação a objetos implementados com a linguagem Java, utilizando recursos e tecnologias como interface gráfica e banco de dados.

Livro Texto da Disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

Sistemas de Informação - 4 ª Série - Programação Orientada a Objetos

Walter Gima

Pág. 3 de 11

SANTOS, Rafael. Introdução à Programação Orientada a Objetos Usando Java. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2008.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 organizar-se, previamente, em equipes de 3 a 5 participantes;

 entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 observar, no decorrer das etapas, as indicações: Individual e Equipe.

ETAPA 1 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Conceitos de orientação a objetos: classes e objetos; atributos e comportamentos. Definição da tecnologia Java e estrutura da linguagem. Implementação de classes e instanciação de objetos. Implementação de atributos e métodos. Definição de Usabilidade, Encapsulamento e Acessibilidade. Implementação de Modificadores de acesso (Acessibilidade).

Esta atividade é importante para você entender como utilizar conceitos de orientação a objetos, aprender a construir classes, atributos e métodos, entender a utilização do encapsulamento e aprender a instanciar objetos e conhecer a sintaxe da Linguagem Java para criar uma aplicação.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Realizar as atividades apresentadas a seguir:

1. Fazer a leitura individual do Material: Ricarte, I.L.M. Apostila de Programação Orientada a Objetos: Uma abordagem com Java. Disponível em <http://goo.gl/OQu7GZ>. Acesso em: 12 abr. 2014, focando a leitura no Capítulo 1: Fundamentos da Programação Orientada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com