TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Sistema

Pesquisas Acadêmicas: Analise De Sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

4.2 IMPLATAÇÃO SGBD

SGBD significa Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados,em inglês (DBMS)Base Management System é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados.um dos principais objetivos é que o cliente retira da aplicação de gerencia o acesso,organizando os dados e manipulando.Disponibiliza uma interface para seus usuários incluir,alterar ou consultar dados armazenados.interface é constituída pelas APIs,ou dravers do que SGBD que da as condenadas de comando na liguangem SOL.

As organizações, por mais que não seja tão grande, possuem quantidades cada vez maiores de dados e informações a armazenar. Todavia, a manipulação destas informações se tornou impossível de ser realizada manualmente (via papéis, principalmente), pois sua utilização além de demorada (devido a catalogação dos dados) é passível de erros principalmente ocasionados pelo desgaste do operador em conseguir resgatar informações requisitadas. Nesse sentido, torna-se mais fácil encontrar a informação numa base de dados que recorre a uma das tecnologias de informação de maior sucesso e confiança. Ou seja, as bases de dados estendem a função do papel ao guardar a informação em computadores.

Qualquer empresa que pretenda garantir um controle efetivo sobre todo o seu negócio, tem obrigatoriamente de recorrer a sistemas de gestão de bases de dados. A planilha eletrônica continua a ser uma ferramenta de controle extremamente poderosa porque consegue operacionalizar os dados e assim criar informação útil ao planejamento diário das empresas. Contudo, existem outros tipos de ferramentas, mais completas e com funcionalidades acrescidas que elevam para outros níveis, a capacidade operacional de gerar informação de valor para a organização.

Um sistema de gerenciamento de banco de dados não é nada mais do que um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informações de um banco de dados. Há muitos tipos diferentes de SGBD. Desde pequenos sistemas que funcionam em computadores pessoais a sistemas enormes que estão associados a mainframes.

Um sistema de gerenciamento de banco de dados implica a criação e manutenção de bases de dados, elimina a necessidade de especificação de definição de dados, age como interface entre os programas de aplicação e os ficheiros de dados físicos e separa as visões lógica e de concepção dos dados. Assim sendo, são basicamente três os componentes de um SGBD:

Descrição[editar | editar código-fonte]

um modelo que defina o esquema dos dados armazenados no sistema. Os quatro modelos mais conhecidos são:

hierárquico;

em rede;

relacional;

orientado a objetos;

existem também outros modelos, variando com o autor:

o modelo de dados objeto-relacional, praticamente uma mistura do modelo relacional com o orientado a objetos.

o modelo relacional estendido, é uma adição de características do modelo orientado a objetos ao relacional

o semi-estruturado é dedicado a documentos em formatos semi-estruturados, normalmente em XML;

estruturas de dados otimizadas, que possam manipular uma grande quantidade de informação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com