TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Sistemas

Trabalho Universitário: Analise De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DESENV.DE SISTEMAS

MÓDULO PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS

FERNANDO ALVES DOS SANTOS -225832012

ENGENHARIA DE SOFTWARE

PORTFÓLIO 1

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

FERNANDO ALVES DOS SANTOS

ENGENHARIA DE SOFTWARE

PORTFÓLIO 1

Trabalho apresentado ao Curso de Análise Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ENIAC para a disciplina de Desenvolvimento de projetos.

Prof° Denilson

Guarulhos

2013

Respostas

.............................................................................................................

As ferramentas CASE ( Computer Aided Software Engineering ) estão para a Engenharia de Software assim como o CAD ( Computer Aided Design ) está para a Engenharia Civil. São programas que auxiliam o Analista na construção do sistema, prevendo ainda na prancheta, como será sua estrutura, quais serão suas classes, entidades, seus fluxos internos e muitos outros detalhes. São elaborados vários diagramas que em conjunto constituem praticamente uma “planta” do sistema a ser desenvolvido.

Com o advento da Orientação a Objeto, surgiu também uma nova maneira de documentar sistemas, que é a UML ( Unified Modeling Language ), desenvolvida por Ivar Jacobson, Grady Booch e James Rumbaugh no início da década de 90. A UML como o próprio nome diz, unificou a notação de sistemas, focando na orientação a objetos.

As ferramentas CASE até então suportavam notações advindas da técnica Estruturada ( Análise Estruturada ), surgida no final da década de 70 com Tom De Marco. (Em seguida vieram Chris Gane, Trish Sarson e Edward Yourdon).

Existem inúmeras feramentas CASE disponíveis no mercado. Entre elas poderia citar: Poseidon, Rational Rose 2000, ErWin, Oracle Designer, Genexus, Clarify, Dr. Case, Multicase, Paradigm, PowerDesigner, Together, Cognos, CoolGen, Smart, Theseus, BPWin, Arena, Visio, Brio, Microstrategy, etc.

Elegi três Estruturadas (CaseStudio 2.0, Dr. Case e ErWin) e duas com suporte a UML (Visio e Together) para trabalhar nesses artigos.

A princípio pode parecer estranho ao leitor um comparativo entre ferramentas voltadas para Análise Estruturada (AE) e ferramentas UML. Mas a intenção é mais fornecer as características de cada uma, para que o leitor que está prestes a iniciar um projeto, possa optar pelo software mais adequado ao seu perfil. Deste ponto de vista, o estudo é mais uma análise do que uma avaliação.

Por exemplo:

Análise de Requisitos (BETA)

1-) ProjetoSER - O software idealizado e desenvolvido por Fabio G. Rocha e Pedro Braze, proporciona o Levantamento de Requisitos, Análise e Negociação de Requisitos, Especificação de Requisitos, Validação de Requisitos e Gestão de Requisitos

Desenvolvedor: Fabio G. Rocha e Pedro Braze

2-) Microsoft Office - É uma suíte de aplicativos para escritório mundialmente conhecida, que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo e banco de dados dentre outros. A ferramenta é disponibilizada em mais de 70 idiomas.

Desenvolvedor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com