TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Artigo RSM

Por:   •  19/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Analisando o artigo “Response surfacemethodology for optimizationofmedium for decolorizationoftextiledyeDirect Black 22 by a novelbacterial consortium”.

O artigo analisado foi retirado da revista “Biosourcetechnogogy”, este relatório tem como objetivo revisar e verificar a reprodutibilidade do experimento, para isso então, analisaremos os resultados que o artigo nos mostra em comparação com os resultados simulados para a revisão.  

Para avaliar a porcentagem de descoloração o artigo utilizou-se de um planejamento composto central CCD com quatro variáveis independentes com um total de 30 experimentos: concentração de glicose (X1), extrato de levedura (X2), corante (X3) e o tamanho do inoculo (X4). O plano de CCD, utilizado no artigo, em níveis codificadas das quatro variáveis ​​independentes é como mostrado na Tabela 1.

[pic 1]

Na análise da metodologia pode-se verificar que o estudo foi feito com base em um CCD totalizando 30 experimentos. Quanto utiliza-se a plataforma do minitab 16 para iniciar o processo de revisão, vê-se que o programa indica 3 formas de executar os experimentos. Na primeira são executados 31 experimentos, sem ser feita a separação em blocos, nos outros dois variam a quantidade de blocos em 2 e 3 e mantem a quantidade de experimentos em 30.

Analisando a Tabela 1 pode-se perceber que não existe separação em blocos, portanto deveria ter sido feito 31 ensaios, porém os pesquisadores preferiram excluir um ponto central, o que é possível no programa. Neste ponto pode-se perceber que os pesquisadores excluíram um center point do processo. Assim, eles podem ter desbalanceado os resultados, já que o programa possui os seus padrões de CCD bem divididos.

Posteriormente, para análise da descolorização foi feita a analise da superfície de resposta das variáveis do processo. O artigo encontrou que os resultados experimentais sugeriram que o modelo era perfeitamente ajustável, visto que o “ lack off it ” obteve um p-value maior que 0,05 como mostrado na Tabela 2 sendo esse valor o mesmo encontrado na simulação para revisão do artigo.

[pic 2]

O artigo também conclui que os resultados experimentais sugeremque estas variáveis afetam fortemente a descoloração, exceto a variável X2, visto que o p-value para cada variável na análise de variância foi menor que 0,05, como mostrado na Tabela 3.

[pic 3]

 Após inserir os dados no programa e iniciar a compilação dos dados, foi possível encontrar os mesmos valores para o p-value dos parâmetros variáveis, assim como os ajustes e as interações como mostrado na Tabela 4. Neste ponto pode-se perceber que o fator 2 não influencia o processo.

[pic 4]

Foi possível observar também que os coeficientes do modelo simulado, mostrados na Tabela 5, foram coerentes com os coeficientes do modelo proposto pelo artigo, mostrados na Tabela 3.

[pic 5]

Porém, o modelo simulado apresentou um baixo valor de R-sq de 84,54%, que é considerado ruim. O artigo não apresenta o seu valor de R-sq. Esse valor de R-sq da simulação baixo pode ter vido a ocorrer pelo fato de a variável X2 não interferir no processo e está sendo considerada na construção da superfície de resposta. Assim, sugere-se ao artigo que retire essa variável e faça uma nova análise da superfície de resposta para que se aumente o valor de R-sq. Feito a retirada da variável X2 a simulação gerou o seguinte R-sq de 79,24% como mostrado na Tabela 6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (258.7 Kb)   docx (194.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com