TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estruturada

Trabalho Escolar: Analise Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

Analise Estruturada

A análise estrutura é uma fase crítica no desenvolvimento de sistemas e programas de software porque afeta as fases de desenvolvimento seguintes. Ela é difícil por causa dos problemas de comunicação, das mudanças nos requisitos do sistema e das técnicas inadequadas de avaliação.

Não é fácil descrever os requisitos do sistema em uma forma precisa. A linguagem do usuário e a linguagem do responsável pelo desenvolvimento são tão diferentes que torna complicada uma comunicação eficaz. Os requisitos, no entanto, apresentam um alvo móvel que continua a modificar-se por todo o desenvolvimento do sistema e por todo o seu ciclo de vida.

A análise estruturada tem como objetivo resolver essas dificuldades fornecendo uma abordagem sistemática, etapa por etapa, para desenvolver a análise e produzir uma especificação de sistema nova e melhorada. Para conseguir este objetivo, a análise estruturada centraliza-se em uma comunicação clara e concisa.

A especificação do sistema é o elo entre a análise e o projeto. Ela fornece uma descrição dos requisitos do sistema a ser construído. O principal objetivo da análise é produzir uma especificação do sistema que defina a estrutura do problema a ser resolvido de acordo com a visão do usuário. O objetivo do projeto é definir a estrutura do problema e com os requisitos do usuário. Os defensores da análise estruturada afirmam que o uso do mesmo método de construção para a especificação e para o projeto obriga os dois a ficarem mais coesos e a mais provavelmente representarem um sistema que satisfará às necessidades e expectativas do usuário. Análise estruturada foi projetada para ser compatível com o projeto estruturado e fornecer a melhor entrada possível para ele. A especificação é composta de diagrama de fluxo de dados, um dicionário de dados e especificações dos processos.

A análise estruturada de sistemas compõe-se de um conjunto de técnicas e ferramentas, em constante evolução. Seu conceito fundamental é a construção de um modelo lógico (não físico) de um sistema, utilizando técnicas gráficas capazes de levar usuários, analistas e projetistas a formarem um quadro claro e geral do sistema e de como suas partes se encaixam para atender às necessidades daquele que dele precisam. Antes do desenvolvimento dessas ferramentas de Análise Estruturada de Sistemas, todos os detalhes da implementação física eram perdidas.

Benefícios | | Problemas |

Os usuários obtém uma idéia mais clara do sistema proposto pelo diagrama de fluxo de dados, do que a obtida através da narrativa e Fluxograma de sistemas físicos | | O esforço , a formalidade e o grau de detalhe necessários, especialmente na construção do dicionário de dados, muitas vezes sofrem resistência |

A apresentação em termos de fluxo lógico consegue mostrar mal-entendidos e pontos controversos. | | Tem havido uma certa preocupação por parte dos programadores de que ao obterem especificações detalhadas da lógica no português estruturado, acabarão “ retirando todo o prazer da programação, tornando-os meros codificadores” |

As interfaces entre o novo sistema e outros já existentes, são mostrados de modo bem mais claro | | Orientação dos usuários e treinamento dos analistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com