TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Sistemas

Pesquisas Acadêmicas: Analise De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS Banco de Dados

Etapa 1

Comparativo entre Arquivos convencionais e SGBD

Antes de SGBD’s as aplicações utilizavam sistemas de arquivos do sistema operacional. Através de arquivos, as aplicações armazenavam seus dadosatravés das interações com a aplicação. Sendo armazenados em diversosarquivos, precisando de diferentes programas de aplicações para extrair eacrescentar registros, elevando de formas os custos destas aplicações.

Arquivos Convencionais: É feito de forma simples, pode ser feito sem conhecimento específico, qualquer um que “lê” tem uma primeira impressão do que se trata. Difícilimplantação e interação com o sistema. Não é possível considerar o nível dos dados (Ex: quem é chave estrangeira, chave primária). Danos ao banco de dados afetam virtualmente todos os programas. Aplicação: Pode ser utilizado como documentação pelos usuários.

SGBD -Há maior facilidade para integração com o sistema. Há um padrão na disposição dos dados. Maior organização, facilitando assim operações como consulta,alterações deforma mais clara, maior segurança e confiabilidade dos dados .Pode ser considerado mais difícil de ser implementado. Requere um conhecimento prévio para inserção de conteúdo. Aplicação: Pode ser utilizado efetivamente comunicando como sistema. Podem ser interligados

Etapa 2

A modelagem de dados é a primeira etapa de um projeto que envolva banco de dados e tem como seu principal objetivo o desenvolvimento de um modelo que contenha entidades e relacionamentos, e que com isso seja possível representas as especificações das informações do negócio (OLIVEIRA, 2002).

A modelagem de dados ajuda a organizar a forma de pensamento sobre os dados, demonstrando o significado e a aplicação prática deles. Ela também estabelece o vínculo entre as necessidades dos usuários e a solução de software que as atende. Essa modelagem faz com que se tenha uma redução na complexidade do projeto a um ponto que o projetista possa compreender e manipular os dados (MULLER, 2002).

Para uma modelagem de dados alcançarem os objetivos esperados, ela deve fornecer ao desenvolvedor.

* Representar o ambiente;

* Documentar e normalizar;

* Fornecer processos de validação;

* Observar processos de relacionamentos entre objetos.

Podemos definir a modelagem em três modelos:

Modelo de dados entidade-relacionamento (MER), (Leitura, construção e validação dos modelos): O modelo entidade-relacionamento é baseado em uma percepção de um mundo real que consiste em uma coleção de objetos básicos chamados entidades. Uma entidade é um objeto distinguível de outro por um conjunto específico de atributos. Por exemplo, os atributos número e saldo descrevem uma conta particular em um banco. Um relacionamento é uma associação entre várias entidades. Por exemplo, um relacionamento Conta Cliente associa um cliente a cada conta que ele possui. O conjunto de todas as entidades de um mesmo tipo e o conjunto de relacionamentos do mesmo tipo são denominados conjuntos de entidades e conjuntos de relacionamentos, respectivamente. Em acréscimo a entidades e relacionamentos, o modelo ER representa certas restrições com os quais os conteúdos de bancos de dados precisam estar de acordo. Uma restrição importante é o mapeamento de cardinalidade (ou multiplicidade de um conjunto de relacionamentos) que expressa o número de entidades ao qual outra entidade pode estar associada a um conjunto de relacionamentos. Sendo os softwares BrModelo, BPWin, os utilizados;

Modelo relacional: utiliza uma coleção de tabelas para representar os dados e as relações entre ele. Cada tabela possui diversas colunas, e cada coluna possui um nome único. O modelo relacional é um exemplo de modelo baseado em registros, e é o modelo de dados mais usado, e uma grande maioria dos sistemas de banco de dados atuais é baseada no modelo relacional, sendo os softwares BPWin, Aris Tool Set,Visio da Microsoft e similares SmartDraw, dentre outros.

O modelo de dados baseado em objeto (ODBMS ou OODBMS) é um banco de dados em que a informação é armazenada na forma de objetos. Sendo o gerenciador de banco de dados para um orientado a objetos. Sendo dois fatores principais que levam a adoção da tecnologia de banco de dados orientados a objetos. A primeira, é que em um banco de dados relacional se torna difícil de manipular com dados complexos. Segundo, os dados são manipulados pela aplicação escrita usando linguagens de programação orientada a objetos, e o código precisa ser traduzido entre a representação do dado e as duplas da tabela relacional, o que alem de ser uma operação tediosa de ser escrita, consome tempo. Softwares como C++,C#,Java,Python ou Delphi, são bem utilizados para esta aplicação.

3. Falta definir qual o modelo de dados a ser utilizado e por que.

Esquema – Descrição (Textual ou Gráfica) da estrutura de um banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados.

Esquema do Banco: Armazenamento no catálogo; Mudanças muito menos freqüentes.

Instância – Conjunto de dados armazenados em um banco de dados e determinado instante de tempo.

Estado do banco: Dados do banco em qualquer ponto do tempo; Inicialmente vazio; Muda freqüentemente; Validade parcialmente garantida pelo SGBD.

Regra para estruturação dos dados Regra para verificação das instâncias

Entidades Instâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com