TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Sistemas

Pesquisas Acadêmicas: Analise De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

WEB AULA 1

Introdução

Vamos estudar redes de computadores? Então vamos lá! Comer (2001, p.23) ressalta que as redes de computadores têm crescido explosivamente. Poucas pessoas tinham acesso às redes na década de 80, agora a comunicação via computador transformou-se em uma parte essencial da nossa infra-estrutura. A ligação de computadores em rede é usada em cada aspecto dos negócios, incluindo propaganda, produção, transporte, planejamento, faturamento e contabilidade. As instituições de ensino estão utilizando redes de computadores para fornecer a estudantes e professores o acesso instantâneo às informações em bibliotecas on-line (digitais ou virtuais) em todo o mundo. Em resumo, as redes de computadores estão em toda parte. Hoje a Internet deixou de ser um experimento como era na década de 80, tornando-se um sistema de comunicação mundial produtivo.

Será que montar uma rede é simples? Você já montou uma? A conexão dos computadores em redes não é um assunto dos mais simples, devido à existência de muitas tecnologias com as suas características próprias. A complexidade das redes se deve também à variedade de termos associados aos conceitos que definem tecnologias e padrões sobre ligação em redes, determinados pelas diversas empresas ligadas à tecnologia. Em função do emaranhado de siglas e termos com os seus sinônimos, o jargão da ligação em rede muitas vezes é utilizado de forma errada associado a produtos.

A história das redes de computadores

Vamos estudar um pouco de história? Para podermos entender a origem das coisas, nada melhor que vasculhar o nosso passado. Não vamos aqui tentar lembrar o que ocorreu nos últimos anos, esta tarefa vou deixar para alguns autores que já se preocuparam com isso. Kurose e Ross (2003) já publicaram em seus livros as passagens dessa história:

Período de 1961 a 1972:

Este período se caracterizou pelo desenvolvimento e demonstração do princípio da comutação de pacotes. Tudo que nós temos hoje em Redes de Computadores e, consequentemente, de Internet advém desta época, em que a rede telefônica era a rede de comunicação mundial.

Período de 1972 a 1980:

Em meados da década de 70, surgiram outras redes de comutação de pacotes além da ARPAnet: a ALOHAnet, uma rede de microondas que interligava as universidades das ilhas do Havaí; a Telenet, uma rede de comutação de pacotes comercial da BBN; a Tymnet e a Transpac, uma rede francesa de comutação de pacotes.

O número de redes começava a crescer. Em 1973, em sua tese de doutorado, Robert Metcalfe, funcionário da Xerox, apresentou os princípios do padrão Ethernet, a placa de rede a mais utilizada mundialmente, até hoje.

Período de 1980 a 1990:

Foi a década da proliferação das redes de computadores. Grande parte do crescimento do início da década de 80 resultou de vários esforços distintos para criar redes de computadores para interligar universidades. Na comunidade da ARPAnet, muitos componentes finais do que é a arquitetura da Internet estavam sendo instalados. No dia 01/01/1983, adotou-se oficialmente o TCP/IP como o novo padrão de protocolo de máquinas para a ARPAnet, todas as máquinas tiveram que migrar do protocolo anterior NCP para o TCP/IP neste dia.

Período de 1990 a 2000:

Nesta década o principal evento foi o início do funcionamento da World Wide Web, que levou a Internet para os lares e as empresas de milhões de milhões de pessoas em todo o mundo. A Web serviu também como plataforma para a habilitação e a disponibilização de centenas de novas aplicações, inclusive negociação de ações em bolsas de valores e serviços bancários on-line, serviços sofisticados de multimídia e serviços de recuperação de informações. A pesquisa e desenvolvimento de redes foi bastante intensa nesta década, com destaque aos roteadores de alta velocidade e roteamento de redes locais. A necessidade de segurança e gerenciamento da Internet aumentou com as aplicações voltadas ao comércio eletrônico.

Definição de Redes de Computadores

O que é rede de computadores?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com