TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Sistemas

Exames: Analise De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

JOSE CARLOS CORREA DE ALMEIDA

KELMAN P DE ALMEIDA

THULLIO POTENCIO LUZ

ANDERSON WILLIAN FERREIRA RAMOS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

ADSL é a sigla para Assymmetric Digital Subscriber Line ou "Linha Digital Assimétrica para Assinante". Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns. A cada dia, a tecnologia ADSL ganha novos usuários, tanto é que este é o tipo de conexão à internet em banda larga mais usado no Brasil e um dos mais conhecidos no mundo

Com o surgimento da Internet, um grande número de serviços e informações se tornou disponível para todas as pessoas com acesso a um computador e uma linha telefônica. Com o passar do tempo, o número de usuários se tornou cada vez maior. Com o aumento da demanda, a Internet não parou de crescer, tanto no número de usuários quanto na quantidade de informações disponíveis.

Como conseqüência da baixa velocidade e qualidade oferecidas pelas conexões discadas, utilizando modems comuns, e pelo problema de congestionamento na rede, principalmente em horários específicos, surgiu uma demanda cada vez maior por serviços de melhor qualidade. Com isso, começaram a ser desenvolvidas tecnologias que permitissem conexões de alta velocidade.

Inicialmente, foi desenvolvida uma linha dedicada, permitindo transmissões de alta velocidade (até 1,544 Mbps para envio ou recepção de dados), chamada de T1 nos Estados Unidos e E1 na Europa. O grande obstáculo para a popularização desta tecnologia foi a necessidade de modificações na infra-estrutura, pois as linhas são dedicadas, ou seja, exigem a instalação de novos cabos, exclusivamente para este serviço.

As linhas DSL (Digital Subscriber Line) surgiram com o objetivo de oferecer conexões de alta velocidade a um baixo custo, pois utilizam a mesma infra-estrutura já instalada em todas as casas e escritórios: o sistema POTS (Plain Old Telephone Service), ou seja, as linhas de cobre utilizadas nos telefones comuns (par trançado).

Várias tecnologias DSL foram desenvolvidas com o tempo, cada uma oferecendo vantagens e desvantagens em relação às demais. Os vários tipos de DSL foram desenvolvidos para atender às necessidades de cada usuário, de acordo com as diferentes características oferecidas por cada tipo.

2 DESENVOLVIMENTO

-A tecnologia ADSL basicamente divide a linha telefônica em três canais virtuais, sendo um para voz, um para download (de velocidade alta) e um para upload (com velocidade média se comparado ao canal de download). Teoricamente, as velocidades de download podem ir de 256 Kbps até 6.1 Mbps. No caso do upload essas taxas variam de 16 Kbps até 640 Kbps, mas tudo depente da infra-estrutura do fornecedor do serviço, o que indica que essas taxas podem ter valores diferentes dos mencionados. É por causa dessas características que o ADSL ganhou o termo "assymmetric" (assimétrica) no nome, pois indica que a tecnologia possui maior velocidade para download e menor velocidade para upload.

Repare que entre os três canais há um disponível para voz. Isso permite que o usuário fale ao telefone e ao mesmo tempo navegue na internet, ou seja, não é necessário desconectar para falar ao telefone. Para separar voz de dados na linha telefônica, é instalado na linha do usuário um pequeno aparelho chamado Splitter. Nele é conectado um cabo que sai do aparelho telefônico e outro que sai do modem.

Na central telefônica também há uma espécie de Splitter. Assim, quando você realiza uma chamada telefônica (voz), o sinal é encaminhado para a rede de comutação de circuitos da companhia telefônica (PSTN - Public Switched Telephone Network) e procede pelo seu caminho habitual. Quando você utiliza a internet, o sinal é encaminhado ao DSLAN.

Quando uma linha telefônica é usada somente para voz, as chamadas utilizam freqüências baixas, geralmente entre 300 Hz e 4000 Hz. Na linha telefônica é possível usar taxas mais altas, mas elas acabam sendo desperdiçadas. Explicando de maneira simples, o que o ADSL faz é aproveitar para a transmissão de dados as freqüências que não são usadas. Como é possível usar mais de uma freqüência ao mesmo tempo na linha telefônica, é então possível usar o telefone para voz e dados ao mesmo tempo.

A tecnologia ADSL funciona instalando-se um modem específico para esse tipo de conexão na residência ou empresa do usuário e fazendo-o se conectar a um equipamento na central telefônica. Neste caso, a linha telefônica serve como "estrada" para a comunicação entre esses dois pontos. Essa comunicação ocorre em freqüências acima de 5000 Hz, não interferindo na comunicação de voz (que funciona entre 300 Hz e 4000 Hz). Como a linha telefônica é usada unicamente como um meio de comunicação entre o modem do usuário e a central telefônica, não é necessário pagar pulsos telefônicos, pois a conexão ocorre por intermédio do modem e não discando para um número específico, como é feito com o acesso à internet via conexão discada. Isso deixa claro que todo o funcionamento do ADSL não se refere à linha telefônica, pois esta é apenas um "caminho", mas sim ao modem. Quando seu modem estabelece uma conexão com o modem da central telefônica, o sinal vai para um roteador, em seguida para o provedor e finalmente para a internet. É importante frisar que é possível que este sinal saia diretamente do roteador para internet.

No Brasil, o uso de provedor é obrigatório por regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O sinal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com