TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Sistemas

Dissertações: Analise De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

1a Questão: (5,0 pt)

Apresente um relatório detalhado dos experimentos:

Módulo 1

a) EP1a (1pt) – Determinação a dependência do período do pêndulo simples com a amplitude da oscilação. Verificar a partir de qual ângulo a variação no período é maior que a incerteza neste. Caso o amortecimento seja forte meça o tempo para 5 oscilações e não 10 como na eq. 3.39 do livro texto.

b) EP1b (2pt) – Determinação da aceleração da gravidade (com sua incerteza) com a variação do comprimento do pêndulo simples. Faça o gráfico pedido e use regressão linear no tratamento de seus dados.

Módulo 2

c) EP5 (2pt) – Ondas transversais na corda vibrante.

2a Questão: (2,0 pt)

Você recebe uma régua de um metro de comprimento para usá-la como pêndulo. Para isto você faz um pequeno furo por onde passará um eixo horizontal para a régua poder oscilar. Onde deve ser feito este furo para que o período de oscilação seja o menor possível. Qual o valor deste período?

3a Questão: (1,5 pt)

a) Mostre, diferenciando a expressão para a velocidade de propagação de ondas numa corda, que a variação percentual da velocidade v/v produzida por uma variação percentual T/T da tensão na corda é dada por v/v = T/2T.

b) Um afinador de pianos faz soar a nota lá de um diapasão, de freqüência f = 440 Hz, para compará-la com a correspondente nota lá da escala média do piano. Com ambas as notas soando simultaneamente, ele ouve batimentos cuja intensidade máxima se repete a intervalos de 0,5 s. que ajuste percentual ele deve fazer na tensão da corda do piano para afiná-la?

c) Pesquise para obter dados realistas sobre as cordas de piano para determinar o comprimento desta corda.

4a Questão: (1,5 pt)

Dois trens, A e B, apitam simultaneamente com a mesma freqüência fo = 392 Hz. O trem A está em repouso e o trem B se desloca para a direita com velocidade vB = 35,0 m/s. Não está ventando. Uma pessoa está à meia distancia entre os trens e se deslocando, também para a direita, com velocidade vP = 15,0 m/s.

a) Com qual freqüência a pessoa ouve o apito de A?

b) Qual freqüência ela ouve de B?

c) Qual a freqüência dos batimentos que ela ouve?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com