TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estruturada

Monografias: Analise Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

O Papel da informação na estrutura da organização.

É mais abrangente do que os processamentos de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware, pois envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais.

• A Tecnologia da informação evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro da organização. Hoje em dia, a visão da “TI” como arma estratégica competitiva tem sido discutida e enfatizada, pois não só sustenta as operações de negócio existentes, mas também permite que se viabilizem novas estratégias empresariais.Embora haja reconhecimento da necessidade de eficiência na operação de TI, bem como uma alta capacitação técnica, é consenso que somente através da busca da eficácia do uso da “TI” é que a empresa pode obter vantagens competitivas. A busca da eficácia da “TI” implica em analisar seus impactos nos resultados obtidos pela empresa bem como em considerar os ganhos de produtividade e na competitividade do negócio como medidas de eficácia da “TI”. ( Busca da Eficácia e não somente da Eficiência)O acompanhamento da evolução da informática e seus estágios, é como um processo contínuo, ou seja , uma gestão dinâmica e flexível da “TI” e de sua avaliação na organização.A gestão de “TI” deve ser um processo contínuo (de sua estratégia e de planejamento), não ficando restrita a um “momento de planejamento”, acompanhando as aplicações de “TI” durante seus ciclos de vida. A gestão de “TI” deve ser também flexível para acompanhar a s mudanças externas em termos de possibilidades de estratégias de negócio e de disponibilidades de “TI”.Hoje é visível que não basta que haja somente uma estratégia de “TI”, ela deve estar em alinhamento com a estratégia do negócio da empresa. Além disso, há a noção de que este alinhamento deve ser desenvolvido e mantido ao longo do tempo, em um processo dinâmico. Sabemos que não é possível manter uma vantagem competitiva através de uma específica aplicação de “TI”, pois cada vez mais é fácil copiar esta aplicação e cada vez mais as empresas usam softwares comuns. Somente uma vantagem baseada na gestão de “TI” e no alinhamento com o negócio permite manter uma vantagem por mais tempo. Hoje em dia é preciso que a organização esteja atenta às novas disponibilidades em “TI” no mercado e que haja uma integração entre suas estratégias e sua estrutura, tanto de “TI” como de negócio.

A Estrutura da organização no nível estratégico, tático e operacional.

• Nível Estratégico

Este é o nível onde são criados os fundamentos estratégicos da organização (como missão, visão, valores, crenças) e são traçados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo. A metáfora do maestro é excelente para descrever a principal atribuição das pessoas que possuem funções neste nível, a de reger toda a orquestra para a consecução de seus objetivos previamente traçados e de acordo com os interesses dos acionistas/sócios. Sua principal ferramenta é o planejamento estratégico e visão sistêmica e de futuro são competências essências para sua boa gestão.

Cabe ao nível estratégico prover os recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com