TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alternativas para Transformar Ideias em Produtos

Por:   •  27/5/2016  •  Artigo  •  7.929 Palavras (32 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 32

INOVAÇÃO: ALTERNATIVAS PARA TRANSFORMAR IDEIAS EM PRODUTOS.

França Filho, Domicel. < domicel@ig.com.br >

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Curso de Especialização em Engenharia de Produção

RESUMO

A humanidade sempre desenvolveu tecnologia a partir de sua inventividade e criatividade para satisfazer suas vontades ou necessidades. A inovação sempre deve estar presente na produção industrial e dela depende o sucesso, a manutenção no mercado ou o fracasso de um novo empreendimento. Os processos e ferramentas de Gestão da Inovação, em seus processos de multiestágios, podem abreviar o tempo, reduzir alguns riscos para aumentar a chance de sucesso do produto no mercado consumidor. Mas os processos, assim como os produtos não são estáticos, a retroalimentação do conhecimento também afetam os modelos consagrados de gestão da inovação. Novos métodos surgiram, em particular, um método enxuto para inovação, Lean Start-up, propõe interação entre o produto, os processos e os clientes, o método é o desenvolvimento de produto com clientes. Este artigo pretende mostrar alguns modelos que ocupam posição relevante no meio acadêmico e mostrar outros conceitos mais recentes para unir fragmentos de conceitos modernos para apropriá-los aos conceitos de Gestão da Inovação de autores consagrados. Para atingir o objetivo foi tomado o método bibliográfico de cunho teórico-conceitual, quanto ao tipo de pesquisa, foi utilizada a pesquisa qualitativa descrevendo comportamento previsível a partir da observação da nova realidade produzida por autores consagrados e outros mais recentes. Como resultado espera-se demonstrar ao inovador caminhos atualizados para melhor atingir seus objetivos de inovação, seja incremental ou radical.

Palavras-chave: Gestão da Inovação. Stage-Gate. Canvas. Lean Start-up.

INNOVATION: ALTERNATIVES TO TRANSFORM IDEIAS INTO PRODUCTS.

ABSTRACT

Mankind has always developed technology from its inventiveness and creativity to satisfy their wishes or needs. Innovation should always be present in industrial production and it determines the success, maintaining the market or the failure of a new venture. Methods and Innovation Management tools in their multistage processes can reduce the time, reduce some risks to increase the chance of success in the consumer market. But the methods, as well as the products are not static, feedback knowledge also affect the established models of innovation management. This article highlights some models that occupy important position in academia and show other newer concepts to unite modern concepts of fragments to appropriate them to Innovation Management concepts of renowned authors. To achieve the goal was taken bibliographic method of theoretical-conceptual nature, the type of research, qualitative research describing predictable behavior from observation of the new reality produced by renowned authors and other latest was used. The expected result  is to demonstrate innovative ways updated to better achieve their innovation goals, either incremental or radical.

Keywords: Innovation Management. Stage-Gate. Canvas. Lean Start-up.

  1. INTRODUÇÃO

As sociedades humanas sempre desenvolveram algum tipo de tecnologia a partir de sua inventividade e criatividade para satisfazer suas vontades ou necessidades. Segundo Zucolotto (2013), obter evolução na produção de conhecimento não é tarefa fácil, exige timing e frequência de novidade. Da inovação depende o sucesso, a manutenção no mercado ou o fracasso de um novo empreendimento. Um empreendimento ou uma ideia que tenha como objetivo lançar novo produto no mercado consumidor deve seguir por um caminho lógico e a disposição de enfrentar os riscos para aumentar as possibilidades de sucesso.

A expansão do PIB – Produto Interno Bruto brasileiro deveu-se em grande parte dos estímulos governamentais, que coordenados com a vocação cientifica, ampliação de investimentos em universidades e alunos em cursos de graduação. Crescentes estímulos legais e financeiros à inovação norteiam o futuro do país. Segundo Indicadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, amostras de investimentos crescentes na ordem de 455% em treze anos, MCTI (2013).

Segundo Calzolaio e Dathein (2012), a inovação é a principal fonte de transformações produtivas e de lucros extraordinários, pois permite entrar em mercados diferenciados. Ainda destes autores, a Lei 11.196/05, os incentivos fiscais à inovação da chamada Lei do Bem está entre os principais instrumentos de fomento à inovação no Brasil, com crescentes investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento. Porém alguns aspectos da lei não estão favorecendo a ampliação de empresas inovadoras.

Muito da vasta literatura sobre o tema Gestão da Inovação trata dos modelos tradicionais, que para um caminho lógico. De acordo com Cheng et al. (2007), o caminho requer algumas análises, etapas de desenvolvimento, testes e Processos de Desenvolvimento de Produto com focos na qualidade, no marketing, no processo, na planta industrial e no comercial, uma abordagem abrangente. O enfoque inicial proposto por Burgelman et al. (2012), é que sobre as ideias devem inicialmente deve reinar o caos, para depois reinar sobre elas, com esta dinâmica, desenvolver a ideia, segmentar tarefas e mapear um caminho assertivo, ordenado com método sequenciado. Na perspectiva de Tidd et al. (2008), afirmam que inovação não é fácil, pois ideias aparentemente boas falham, mas inovar é imprescindível para assegurar vantagem competitiva e defender posições estratégicas.

Estudos e pesquisas mais recentes que tratam do tema Gestão da Inovação mostram o declínio de popularidade de alguns métodos. Blank (2013) trata o planejamento estratégico como uma falácia, pelo motivo que mostra a visão estratégica do que deve acontecer para que o empreendimento tenha sucesso, este pode ainda servir como fonte para angariar recursos de investidores ou financiamentos de capital não próprio.

O dinamismo do conhecimento trás métodos complementares ou substitutivos, como o Business Model Canvas, que sintetiza o processo de planejamento estratégico, tornando a Gestão de Inovação mais ágil. Também o Processo Stage-Gate, que Cooper apud Cheng (2007), que desenvolve alternativas para o Processo de Desenvolvimento de Produto, onde a evolução do Processo de Cooper, Stage-Gate implementas aspectos positivos na concepção, desenvolvimento e lançamento de produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)   pdf (386.3 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com