TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Cargos

Dissertações: Análise De Cargos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Análise de cargos

1. Na empresa em que atualmente trabalho, a remuneração é feita através da avaliação de cargos, já que temos as seguintes situações: A política da remuneração é constituída poravaliação de cargos, remuneração por habilidades e remuneração por competências.

Avaliações de cargos: É realizado visando os fatores de avaliação, atribuir-se os pontos da estrutura da remuneração e o pagamento é feito com base no trabalho realizado.

Remuneração por habilidades: É feita por blocos de habilidades, por níveis de habilidade e por certificação e valoração, redução do pessoal e etc.

Remuneração por competência: É realizada por competência, por blocos de competência e por valorização do mercado.

2. Elaborações da pirâmide de Maslow são:

Fisiológicas: que correspondem as de sobrevivência do organismo.

Segurança: relaciona-se com ter uma casa, estar seguro no emprego.

Sociais: são voltadas com a aceitação dos diferentes grupos que se pertence.

Estima: é a busca da satisfação pessoal e motivação constante.

Auto-realização: visa o desenvolvimento e alcance do potencial de cada um.

Se observando veremos que: são alguns fatores que impedem a sobrevivência do organismo dentro de um grupo desde a sua satisfação pessoal até a coletividade, como citarei abaixo alguns autores: ”Vinculando esta teoria com a estruturação de cargos, Araújo e Garcia (2009) mencionam que a realização das necessidades básicas como a segu¬rança e os salários, asseguram as moradias e alimentação. Pontes (1993) completas, a remuneração contribui para a aceitação social da pessoa, assim como também alimenta a auto-estima por vincular seu valor ao prestígio pessoal” Entre outros que citam que além da sua satisfação pessoal,eles procuram realizar-se dentro do mesmo grupo mostrando-se,auto realizado para a sociedade,que podem chegar ao topo.

3. Remuneração:

Por competência, vantagens como: Flexibilidade, recompensa ao desen¬volvimento

Esse modelo é mais claro e transparente assim como também os critérios de promoção horizontal e vertical. Tanto a carreira quanto a re¬muneração é parametrizada pelo reconhecimento do desenvolvimento da pessoa e pela agregação de valor da qual é mensurada por meio de indica¬dores conhecidos por todos, permitindo que cada um planeje e acompanhe sua carreira (SOUZA ET al. 2005).

Os autores concluem que o modelo por competências é um exce¬lente meio para aperfeiçoar a organização do trabalho, tornando-a mais leve, transparente, flexível e alinhada com os objetivos organizacionais

Desvantagens: Indefinição, difícil de medir, pode tornar-se obsoleta

Por Cargo, Vantagens Como: Este tipo de remuneração é baseado no cargo, Souza ET al. (2005) menciona que a construção deste sistema segue a metodologia que visa co¬nhecer de forma precisa o conjunto de atividades na produção de um bem ou serviço, dividirem a tarefa total em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com