TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCRETO ARMADO - LAJES

Por:   •  28/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO

DISCIPLINA: Concreto Armado II

DOCENTE: Cláudio Pereira                    

TURMA: 42820171 (8º Período)

CURSO: Engenharia Civil

Alunas

Matrícula

Aline Gomes de Souza

81080

Flávia de Oliveira Ronhiski

81133

2020.2

Lajes maciças

As placas e um elemento plano, geralmente horizontal, com duas dimensões muito maiores que a terceira é chamada de espessura. A função básica dos painéis é absorver as cargas que atuam no teto, decorrentes do uso da estrutura, e transferi-las para os suportes. O processo de projeto de lajes sólidas retangulares de concreto armado apoiadas em vigas ou paredes. Esses suportes são inextricavelmente adotados. Em edifícios comuns, as lajes maciças são responsáveis ​​por grande parte do consumo de concreto, cerca de 50% do total.

A laje é calculada em várias etapas, a primeira etapa consiste em determinar os vãos livres (λ0), os vãos teóricos (λ) e a relação entre os vãos teóricos. Vão livre é a distância livre entre as paredes dos suportes. No caso de balanços, é a distância da extremidade livre até a frente do suporte (Figura 1). O vão teórico (λ) é denominado vão equivalente na NBR 6118: 2003, que o define como a distância entre os centros dos apoios e não é necessário tomar valores maiores que, em laje isolada, o vão livre mais a espessura da laje no centro do vão no vão extremo da laje contínua, vão mais metade do tamanho do suporte interno e metade da espessura da placa no meio do vão.

Nas lajes em balanço, o vão teórico é o comprimento da extremidade ao centro da escora, sem levar em consideração valores superiores ao vão livre mais a metade da espessura da laje na face da escora.

0 Para lajes armadas bidirecionais, as duas armaduras são projetadas para suportar os momentos fletores nessas direções. As chamadas placas de blindagem unidirecional, na verdade, também possuem blindagem nas duas direções. A armadura principal, na direção do menor vão, é calculada de forma a suportar o momento fletor nessa direção, obtido sem a outra direção. Portanto, a laje é calculada como se fosse a coleção de vigas da via em direção ao menor vão. Na direção do maior vão, é posicionado um encaixe de distribuição com seção transversal mínima conforme a NBR 6118: 2003. Uma vez que a armadura principal é projetada para suportar todas as forças, a armadura de distribuição é para solidificar as faixas de laje na direção principal, por exemplo, para prever possíveis concentrações de força.

A próxima etapa no design das placas é identificar os tipos de colagem de suas bordas.

A borda livre não tem suporte, causando deslocamento vertical. Não há deslocamentos verticais nos outros dois tipos de conexões. A rotação também é evitada no caso de arestas esmagadas. É o caso, por exemplo, de lajes contínuas, sendo o alinhamento promovido pela laje contígua.

A diferença significativa entre as espessuras de duas placas adjacentes pode limitar a consideração da borda embutida apenas no caso de uma placa mais fina, assumindo que a placa mais espessa é simplesmente apoiada. É claro que se deve ter cuidado ao considerar essas juntas e a diferença entre os momentos nas bordas das placas também deve ser analisada quando são consideradas fixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com