TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Sistema

Casos: Analise De Sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho tem como objetivo compreender a importância do corpo e seu movimento no desenvolvimento e aprendizagem da criança em fase escolar, desde a mais tenra idade no Ensino Infantil até sua fase final de maturação psicomotora já no Ensino Médio, através da Psicomotricidade.

A Psicomotricidade é uma ciência relativamente nova e não muito compreendida, porém, tem muita importância tanto na vida do educador quanto na vida do educando.

O professor pode educar seu olhar através da psicomotricidade para organizar seu trabalho, de forma a contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Em especial na Educação Infantil onde a criança inicia sua vida escolar. Compreender seu corpo utilizando ações integradas dos elementos psicomotores de forma expressiva com objetivos educacionais, jogos e brincadeiras que auxiliam neste processo de desenvolvimento.

O corpo e a mente estão diretamente ligados e dependem um do outro, se um tiver algum problema consequentemente afetará o outro. É de grande importância que a criança tenha domínio da sua mente, de seus movimentos e de seus sentimentos.

A escola que trabalha com a Psicomotricidade contribui para um melhor aprendizado dos seus educandos.

PALAVRAS-CHAVE: corpo, mente, psicomotricidade, jogos, brincadeiras 7

Psicomotricidade significa a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção, ou seja, é considerada ciência.

O termo Psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz, quer dizer movimento e psico que determina a atividade psíquica em duas fases sócio-afetivas e cognitivas.

A criança é um sujeito histórico desde o seu nascimento, e a Educação Infantil vem ao longo dos anos aprimorando esse conceito, adequando as necessidades básicas da criança procurando estabelecer vínculos entre universo escolar e a criança.

A evolução da Educação Infantil tem colocado o educador como um mediador desse novo universo em que ela acaba de ser inserida. Este trabalho terá seu olhar voltado a crianças de 0 á 10 anos, idades que comumente transitam entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I.

Justamente será esta mediação que ajudará a criança na conquista do desenvolvimento de sua autonomia.

“Para a criança não é adequado qualquer tipo de sociedade, qualquer tipo de relação, qualquer tipo de família, qualquer tipo de escola..., mas aquela que lhe permita encontrar respostas para suas necessidades básicas.” (LOPEZ,1995 p.9).

O objetivo deste trabalho será focarmos nosso olhar para as grandes possibilidades de trabalho que a psicomotricidade pode nos proporcionar. Trabalhando não só com o professor de Educação Física, mas nos aliando a ele, para dentro de um contexto geral e contínuo, observarmos as necessidades dos alunos no dia a dia escolar.

Cada criança é um sujeito histórico individual, portanto, com histórico diferente e com tempo de maturação diferente uns dos outros, o educador precisa estar atento a essas diferenças para que todo seu trabalho seja ajustado às mesmas.

A Psicomotricidade entra como um destes ajustes no processo de desenvolvimento do indivíduo. Está diretamente ligada com o nosso dia a dia, tem relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com