TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Indicadores De Manutenção Dos Ventiladores Pulmonares Do HCU-UFU

Por:   •  19/8/2017  •  Artigo  •  3.437 Palavras (14 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 14

Análise De Indicadores De Manutenção Dos Ventiladores Pulmonares Do HCU-UFU

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise dos indicadores de manutenção de ventiladores pulmonares com o objetivo de medir a qualidade dos equipamentos utilizados no Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS). A pesquisa foi realizada no setor de Bioengenharia do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU), baseada na coleta de dados do Sistema de Gerenciamento de Equipamentos (SGE), no período de 2004 a 2014. Os indicadores analisados foram Tempo Médio entre Falhas, Tempo Médio de Reparo, Disponibilidade e o Número de Pedidos de Serviço de Manutenção (PSM), por serem os principais indicadores utilizados no Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia. Foram analisadas oito marcas de ventiladores. Os resultados dos indicadores mostraram que os equipamentos das marcas D, F e H são os que possuem os piores indicadores, porém foi possível concluir que estudos de campo são ainda necessários para que se possa fazer conclusões mais precisas.

Palavras-chave

Indicadores de Manutenção; Ventiladores Pulmonares, Engenharia Clínica.

Introdução

Os ventiladores mecânicos são equipamentos complexos e o seu funcionamento pode representar um alto risco para a segurança do paciente [1]. São equipamentos médico-assistenciais de suporte à vida destinados a prover suporte ventilatório pulmonar artificial completo ou parcial ao paciente que não consegue respirar por vias normais devido a doenças, anestesia, defeitos pulmonares congênitos, coma etc. Também são usados para permitir descanso da musculatura respiratória até que o paciente seja capaz de reassumir a ventilação espontânea [2].

Face à sua importância, o funcionamento dos ventiladores pulmonares deve ser seguro e confiável necessitando periodicamente de um conjunto de ações que visam assegurar as boas condições técnicas do mesmo, preservando suas características funcionais de segurança, confiabilidade e qualidade. Dentre essas ações podem-se destacar os procedimentos de manutenção [1].

Porém, os procedimentos de manutenção precisam ser auxiliados por um software de gerenciamento de equipamentos que possibilitem o armazenamento dos dados e o cálculo de índices, denominados indicadores, que forneçam subsídios para uma gestão com qualidade.

Segundo [3], “indicadores permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões”.

Ainda, de acordo com [4] os indicadores representam a mantenabilidade e confiabilidade do equipamento.

Na área de manutenção existe uma infinidade de indicadores. O Engenheiro Clínico, desde o início da profissão, já utiliza os indicadores em seus procedimentos de gestão, embora ainda pouco conhecidos pelas equipes clínicas existentes nos EAS, tais como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas [5].

Indicadores de Manutenção tais como Tempo Médio Entre Falhas (MTBF), Tempo Médio de Reparo (MTR), são muito úteis na gestão de equipamentos médico- assistenciais nos EAS´s uma vez que ajudam os gestores a tomarem decisões relativas à qualidade da manutenção e dos equipamentos, mantendo-os seguros e confiáveis.

Os indicadores mais utilizados no HCU-UFU são o MTBF, MTR, Disp (Disponibilidade) e número de PSM (Número de Pedido de Serviço de Manutenção):

 MTBF (Mean Time Between Failure)

O Tempo Médio Entre Falhas representa a confiabilidade do equipamento, quanto maior melhor. Um valor baixo pode indicar manutenção inadequada, equipamento de baixa qualidade, instalação inadequada ou o final de vida do equipamento [6]. O MTBF no setor de BioEngenharia do HCU-UFU é dado em dias.

 MTTR (Mean Time To Repair)

Também conhecido como Tempo Médio de Reparo (MTR) representa a manutenabilidade, podendo englobar vários tempos como por exemplo tempo de chegada do técnico ao local para iniciar a manutenção e tempo de chegada de peças [6]:

No setor da BioEngenharia esse dado é calculado pelo somatório da diferença entre a data de fechamento e data de abertura dos PSM´s.

 Disp (Disponibilidade)

Este índice representa o percentual de tempo que o equipamento ficou à disposição da operação para desempenhar suas funções [6].

 Número de PSM

Corresponde ao somatório de todos os Pedidos de Serviço de Manutenção (PSM) para o equipamento analisado. Com o número de PSM´s têm-se o controle de todas manutenções que o aparelho teve desde sua aquisição até a data do cálculo do indicador. A partir desse dado o gestor consegue estimar a qualidade do equipamento, a qualificação da equipe operacional e até mesmo a qualidade das manutenções.

Diante do exposto justifica-se o presente trabalho que realizou o estudo de indicadores de manutenção dos ventiladores pulmonares do Hospital de Clinicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU–UFU), o qual conta com 525 leitos, 10.730 equipamentos eletromédicos cadastrados dos quais 5.740 estão ativos.

Metodologia

A pesquisa teve início com a aquisição de dados dos Ventiladores Pulmonares na base de dados do Sistema de Gerenciamento de Equipamentos (SGE) do setor de BioEngenharia do HCU–UFU. As visitas para o levantamento de dados foram realizadas no período de Outubro de 2013 a Fevereiro de 2014, sendo necessárias cerca de 40 horas para levantamento de todos os dados.

Foram encontrados na base de dados 267 Ventiladores Pulmonares, sendo os mais antigos adquiridos em 1970. Entretanto o estudo foi realizado apenas para equipamentos adquiridos a partir de 2004, pois foi quando o SGE entrou em execução e há relatos de toda vida útil desses equipamentos. Sendo assim, a base de dados utilizada foi de 147 equipamentos, adquiridos desde 2004, portanto o período analisado foi de 10 anos, janeiro de 2004 a fevereiro de 2014. Desses 147 ventiladores pulmonares, 136 encontram-se ativos no hospital e 11 estão inativos. Nesse estudo foram considerados apenas os ventiladores pulmonares ativos para cálculo dos indicadores.

Os indicadores analisados nesse trabalho foram MTBF, MTR, Disp e número de PSM. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com