TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aluno

Casos: Aluno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 10

Resenha do Livro A Estrada do Futuro Bill Gates

Gates, Bill. A estrada do futuro / Bill Gates, Piter Rinearson; tradução: Beth Vieira... | et al. |; supervisão técnica Ricardo Rangel – São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Em Seattle, no final dos anos 60 em uma escola particular em que William Bill Gates frequentava, um terminal de computador que nem sequer tinha monitor mas, mostrava os resultados dos processos por impresso e de forma barulhenta, foi nesse computador que Bill evoluiu seu raciocínio lógico através do encanto pelo computador.

Bill com treze anos já desenvolvia programas, especificamente jogos e entendeu que conseguia obter resultados imediatos através de comandos que dava ao computador e para ele poucas coisas na vida tem um retorno desses tão rápidos, quando se está no comando.

Além de Bill, outros colegas na escola baseado na programação BASIC (BEGINNER´S ALL PURPOSE SYMBOLIC INSTRUCTION CODE – Código de instrução simbólica de propósito geral para iniciantes) alimentavam este computador com instruções para se ter vários métodos buscando a melhor estratégia para ganhar com maior frequência em um jogo simulado chamado Banco Imobiliário.

Aos dezenove anos Bill vivenciava a evolução dos meios de comunicação para redes de computadores o que se chama de “A estrada do futuro” é a grande rede Internet e foi previsto muitas coisas implantadas até mesmo na tecnologia atual desde utilidades da Internet por software ou hardware para este objetivo e então com está visão futurística conseguiu grandes oportunidades naquela época seguindo essas tendências tecnológicas.

Ele tinha um grande interesse por graduação em Economia mas, durante a sua vida profissional na área de tecnologia acabou envolvido em suas experiências que foi pra ele uma aula prática de economia.

Gates acredita que boa parte do trabalho executado por empreendedores depende da tomada de decisões e do conhecimento e que as ferramentas da informação é cada vez mais um foco de convergência para esse meio. Acreditando nisso Bill Gates e Paul Allen que se conheceram desde cedo quando estudavam no colégio, acabaram fundando a Microsoft. O que foi determinante para este acontecimento foi a evolução dos microprocessadores desenvolvidos pela Intel.

Paul e Bill tiveram uma visão tecnológica à frente da concorrência, notaram um tipo de computador, onde na época só dominava os mainframes. Com esta evolução dos microprocessadores da Intel, visaram uma tecnologia baseado no Personal Computer ou chamado PC (Computador Pessoal) , adaptável e com um preço acessível.

Em 1975, um exemplar da revista Popular Eletronics, divulgava o computador Altair 8800 que tinha o microprocessador da INTEL 8080 como cérebro. Com esta divulgação Bill e Paul ficaram preocupados com uma possível concorrência na indústria de software o que impulsionou a se dedicarem ainda mais estudando o manual do chip sem nem sequer ter contato com o chip.

Dedicaram exaustivamente todo o tempo para desenvolver a linguagem BASIC para este microprocessador e em cinco semanas nascia então a primeira empresa de software do mundo para microcomputadores com o nome de Microsoft.

Para acontecer isso Paul teve que largar seu emprego de programador e Bill trancou matrícula em Harvard para dedicar-se exclusivamente ao negócio.

Bill conta que o segredo do sucesso da Microsoft está na sua visão de negócio em acreditar que haveria computadores por toda a parte e ao novo software que desenvolveram seria muito proveitoso já que haveria redução de custos de hardware.

Cita as evoluções tecnológicas que ocorreu com a era da informação onde o computador consegue interpretar diferentes tipos de informação utilizando o princípio da eletrônica e matemática com o código binário.

Fala sobre a previsão de avanços tecnológicos ao qual Gordon Moore junto com Bob Noyce fundou a Intel.

Gordon Moore tinha a previsão de que a tecnologia de seus processadores iriam dobrar a capacidade a cada 18 meses, isso tornou-se verdadeiro com o tempo e então passou a ser conhecido entre os engenheiros como a Lei de Moore.

Bill fala que “o sucesso é um péssimo professor” induz gente brilhante a pensar que é impossível perder. Além do mais é um guia precário do futuro. O que hoje parece o plano empresarial perfeito ou a última palavra em tecnologia amanhã pode estar tão desatualizado quanto o computador mainframe.

Bill comenta que a Apple, Oracle e Microsoft foram bem sucedidos nos negócios devido ao “Espiral positivo” quando se tem um bom produto então investidores patrocinam seu projeto, pessoas inteligentes buscam trabalhar nestas empresas reconhecidas no mercado e fazem um network atraindo mais pessoas talentosas para esta empresa. Da mesma forma, a “Espiral negativa” torna-se fatal quando a empresa entrega um produto ruim ou suas ações com os investidores começam a cair, surgem rumores e comentários sobre a empresa que acabam prejudicando no negócio até arruinar a organização a não ser que alguém de competência consiga solucionar e reverter a situação de forma brilhante.

Bill adquiriu um trabalho desenvolvido por uma empresa em Seattle e contratou um engenheiro chefe chamado Tim Paterson este fez modificações neste trabalho e que então este engenheiro criou o sistema operacional de disco da Microsoft conhecido como MS-DOS.

Mas, em 1983, Bill não acreditava mais no MS-DOS, ele estava ultrapassado porque o usuário era obrigado a digitar comandos, o MS-DOS não tinha ilustrações e outros recursos gráficos interativos. Então Bill e Steve Jobs foram até os pesquisadores do famoso Centro de Pesquisas de Pablo Alto, da Xerox, na Califórnia, e conseguiram explorar novos paradigmas para a indústria da computação, onde a própria Xerox não tirou proveito comercial dessa ideia inovadora isso porque suas máquinas eram caras e não usavam microprocessadores padrão e para fazer uma pesquisa de alta qualidade e transformar em produto rentável ainda continua sendo um problema e tanto para muitas empresas.

A primeira plataforma gráfica popular chegou no mercado em 1984, quando a Apple lançou seu Macintosh. Steve Jobs liderava a equipe com grande talento e intuição para com o projeto.

Para desenvolver um sistema com ambiente gráfico foi necessário muita imaginação. Pouco tempo depois a Microsoft desenvolveu o Microsoft Word e Microsoft Excel.

O que para Bill acabou separando a Microsoft da empresa Macintosh é que até 1995 a empresa não permitia que outra empresa utiliza-se outro computador sem ser da Apple para uso das aplicações da Microsoft e a Microsoft se empenhou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com